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Indicadores de Gestão. Entenda quais você deve acompanhar em sua distribuidora

Indicadores de Gestão. Entenda quais acompanhar em sua distribuidora

Indicadores de Gestão. Entenda quais acompanhar em sua distribuidora. Para garantir que a distribuidora vai bem, a gestão tem o dever de acompanhar alguns indicadores.

São eles que sugerem como está o rendimento do negócio, se as metas estão sendo alcançadas e como estão as vendas.

A gestão sempre deve ser orientada por indicadores de desempenho, para atingir a alta performance da distribuidora.

Mas em muitos casos, alguns indicadores de produtividade que são indispensáveis de serem acompanhados, são desconhecidos pelos gestores.

Está interessado em conhecer mais sobre indicadores de gestão? Então continue lendo! Nós separamos alguns indicadores, que precisam ser acompanhados de perto e farão total diferença na performance da distribuidora.

Como acompanhar indicadores de gestão?

Os indicadores de gestão são dados produzidos pela própria distribuidora, que precisam ser armazenados e comparados.

Por exemplo: o volume de vendas de janeiro é um indicador, que pode ser comparado ao volume de vendas de fevereiro.

É indispensável reunir o máximo de dados sobre o negócio, de modo que isso contribua para que a gestão tenha todas as informações necessárias, para fazer a empresa funcionar adequadamente.

Quando os dados são acompanhados de perto, é possível verificar como está a performance da distribuidora, onde a empresa comete erros e o que precisa ser melhorado. Agora vamos conhecer alguns dos principais indicadores de distribuidoras?

1. Vendas

As vendas são um dos principais indicadores de produtividade de um período. Esse indicador permite perceber o volume de negócios que foram fechados no período avaliado.

Esse é um indicador que costuma ser avaliado comparando os períodos de acordo com o mês. Analisar esse indicador é importante para avaliar quais são os períodos de baixa nas vendas ao longo do ano.

Visando que, a partir dessa informação seja possível fazer uma melhor gestão de estoque na distribuidora e assim evitar prejuízos.

Analisar produtos que não apresentam boa saída ou que estão com o desempenho inferior ao mês anterior, ajuda a perceber o que pode ser feito para que a empresa tenho um resultado melhor.

2. Margem bruta

A margem bruta está relacionada a rentabilidade do negócio, ou seja, quanto de lucro a empresa ganha com cada venda.

Esse é um dado importante, pois irá demonstrar quais são as mercadorias com margens mais vantajosas. O que pode auxiliar a distribuidora a focar suas estratégias de vendas nesses produtos.

Potencializando os resultados financeiros ao vender mais desses itens, afinal, eles apresentam maior margem de ganhos.

Além disso, conhecer a margem bruta é fator importantíssimo para que a distribuidora possa precificar os produtos. Garantindo assim, uma margem de lucro que mantenha o negócio funcionando de maneira lucrativa.

3. Vendas perdidas

Sua distribuidora avalia o número de vendas perdidas ao longo do mês? Saber o número de cotações que foram enviadas e não resultaram em vendas, é um indicador de produtividade importante.

É indispensável acompanhar esse indicador para rastrear os motivos que podem estar afetando as vendas negativamente. Alguns motivos que dificultam o fechamento de vendas são:

  • Preço dos produtos;
  • Qualidade do atendimento;
  • Demora para dar feedback ao cliente;
  • Condições de pagamento.

Acompanhar esse dado, ajuda a identificar o que pode estar ocasionando perda de vendas. Se foram enviadas 20 cotações no mês e apenas 10 clientes fizeram encomendas, esse é um dado que precisa ser analisado muito de perto.

4. Ticket médio

O ticket médio é o valor que em média, cada cliente gasta nas compras que realiza em sua distribuidora.

Esse é um indicador que deve ser intimamente conhecido, pois ele é usado para planejar as vendas, as ações de marketing e conquistar lucros maiores.

Para descobrir o ticket médio a conta é bem simples, basta dividir o faturamento bruto pelo volume de vendas e você obterá o ticket médio.

5. Rotatividade dos produtos

É muito importante que uma distribuidora saiba a rotatividade de seus produtos. Isso irá auxiliar a perceber quantas vezes o estoque é abastecido ao longo do ano. Além de ser crucial para que a empresa entenda o que necessita, evitando excesso ou falta de bens no estoque.

O excesso ou a falta no estoque são dois problemas graves, que impactam diretamente as finanças e a produtividade da empresa. Para saber a rotatividade do produto, basta calcular o total de vendas sobre o volume médio de estoque.

Dessa maneira, é possível saber qual a rotatividade dos produtos. Suponhamos que ao ano, a distribuidora vende 2100 garrafas de suco, tendo um estoque médio de 300 garrafas.

A rotatividade é 2.100/300, ou seja, são necessários 7 giros de estoque por ano para suprir o volume de vendas atual.

6. Métricas de gestão de estoque

O estoque representa um dos maiores custos de uma distribuidora, por isso, a sua gestão precisa ser extremamente bem executada, visando reduzir os custos e potencializar os resultados.

Para reduzir os custos e ter bons resultados, é interessante contar com apoio da tecnologia, um software de gestão, por exemplo, permitirá acompanhar métricas como:

  • Custo do estoque;
  • Taxa de inventário médio;
  • Custos com transporte dos produtos;
  • Nível de inventário obsoleto;
  • Número de pedidos preenchidos;
  • Número de perdas.

Todos esses dados são extremamente reveladores para otimizar o estoque. Garantindo que a sua distribuidora possa trabalhar com um estoque enxuto, sem que isso prejudique as vendas.

7. Indicadores financeiros

Cuidar da gestão financeira é importante para a saúde da distribuidora, garantindo que seja possível investir para aumentar as vendas. Alguns dos indicadores de finanças que precisam ser acompanhados de perto são:

  • Capital de giro;
  • Número de vendas e receita mensal;
  • Margem de lucro bruta e líquida;
  • Contas a pagar e receber.

Analisar continuamente esses dados é importante, para ter certeza que a distribuidora está tendo lucro ao longo do ano.

A importância do acompanhamento de indicadores

Todos esses indicadores são importantes para que seja possível analisar, como se encontra a performance da distribuidora.

Com base nesses dados, é possível analisar o que deve ser corrigido na distribuidora. A análise comparativa de todos esses dados torna a administração mais fácil.

Possibilitando que os erros sejam rastreados e corrigidos, contribuindo para que a distribuidora não perca clientes por erros que poderiam ser solucionados pela gestão.

A questão dos indicadores de estoque, por exemplo, é crucial ser acompanhada de perto. E por serem muitos indicadores referentes ao estoque, é indispensável ter apoio tecnológico para que todos os dados fornecidos para a gestão estejam corretos.

De maneira que, as decisões tomadas pela gestão da empresa possam ser assertivas. Evitando que erros no controle de estoque, por exemplo, causem encalhe de produtos ou falta de itens que os clientes gostariam de comprar.

Indicadores pautam decisões para o crescimento da empresa

Os indicadores anteriormente apontados, são responsáveis por pautar as decisões da empresa, seja com relação ao seu crescimento ou até mesmo orientar as vendas.

Se a distribuidora não tem uma administração capaz de acompanhar esses indicadores e extrair o melhor a respeito de cada dado, a tendência é que a empresa fique estagnada ou passe por problemas financeiros.

Afinal, o crescimento só é possível com conhecimento a respeito do funcionamento do negócio. Sem o acompanhamento de dados de gestão, é impossível tomar decisões acertadas que levem a distribuidora ao crescimento.

Portanto, se algum desses indicadores não está sendo acompanhado de perto, saiba que seu negócio precisa fazê-lo urgentemente.


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