,

Quais as principais competências do profissional da Indústria 4.0?

Entenda quais os principais pontos a serem trabalhados para se integrar na era da indústria 4.0 como um profissional qualificado

A revolução industrial foi marcada por três frases diferentes, com suas características específicas. E em todas elas os profissionais tiveram que se adequar às novas exigências e competências para desempenhar suas funções com o apoio da tecnologia. E não seria diferente nos dias de hoje com a chegada da indústria 4.0.

Estamos vivendo a quarta revolução industrial, que consiste no uso de tecnologias digitais interconectadas. Chamada de indústria 4.0, muitas empresas hoje já adotaram essa nova tecnologia como uma forte aliada.

Mas o que significa indústria 4.0? Esse termo é usado para falar da combinação de diversas tecnologias, sempre voltadas em transformar e aperfeiçoar os setores industriais.

Essas tecnologias podem ser o uso de robótica e inteligência artificial, o uso de sensores e captura de dados, cloud computing e internet das coisas, entre muitos outros recursos. 

Muitas vezes esses recursos tecnológicos são implantados separadamente, mas, com a gestão correta e a visão certa, elas podem ser integradas com perfeição tanto no mundo físico quanto no virtual.

Antes de tudo, do que se trata a Indústria 4.0?

Quando se trata de indústria 4.0 estamos falando de integração. É um novo modelo de produção, que busca a interação automatizada entre o mundo físico (por exemplo as máquinas) e o mundo digital.

Utilizando-se da Internet das coisas, a indústria 4.0 funciona praticamente sem interferência humana, utilizando de inteligência artificial para analisar os dados, e desse modo poder conduzir o processo produtivo.

Toda essa integração e automatização de produção busca aumentar a eficiência da linha de montagem. 

O que muda no negócio ao aderir a Indústria 4.0?

A indústria 4.0 está dentro do que chamamos de quarta revolução industrial, termo esse que surgiu em 2012 na Alemanha mas só ganhou força no Brasil em 2015.

Dessa forma, essa nova era tem como um dos principais pilares a internet das coisas, que tem como objetivo a conexão de vários objetos além do próprio computador, gerando uma grande interconectividade. 

Devido ao avanço da tecnologia e popularização da inteligência artificial, a internet das coisas permite que todos os tipos de indústria possam aderir a essa nova era da revolução industrial, assim grandes e pequenas empresas podem aproveitar desse avanço.

Entenda como os profissionais foram afetados

E não pense que todo esse avanço afeta apenas a linha de produção, pois sensibiliza de igual modo todos os colaboradores da indústria. Mas também não pense que a tecnologia irá substituir a mão de obra humana, pois pessoas e tecnologia estarão mais integradas do que nunca.

Porém, tais mudanças irão exigir que os funcionários estejam cada vez mais preparados e tenham qualificações melhores.

Sendo assim, para que um profissional consiga trabalhar na indústria 4.0, além de sua formação, os terá que ter habilidade no uso de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, um bom planejamento e organização, familiaridade para a integração de sistemas ERP, entre outros.

Os funcionários humanos ainda são indispensáveis e insubstituíveis, principalmente como geradores de ideias. A mão de obra humanizada e a tecnológica estão mais unidas do que nunca, e aqueles que não se movimentarem para estarem prontos para recebê-la poderá ser passado para trás. 

As principais competências do profissional da Indústria 4.0

Para que a indústria 4.0 funcione, o funcionário tem que evoluir junto. Nesse novo estilo de trabalho, onde a tecnologia está muito mais presente, o colaborador tem que cumprir com determinados requisitos. 

Mas não pense que na indústria 4.0 a presença humana será minimizada, pois é pelo contrário, com essa nova era da industrialização nasce novos cargos e a possibilidade de desenvolver os pontos fortes de cada profissional. 

Tendo isso em mente, separamos as principais características a serem desenvolvidas. Acompanhe: 

1 – FLEXIBILIDADE

Com as mudanças, o funcionário tem que entender que o trabalho não é apenas técnico, mas também existe uma estratégia que exige muita criatividade.

Por isso o funcionário de uma indústria 4.0 precisa ter uma grande flexibilidade para se adaptar a todas as mudanças.

2 – ATUAÇÃO MULTIDISCIPLINAR

Com a automação industrial, é de extrema importância que o funcionário saiba lidar com todos os pontos de tecnologia, além de entender de robótica, segurança da informação e de dados, e muitas vezes até mesmo de empreendedorismo para saber lidar com as estratégias. 

3 – VISÃO ESTRATÉGICA

Provavelmente a principal característica necessária para quem quer trabalhar com a indústria 4.0, é visão estratégica, exigindo que o colaborador tenha um olhar mais amplo sobre todo o processo e negócio.

Alguns funcionários já têm essa visão, outros precisam desenvolver para se adaptar ao novo estilo de produção. 

4 – BOM RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

Mais do que nunca, na indústria 4.0, o relacionamento entre setores e equipes precisa acontecer para que os resultados sejam alcançados, uma vez que, as demandas e produção estão cada vez mais ligadas e dependentes. 

Essa revolução tecnológica nas indústrias não vem como uma vilã, e o profissional não deve ter medo dela, e sim aprender a lidar com toda sua inovação.

Afinal, a integração e automatização chega para facilitar o dia a dia da produção e aumentar o desempenho!

O sistema E2CORP é o suporte ideal para a sua empresa e colaboradores fazerem parte da Indústria 4.0!

É impossível parar o avanço da tecnologia, e não devemos vê-la como uma inimiga, pois pelo contrário, ela surge como uma grande aliada nesse momento.

E para trazer toda essa era digital para sua indústria, você pode contar com o sistema ERP da AOKI. 

Sempre por dentro de todas as novidades do mercado, a AOKI é referência em tecnologia e integração. Automatize seus processos e melhore sua produção com nosso sistema exclusivo. 

Líder no mercado de tecnologia, a AOKI pode trazer o futuro para sua empresa e transformá-la em uma Indústria 4.0. Se interessou e quer saber mais? Basta clicar no botão abaixo e solicitar uma demonstração gratuita!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário