, , ,

Confira os principais indicadores de produção industrial e como acompanhá-los!

indicadores

Conheça os principais indicadores de produção industrial e saiba como utilizá-los para melhorar seus resultados.

O que são indicadores de produção?

Os indicadores de produção industrial são índices que permitem acompanhar os resultados da indústria, gerando dados fundamentais para a tomada de decisão.

Esses indicadores são também conhecidos como KPIs (Key Performance Indicators), que são indicadores chave para entender quais os pontos fortes e os pontos fracos da indústria, otimizar a rotina de trabalho a partir do entendimento sobre os processos e tomar decisões estratégicas com base em dados relevantes e bem mensurados para permitir que a indústria ajuste seus processos sempre que necessário e mantenha o foco em seus resultados.

Principais indicadores de produção

Existem diversos indicadores que são fundamentais para manter um bom acompanhamento da sua indústria. Esses indicadores permitem entender se as metas da indústria estão sendo alcançadas, se a produtividade está em nível adequado, além de tornar as operações mais eficientes e reduzir custos operacionais.

Cada indústria tem suas especificidades, por isso alguns KPIs podem variar de indústria para indústria. Ainda assim, os principais indicadores gerais de produção industrial são os listados abaixo.

1. Eficácia Geral do Trabalho – OLE

A OLE (Overall Labor Effectiveness), ou eficácia geral do trabalho, é um indicador que avalia a disponibilidade, o desempenho dos colaboradores e a qualidade do que foi produzido.

Assim, por meio dessas variáveis analisa-se o tempo em que os colaboradores ficam no trabalho, a quantidade produzida durante esse tempo de disponibilidade e a qualidade do que foi produzido, gerando um indicador importante para entender se o trabalho é eficaz, se os trabalhadores podem estar sobrecarregados, se estão ociosos, etc.

2. Produtividade Homem / Hora

Esse KPI mensura a produção média de um colaborador por cada hora trabalhada. O cálculo é simples: consiste da divisão do número de peças produzidas pelo número de horas trabalhadas.

Esse resultado pode ser feito para cada colaborador, entre turnos, ou até mesmo entre máquinas para entender a produtividade geral da indústria.

3. On Time In Full – OTIF

Esse indicador faz uma relação entre a entrega completa dos produtos (in full) dentro dos prazos estabelecidos (on time). Trata-se de um indicador fundamental para a boa reputação de sua indústria.

Monitorar as entregas e aperfeiçoar os processos é fundamental para manter-se competitivo em um mercado cada vez mais exigente e concorrido como o setor industrial.  

4. Tempo Médio entre Falhas

Indica a frequência com que os equipamentos da indústria passam por manutenção. Dessa forma, quanto maior for o tempo médio entre falhas, melhor o desempenho da indústria. Sendo assim, para calcular, basta somar o tempo entre as falhas e dividir pelo total de falhas.

Esse é um indicador importante não apenas para optar entre máquinas, mas também para estar preparado para quando uma falha vier a ocorrer e saber contorná-la sem comprometer os resultados.

5. Eficiência Global dos Equipamentos – OEE

O OEE (Overall Equipment Effectiveness) está para as máquinas como o OLE está para os colaboradores. A Eficiência Global dos Equipamentos mede a eficiência das máquinas a partir da qualidade, da produtividade e da disponibilidade dos equipamentos da indústria.

A multiplicação desses fatores revela a eficiência global dos equipamentos.

Como escolher os indicadores ideais para a minha indústria?

Quanto mais indicadores você souber analisar em sua indústria, melhor. Entretanto, tais indicadores devem ser mensurados de forma adequada e é preciso identificar quais são os indicadores indispensáveis para a sua indústria em específico.

Os indicadores de produtividade estão relacionados ao uso de recursos da indústria em relação às entregas feitas. Por isso, são os fatores que você deve ter em mente ao escolher os melhores indicadores para a sua indústria.

Eles devem atender a demanda de entender como os recursos estão sendo utilizados (inclusive recursos humanos) e como eles serão transformados em entregas. Essa relação precisa ser bem mensurada para não incorrer em erros de decisões estratégicas.

Use ferramentas que ajudem na compreensão de como as variáveis estão se relacionando para otimizar o desempenho. O ideal é usar um sistema ERP profissional para que os indicadores sejam corretamente relacionados, mas também é possível fazer isso com uma equipe de profissionais especializados e estando sempre atento aos dados mensurados.

Benefícios proporcionados pelos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho permitem entender em nível micro as forças e os desafios que cada indústria está enfrentando.

A partir da correlação de diferentes fatores, os indicadores de produção industrial permitem ter uma visão ampla da indústria, ou seja, permite a promoção de melhorias e de aprimoramento para utilizar os recursos de forma ótima.

Além de melhorar o desempenho, com indicadores adequados é possível ajustar a estratégia para estar sempre de acordo com as metas da indústria, melhorar a qualidade do produto entregue ao cliente, saber a capacidade dos recursos adotados pela indústria e ter uma clara visão da relação custo-benefício dos recursos industriais.

Como o sistema ERP auxilia no acompanhamento de indicadores?

Manusear todos esses indicadores por conta própria pode ser um grande desafio. Um erro pode resultar em uma decisão equivocada que custe muito caro à indústria.

Além disso, ter profissionais ou diferentes ferramentas para cada um dos indicadores pode ser bem custoso, além de haver dificuldades para que os mecanismos se conversem e forneçam uma visão global da indústria.

Por isso, um ERP profissional é uma excelente escolha para acompanhar os indicadores de produção industrial. Dessa forma, com um sistema ERP como o E2CORP, o gestor tem uma visão ampla e integrada de toda a produção, conseguindo acompanhar os indicadores em tempo real para tomar decisões precisas a partir de dados confiáveis.

Além disso, é possível ter especificações detalhadas da indústria, permitindo o acompanhamento minucioso de diversos indicadores. O sistema ERP também permite que você foque nos principais indicadores de produção importantes para a sua indústria, sem deixar de lado outros indicadores que possam lhe dar opções de melhoria e de melhor desempenho.

É muita praticidade para que sua indústria esteja sempre em seu melhor.

Conheça o E2CORP, a melhor solução para aumentar a performance da sua indústria!

Solicite AGORA uma demonstração 100% Gratuita clicando no botão abaixo.

AOKI INOVA

Há 26 anos contribuindo para o crescimento e sucesso do segmento industrial!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário