Saiba como otimizar o Controle de Estoque em empresas distribuidoras!
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Com o estoque sob controle você ganha tempo e espaço! Além disso, tem total controle sobre o giro médio das mercadorias e pode tomar as melhores decisões de compras para a sua empresa distribuidora.
O que é Controle de Estoque
É a administração dos itens que passam pela empresa ajustando e conferindo o fluxo da mercadoria e o registro dos produtos que entram e saem. Trata-se de um processo muito importante para identificar cada produto, organizados por suas características e especificações.
Detalhar os produtos pelos seus atributos, como tamanho, peso, cor, formato, entre outros, permite que o estoque seja mapeado de modo a otimizar o espaço físico destinado ao armazenamento, fator que ajuda muito no momento de identificar e localizar algum dos itens.
Além do detalhamento, o bom controle permite que as mercadorias estejam sempre em ordem e prontas ao uso. Seja em bom estado, data de vencimento correta, aparência, cor e cheiros em conformidade. Evitando futuros problemas com órgãos reguladores, ou até mesmo com o cliente.
Prestar atenção em todos esses detalhes faz com que a sua empresa tenha excelência no controle de qualidade, além de dar mais agilidade no momento de compor o pedido ou na expedição pós-venda.
Qual a importância do controle de estoque para o mercado distribuidor
Tendo em vista que o papel do distribuidor é repassar os produtos que vêm das fábricas para as pequenas e médias empresas, apesar de alguns deles terem a necessidade de montar determinados produtos dentro de suas instalações, quanto mais organizado for o processo, mais ágil e eficiente será.
Eis a importância do bom controle do estoque. Por meio dele, o gestor conseguirá organizar melhor fisicamente as mercadorias, fazendo com que o espaço seja otimizado. Outro benefício é ter conhecimento do fluxo de produtos e antecipar as necessidades dos clientes. Sabendo o número exato de cada tipo de produto em estoque, o gestor pode fazer melhores opções de compras, evitando o risco de ruptura, de adquirir produtos em excesso e acabar com estoque parado pela falta de planejamento de compra.
Ademais, um bom gerenciamento de fluxo também evita a falta de determinado produto em sua distribuidora, impedindo que os clientes busquem outros distribuidores devido à indisponibilidade do produto em estoque.
Outro grande benefício de uma boa gestão de estoque é a facilidade em manter os produtos todos dentro de uma margem segura no que se refere ao prazo de validade, isso o ajudará a evitar a perda de produtos vencidos e as corriqueiras promoções para liquidação de produtos com vencimento próximo.
Quais problemas são evitados por uma boa gestão de estoque
1. Falta de produtos
Esse é um problema enorme que, na maioria dos casos, resulta da falta de organização do fluxo de produtos.
Se um produto falta em sua distribuidora é normalmente porque o gestor não se atentou que este produto estava com estoque baixo, ou vendeu os produtos sem tê-los no estoque.
De uma forma ou outra, indica falta de organização em manter uma quantidade mínima do produto em seu acervo.
Uma forma de evitar esse problema é sabendo exatamente o quanto desse produto é demandado por semana, dessa forma você pode adequar o abastecimento do estoque com base na saída.
2. Perda de produtos
A falta de uma gestão pode afetar diretamente no manuseio e armazenamento incorreto dos produtos, como por exemplo manter produtos muito frágeis ou caros nos paletes superiores, onde sabe-se que o risco de acidentes é maior.
Outro motivo constante de perda de produtos em estoque, principalmente no caso de distribuidoras de perecíveis, é justamente itens que perdem a validade dentro das instalações da empresa. Isso costuma ocorrer mais frequentemente com produtos que não tem uma alta vazão, mas, independentemente disso, produtos vencendo no estoque é um erro decorrente da falta de controle dos itens que estão na empresa.
3. Capital parado
Trata-se de outro problema muito comum quando há no gestor uma carência de conhecimento sobre o fluxo dos itens do estoque.
Como é sabido, o fluxo do estoque é o comparativo do que entra e do que sai da empresa em termos de produtos.
Ter esse conhecimento significa saber exatamente o giro médio de saída de cada produto e, assim, administrar melhor as compras para que não fiquem produtos parados.
Mercadorias paradas são prejudiciais por vários aspectos. Ocupam espaço no estoque, o qual poderia estar sendo empregado para abrigar outro item de maior vazão em que o gestor possa ter conseguido adquirir por um preço melhor, por exemplo.
4. Perda de tempo dos colaboradores
Inegavelmente, a agilidade é o fator chave de uma distribuidora. Quanto maior a rotatividade, maior também a receita. Partindo dessa premissa, qualquer procedimento que colabore com a rapidez na expedição de produtos é muito bem-vindo.
Pensando nisso, o mapeamento do estoque se faz mais que necessário. O mais óbvio, é claro, é manter os produtos com maior saída em locais estratégicos e de fácil acesso no estoque.
Pensando além disso, o melhor é ter uma fonte de informações que te mostre exatamente onde está determinado produto em seu estoque. Isso faz com que os funcionários não tenham que ficar procurando desnorteados os produtos de determinado pedido.
Outra boa coisa é controlar a expedição não apenas no momento da retirada dos produtos, mas também na possibilidade de os produtos já serem separados desde a emissão da nota fiscal. Seria uma boa economia de tempo.
Conheça os cuidados fundamentais para realizar um controle de estoque eficiente
1. Estabeleça a forma de controle
Determine se o seu controle será permanente ou periódico. Cada uma tem uma abordagem diferente, com suas características e especificidades.
Controle Permanente: é saber meticulosamente e em tempo real tudo o que existe dentro do estoque, ou seja, cada vez que visitar o estoque saberá o quanto tem de determinado produto, qual é o custo dele naquele momento, exatamente qual a localização física, qual é a validade dos variados lotes daquele produto, dentre outras informações que ajudarão muito na gestão do negócio.
Controle Periódico: é quando a empresa estabelece que o controle será feito sazonalmente.
Normalmente, para o controle, é feita a visita ao estoque para contabilizar o quanto de cada produto está em estoque e verificação das datas de validade, estado do produto, custo naquele momento, etc.
2. Mantenha a organização das mercadorias
Organizar bem as mercadorias permite que você tenha um melhor desempenho na hora da expedição. Ordene o estoque de acordo com a necessidade de retirada de cada produto, tamanho e vencimento, por exemplo.
Ordem de saída: coloque próximo da porta os produtos que têm uma maior saída. Assim, fica mais rápida a retirada desses produtos.
Tamanho dos produtos: se os produtos que você trabalha são de grande volume, coloque-os em um caminho que seja estratégico, a fim de que os colaboradores tenham mais facilidade em manuseá-los para fora do estoque.
Vencimento: os produtos que estão mais próximos de vencer, devem estar nos locais de mais fácil acesso no estoque. Dessa forma, o funcionário primeiro despachará os itens cujo vencimento é mais próximo, evitando assim a perda de produtos.
3. Faça um planejamento de compras
É preciso fazer um bom planejamento de pedidos para que você não perca produtos pela baixa demanda, ou que tenha que constantemente fazer promoções a fim de fomentar a saída daquela mercadoria.
Por exemplo, comprar muito determinado item que não tem grande vazão fará com que fiquem parados no estoque, o que pode resultar na necessidade de promoções de vendas para impulsionar a saída antes do vencimento.
Da mesma forma, não saber qual a demanda de determinado produto também pode provocar a compra de determinado item em quantidade inferior à necessidade do cliente, forçando-o a procurar um concorrente para ter seu pedido atendido.
Crie estratégias que movimentam o seu estoque de maneira sustentável, sempre pautadas pelo fluxo de produtos, beneficiando o seu negócio.
4. Registre todas as movimentações
O registro de todas as movimentações permite que você identifique as pendências e as necessidades de investimento dentro da sua distribuidora.
Esse controle é essencial para a saúde financeira da distribuidora.
5. Utilize um Software de Gestão
Para que você consiga de modo eficiente concretizar todas as dicas acima com facilidade, agilidade e entendimento de verdade, é necessário ter um Software de Gestão de qualidade.
O ERP E2CORP, da AOKI Inova, é o que você precisa para subir em um novo patamar na gestão de seu negócio. Ele permite que você realize tudo isso e muito mais com muita eficiência.
Dessa forma, você, gestor, contará com a integração de um sistema de gestão de ponta aos seus processos administrativos, tornando-os mais simples e economizando tempo. Automaticamente concretizando a realidade que é ter uma distribuidora bem organizada, eficiente e, o mais importante, de sucesso.
Fazer a diferença diante a concorrência é o que fideliza o cliente. Seja quem faz a diferença por oferecer aos clientes o mais importante dos diferenciais, agilidade.
Com isso, você e seus clientes ganham o único recurso escasso e que não se pode adquirir mais, o tempo.
Além de ter todos os afazeres em dia, você poderá acompanhar tudo na palma de suas mãos, o que te deixa ainda mais próximo das necessidades, mudanças e realidade do seu negócio.
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