,

Por que toda empresa deveria migrar para um ERP em nuvem?

ERP em nuvem

Primeiramente precisamos entender o que significa um ERP em nuvem ou em CloudComputing, pois o não entendimento pode levar a conclusões equivocadas como podemos ver constantemente em argumentações de algumas empresas.

Vamos esclarecer alguns pontos:

  • Estar em nuvem não significa estar perdido na rede da internet, ou seja, sem controle de armazenamento dos dados. O correto é dizer que fica em um local físico bem definido, em um datacenter com endereço, numa rede de servidores virtualizados e com elevado nível de redundância, o que garante disponibilidade acima de 99%.
  • Estar em nuvem, para muitos, representa insegurança contra roubo de dados ou espionagens. Muito pelo contrário, a computação em nuvem disponibiliza de sistemas de seguranças muito sofisticados e avançados, muito mais do que uma empresa poderia investir localmente. O uso de firewalls de borda evita que haja invasões de hackers, assim como de vírus como “ransonware” que sequestram dados por pagamento de resgate.
  • Estar em nuvem não significa perda do controle ou propriedade dos dados, muito pelo contrário, pelo fato dos datacenters terem a guarda de inúmeras organizações a preocupação com o sigilo e segurança dos dados é um fato preponderante para que estes datacenters tenham sucesso no negócio.

O que significa, de fato, ter um ERP hospedado em nuvem?

Mais foco no core business do próprio negócio

Despreocupação com os recursos e manutenção na área de TI, exceto aqueles que sejam necessários para acessar o sistema, ou seja, internet, impressoras e estações mais leves. Com isso, os gestores ficam todos focados no negócio da empresa e não nos recursos necessários para suportar o negócio.

Despreocupação com backup de dados

A própria nuvem já tem redundância 100% dos recursos computacionais envolvidos, como: link de internet, energia, ar condicionado, cpu, memória, discos de amarzenagem de dados, etc. O backup só se justifica para recuperar dados de um determinado período, dado que o mesmo possa sofrer mudanças com processamentos posteriores, mas não por ocorrências de “crash” de servidores.

Poder de Processamento

Recursos computacionais de ponto, com alto poder de processamento. Dados não ficam em simples discos HDs, mas em grandes storages, muitos deles em discos sólidos ou SSDs de alta performance, coisa que seria uma fortuna ter dentro de uma empresa.

Escalabilidade

Os recursos computacionais podem ser ampliados ou reduzidos dinamicamente no tempo através de uma simples configuração no painel, ou seja, o cliente paga pelo uso, isso permite investimentos on demand mais planejados à longo prazo.

Segurança

Despreocupação com segurança, pois este é um dos pontos principais do negócio “datacenter”, e onde acabam consumindo grandes investimentos. Normalmente são estruturas muito sofisticadas de segurança e redundância computacional que dificilmente seriam implantadas em uma empresa localmente, pois não seria viável.

Disponibilidade

O ERP fica disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana, com índices que chegam a ultrapassar 99% de disponibilidade.

Acessibilidade

Por estar em nuvem, você pode acessar o sistema ERP de qualquer lugar onde tenha internet disponível, neste caso, estamos falando de mobilidade, de trabalhar home office, na praia, em um café, no aeroporto, ou seja, a empresa fica acessível de qualquer lugar.

Mobilidade

A empresa, a rigor, não precisaria mais ter um local físico único para movimentar as informações. Em realidade, a empresa poderia ser móvel inclusive em casos onde haja mudança física da empresa. Quem tem o sistema em nuvem, não tem nenhuma preocupação, pois não depende mais do local físico da empresa.

Leia também sobre as vantagens do sistema ERP para empresas.

Conclusão

Outros inúmeros pontos poderiam ser acrescentados, mas resumidamente, a ida para um ERP em nuvem hoje é algo imprescindível para a dinâmica de qualquer negócio, pois hoje, uma empresa se movimenta através de informações e processos.

Por isso, é muito melhor que isso esteja sendo cuidado por estruturas técnicas dinâmicas e avançadas, ou seja, um grande datacenter com processamento em nuvem.

Até pouco tempo atrás a ida das empresas para nuvem era uma tendência, hoje isso é uma necessidade fundamental para a sobrevivência do negócio, afinal vivemos em uma era totalmente digital, onde a empresa precisa ser ágil, mais disponível e mais dinâmica nas suas decisões.

Leia também:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário