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5 Tecnologias que uma distribuidora deve adotar

5 Tecnologias que uma distribuidora deve adotar

Tecnologias que uma distribuidora deve adotar. Acompanhar as inovações tecnológicas é fundamental para manter sua distribuidora competitiva no mercado. Confira aqui dicas para utilizar as tecnologias certas em sua distribuidora

O mercado distribuidor tem crescido exponencialmente. Seja alimentos, medicamentos, ou quaisquer outros produtos, esse mercado tem movimentado cifras bilionárias em faturamento.

Sendo um mercado em crescimento e que movimenta tanto dinheiro, os empresários precisam investir em aprimoramento constante para se manter competitivo no mercado.

Uma boa administração, uma estrutura bem pensada e uma logística articulada são fundamentais para as distribuidoras.

Outro investimento importante para a área é o de tecnologia. O setor precisa estar atualizado para atender às demandas que surgem constantemente.

Por isso, é importante acompanhar as tecnologias que fazem parte desse mercado e se manter à frente dos seus concorrentes. Confira aqui 5 dicas de tecnologias que uma distribuidora deve adotar.

1. Soluções de gerenciamento de pedidos e relacionamento

As distribuidoras podem aderir a soluções de gerenciamento de pedidos, utilizando a tecnologia e os avanços de conceitos de marketing para relacionar marketing e vendas em um plano estratégico moderno e eficaz.

Exemplo disso é a adoção de gerenciamento B2B para inovarem em seu negócio e prospectarem clientes, investindo tempo e dinheiro na cadeia de suprimentos.

As operações podem ser aprimoradas com soluções de cloud computing que tornam os pedidos e o relacionamento muito mais ágil e prático.

Além disso, a estrutura física de uma distribuidora que adote soluções de cloud computing é muito mais simples, barata e fácil de se administrar.

Estratégias comerciais modernas com gestão de dados, prospecção de clientes e novas formas de marketing e vendas são fundamentais na inovação tecnológica e na manutenção da competitividade das empresas.

Assim, o conjunto de soluções de inovações em relacionamento e gerenciamento de pedidos é fundamental para a experiência do cliente e para o crescimento das distribuidoras do Brasil.

2. Gestão Orientada para dados

As tecnologias modernas estão todas baseadas em um grande e intenso fluxo de dados. A gestão de distribuidoras deve estar voltada para essa grande quantidade de dados que a empresa pode coletar, armazenar e processar.

Por exemplo, para fazer uma manutenção preditiva de equipamentos, é preciso fazer uma gestão de dados dos equipamentos. Outra situação importantíssima em que o uso de dados é relevante para as distribuidoras é no marketing.

Com o uso adequado de tecnologias de marketing, os dados coletados pela empresa embasará a tomada de decisões e o processo de relacionamento com o cliente.

Com os dados corretos, pode-se entender quando e onde mexer em equipamentos, quais produtos devem ser eliminados ou impulsionados, quais são as preferências de seu público-alvo e em que etapa do relacionamento cada cliente está, permitindo diferentes formas de relacionamento e de aproximação

Além disso, para gerir esses dados deve-se buscar soluções integradas que permitam que todos os dados sejam vistos pela empresa de duas maneiras.

A primeira delas é uma visão mais sistêmica, em que o sistema integrado escolhido permite que se entenda o funcionamento geral da empresa, dos gastos, das preferências dos clientes, etc.

Ademais, deve ser possível ter uma visão mais aproximada, entendendo-se a partir de dados, detalhes mais profundos da distribuidora e de seus clientes.

3. Automação de processos

A automação de processos de ponta a ponta não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade. É a partir dessa tecnologia que uma série de custos será eliminada, os processos da distribuidora serão automatizados, o tempo de produção reduzido, a produtividade elevada e será possível o escalonamento da produção.

Os esforços de logística tornam-se mais eficientes e dão mais possibilidades para a empresa.

Além disso, o rastreamento e acompanhamento de status dos processos torna-se mais fácil, o que permite que as equipes foquem em inovação e qualidade. De fato, as soluções de Inteligência Artificial e de aprendizagem das máquinas tem se tornado fundamental no mundo da tecnologia.

Nesse ponto, a automação dos processos e a Inteligência Artificial se une à gestão de dados para que, a partir dos dados e de uma lógica pré-determinada, as máquinas façam aquilo que está dentro do espectro programado.

A automação dos processos permitirá, então, o planejamento e os custos operacionais. A automação facilita também a supervisão de processos, a inovação e permite que novas tendências tecnológicas sejam agregadas na empresa para que se mantenham atualizadas.

Para empresas de distribuição, a automação permite gerenciar operações e tomar decisões mais assertivas sobre os diversos setores que envolvem uma distribuidora (transporte, armazenamento, distribuição, etc.)

4. Internet das coisas (IoT)

Essa é uma realidade que pode parecer distante para algumas pessoas, mas que no mundo empresarial já é uma prerrogativa e que requer investimento para que as distribuidoras acompanhem o ritmo de inovação do mercado, com praticidade, agilidade e soluções inovadoras.

Apesar de no nosso imaginário a Internet das Coisas poder estar mais ligada a robôs, por exemplo, no mundo das empresas e das distribuidoras, sobretudo, a IoT está relacionada a sensores e equipamentos que permitam identificar o consumo, monitorar os gastos e entender o funcionamento de máquinas e equipamentos, facilitando o processo decisório, a manutenção dos equipamentos e a predição de ações necessárias

Reconhecimento de voz, impressora 3D, drones, wearables, são tecnologias que envolvem a Internet das Coisas.

Cada vez mais, equipamentos possuem tecnologia para identificar seus gestores, seu consumo, suas necessidades, inclusive de manutenção, e uma série de ações que podem ser tomadas a partir da coleta de determinados dados pelos sensores.

A Internet das coisas é um fator-chave em sua distribuidora e em praticamente qualquer outro negócio.

5. Sistemas ERP

Sistemas ERP são sistemas integrados de gestão empresarial. Eles são fundamentais para que todas as tecnologias adotadas pela empresa funcionem harmonicamente, cumpram sua função e explorem o que há de melhor em cada tecnologia que o constitui.

Os sistemas ERP AOKI de gestão são exemplo disso. Um dos aspectos mais importantes que o sistema ERP como o AOKI é que se permite a escalabilidade e a agilidade da empresa.

Em síntese, os sistemas ERP agrega todas as tecnologias e as fazem trabalhar em conjunto.


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