, , ,

Veja o que a indústria 5.0 trouxe de novidades e quais os impactos para sua produção!

Palavra-chave:  indústria 5.0, produção

A indústria 5.0 apresenta um novo potencial para as indústrias, unindo o que já era bom ao que veio para inovar. Confira esse artigo e aprofunde-se no que a nova era digital e a tecnologia têm a proporcionar a você.

A indústria 5.0

A indústria 5.0 nada mais é do que um aprimoramento da Indústria 4.0, colocando o fator humano em evidência junto com a tecnologia no ambiente de produção.

Ela surgiu para surgiu para levar ainda mais eficiência aos os processos tecnológicos. As máquinas automatizadas, apesar da capacidade incrível que possuem, não funcionam tão bem sem a intervenção humana.

Dessa forma, observando que a tecnologia precisa do potencial criativo do ser humano, surgiu a Indústria 5.0 para transformar a descentralização tecnológica que a Indústria 4.0 incentiva.

O valor da indústria 5.0 é caracterizado pelo nível de produção inteligente (homem + máquina), ao criar produtos que são tecnológicos e atendem completamente às necessidades dos clientes.

Diferenças entre a indústria 5.0 e 4.0

Quando falamos em Indústria 4.0, pensamos em uma série de mudanças realizadas nos processos industriais através da tecnologia, bem como substituir o ser humano pela automatização de máquinas.

Ou seja, o foco era voltado totalmente para o chão de fábrica e nas possibilidades ultra inovadoras que poderiam ser alcançadas sem a intervenção humana. Consequentemente, um grande risco era apresentado: a substituição total do potencial humano na fabricação.

Já quando falamos de Indústria 5.0, podemos observar que os papéis se mesclam e a ideia de substituição do trabalho humanizado, desaparece.

A ideia agora é que o potencial criativo do ser humano seja misturado com as grandes possibilidades tecnológicas. Dessa forma, a indústria tende a ter muito mais eficiência, gerando mais oportunidades e criando vantagens competitivas para os negócios. Afinal, a ideia do ser humano dominando a tecnologia é muito mais promissora do que máquinas sozinhas sendo simuladas por um software.

Veja algumas das características resultantes desse processo:

  • Produtos Interativos;
  • Hiper-Customização;
  • Foco na experiência do cliente;
  • Supply Chain Responsivo e Distribuído.

Qual é o objetivo da indústria 5.0? 

O objetivo da Indústria 5.0 é elevar a qualidade dos processos industriais mantendo as pessoas como prioridade.

Seguindo essa ideia, pretende-se aumentar a produtividade com o apoio das grandes quantidades de máquinas que são treinadas e monitoradas pelos seres humanos.

Essas máquinas são capazes de produzir em alta escala e com máxima qualidade, alcançando, assim, as expectativas da sociedade e não somente daqueles que participam do processo de produção.

A ideia de colocar as pessoas como prioridade, é que os aspectos como sustentabilidade, inclusão, qualidade de vida, otimização de custos, seja o grande resultado dessa revolução.

Quais são as características da indústria 5.0? 

1. Empoderamento da interconexão

Como já dissemos, o maior valor da indústria 5.0 é o quanto ela contribui com a colaboração entre o homem e a máquina.

É sobre a capacitação dos robôs, como os cobots (robôs colaborativos), para realizarem atividades com excelência e reduzir as chances de massificação dos serviços.

2. O suporte cognitivo

A inteligência humana é muito importante para cada decisão, personalização e customização dos produtos industriais. Isso significa que é a partir da capacidade do ser humano que os robôs, através do suporte cognitivo, terão o auxílio necessário para desempenhar as tarefas industriais, resultando em maior segurança nas tomadas de decisão.

3. União entre o viés da automação e o viés cognitivo

Reconhecemos a quantidade e a velocidade com que os dados são gerados a cada segundo. Porém, é preciso entender que, no mundo dos negócios, se não há uma interpretação humana e bem feita desses dados, a probabilidade de os atributos serem analisados de forma inadequada é muito grande.

Sendo assim, é importante evitar esse risco e perceber que apesar dos avanços da computação, a criatividade e o intelecto humano são elementos imprescindíveis para a continuidade dos processos.

Principais tecnologias envolvidas no processo da indústria 5.0

Embora a inteligência humana seja o principal diferencial na indústria 5.0, esse novo modelo de indústria não exclui o uso da tecnologia, existindo uma série de inovações que vieram complementá-la. Confira quais são as principais tecnologias envolvidas:

  • Biotecnologia;
  • Dark Analytics;
  • Nanotecnologia;
  • Edge Computing;
  • Manufatura aditiva;
  • Robótica avançada;
  • IOT (Internet of Things);
  • IA – Inteligência Artificial;
  • Cobots – Robôs colaborativos.

Benefícios da indústria 5.0 

1. Otimização de custos 

A colaboração entre o homem e a máquina promove a redução e a otimização dos custos de produção.

Os robôs não devem ser vistos como substitutos do trabalho humano, mas sim como facilitadores, atuando na execução de diversas tarefas, principalmente aquelas mais perigosas ou mais repetitivas, aumentando a segurança e a produtividade do trabalho, e consequentemente, reduzindo os gastos.

2. Participação humana

A valorização da participação humana nos processos agrega personalidade à atividade, suprindo as demandas do mercado com mais eficiência.

Dessa forma, as tarefas repetitivas são substituídas por automações inteligentes que agregam valor à marca.

3. Relacionamento com o meio ambiente

A Indústria 5.0 realça o relacionamento do ser humano com o meio ambiente, incentivando práticas mais sustentáveis e que não sejam prejudiciais ao planeta.

Sendo assim, a ideia é fazer com que as organizações como um todo se preocupem diariamente em fazer a diferença e destaquem-se como empresas socialmente responsáveis.

4. Automatização 

A automatização representou inúmeros benefícios para as atividades industriais, principalmente quando se fala de produção.

Os robôs passaram a desempenhar uma série de atividades repetitivas, liberando o trabalhador humano para dedicar o tempo a atividades mais complexas e que exigem mais de sua criatividade e senso crítico.  

Como implementar a indústria 5.0?  

Se você quer modernizar a sua indústria e aplicar as melhores práticas de gestão, você está no lugar certo! Nós, da AOKI Inova, estamos preparados para te ajudar a integrar-se à indústria 5.0 com simplicidade.

Oferecemos a automação na medida certa para a sua atividade, ou seja, você consegue o perfeito equilíbrio entre trabalho manuais, intelectuais e tecnológicos.

Dessa maneira, você, gestor industrial, contará com a integração de um sistema de gestão de ponta aos seus processos, tornando-os mais simples e ágeis.

Experimente já o E2CORP da AOKI INOVA e as melhores ferramentas do mercado. Confira!

Atendemos todas as modalidades de Produção:

✅ Produção sob encomenda (MTO – Make-to-Order)

✅ Produção Seriada ou para Estoque (MTS – Make-to-Stock)

✅ Produção conforme Projeto (ETO – Engineering-to-Order)

E as nossas funcionalidades, são inúmeras.

👉 MRP I e II

👉 Carga Máquina

👉 Gráfico Gantt

👉 Atende Sped e Bloco K

👉 Terceirização de Produção

👉 Custo Standard e Custo Real de itens fabricados

Clique no botão abaixo e solicite AGORA MESMO uma demonstração 100% Gratuita!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário