, , ,

Dicas de gestão remota para a indústria

Dicas de gestão remota para a indústria

Dicas de gestão remota para a indústria. Gestão remota é um novo modelo de gestão aplicável na era da informação, que desde a última transformação digital, vinha se firmando no mercado. Com a chegada da pandemia, essa implementação remota ocorreu ainda mais rapidamente.

Segundo estudo publicado pela revista Exame, 74% dos empregadores pretendem manter o trabalho remoto após a pandemia. Dessa pesquisa, 25% avaliava de maneira totalmente positiva e 59% via mais pontos positivos do que negativos.

Mas como fica a situação da gestão remota para a indústria? Prossiga com a leitura e veja como fazer uma organização remota em sua empresa!

Gestão remota: o que é?

A organização remota chega num momento muito oportuno para a indústria nacional, prometendo mobilidade e flexibilidade aos colaboradores.”

O que é gestão remota? Ela se trata de um modelo de gerenciamento de equipe que permite aos colaboradores trabalharem fora das instalações industriais, seja sazonalmente ou permanentemente.

A gestão remota de equipes permite maior autonomia aos colaboradores e um aumento da produtividade, criatividade e de praticidade. Claro que, para isso, requer uma liderança de equipe do gestor.

Afinal, há desafios na gestão do trabalho remoto:

  • Como supervisionar o colaborador em tempo real?
  • Como tirar a pressão de trabalhar em casa durante uma pandemia?
  • Como fazer a gestão remota de equipes?

Como ter uma organização remota eficiente?

Sua gestão do trabalho remoto deve focar em dois pontos: conexão e colaboração.

  • Conexão pessoal: é importante incentivar conexões entre membros da equipe mesmo fora do ambiente da empresa. Sem isso, o trabalho parece solitário e isolante;
  • Colaboração: outro tipo de conexão, agora profissional. É importante a presença de reuniões produtivas periódicas e sessões formais ou informais para brainstorming.

Tendo isso em mente, confira nossas dicas de gestão remota para a indústria!

Dicas de gestão remota para a indústria

Após melhorar as relações pessoais em sua gestão remota de equipes, é o momento de tornar o trabalho remoto mais produtivo. Confira algumas dicas para aprimorar a sua gestão remota!

Realize o planejamento das atividades

Antes de começar qualquer atividade, deixe sua equipe a par de todas as informações necessárias para execução do trabalho. Inclusive, elabore um cronograma para que seus funcionários possam cumprir os prazos e entregar no tempo combinado.

Assim, você dá ao colaborador todas as informações necessárias para que execute o trabalho bem feito.

Defina bem as tarefas

Além de realizar o planejamento, distribuir informações e elaborar o cronograma, você também deve deixar bem claro quais são as tarefas. Entenda que a pandemia trouxe um novo cenário de trabalho, e que as funções sofrerão adaptações.

Por isso, elabore um briefing completo com o que deve ser feito, além dos prazos já citados. Entregue esse documento de maneira detalhada e com comunicação clara, de forma que o trabalhador não precise toda hora perguntar por algum detalhe.

Saiba quem é sua equipe

Agora com a distância, é ainda mais importante você conhecer cada membro da equipe que gere. Como cada um lida com a sua função no trabalho remoto? Esse é um momento para você promover adaptações e melhorar o exercício da função.

Você deve entender o contexto de cada um e como pode melhorar o trabalho de sua equipe, individualmente e juntos. Se puder, veja se a mudança de cargo pode melhorar o desempenho de um certo funcionário.

Entre em contato com eles regularmente

Manter a equipe unida e motivada é um dos desafios na gestão remota para a indústria, pois requer alinhamento de comunicação e objetivos. Para fazer isso, há duas formas: a profissional e a comemorativa.

  1. Fazendo reuniões periódicas para acompanhamento das atividades. Podem ser reuniões particulares ou em grupo por ferramentas como Google Meet, Zoom, Skype, Google Hangouts, etc.
  2. Promovendo confraternizações, premiações e outras formas de incentivo, de forma que a equipe se sinta benquista. Essa é uma forma de incentivar a equipe a continuar desempenhando seu bom trabalho.

Mantenha uma boa comunicação interna

Sobre o contato com a equipe, é importante abordar o ponto da comunicação interna dela e entre ela e o gestor. Muitos detalhes podem afetar o desempenho da equipe, mas esse pode ser o mais crítico.

Por isso, desenvolva estratégias que melhorem a comunicação interna, como intranet, endomarketing, etc. Da mesma forma, use de ferramentas de comunicação como:

  • Slack;
  • Discord;
  • Telegram;
  • WhatsApp.

Seja disponível

Um detalhe na comunicação interna é o atraso que ocorre nela e em como isso afeta a execução do trabalho. Não basta apenas permitir a comunicação interna da empresa, é necessário ser presente para sua equipe.

Por isso, tente estar disponível para seus colaboradores o máximo que for possível. Caso não consiga, busque criar níveis de urgência e prioridade de assunto. Dessa forma, você sabe quem não pode deixar esperando.

Repense o seu produto

Não é só sua equipe que muda com a pandemia, a forma como você encara seu produto muda também. Pense em como seu produto é relevante ao mundo atualmente, de forma que sua equipe compre a ideia e a divulgue.

Sua equipe deve ter em mãos a resposta para a seguinte pergunta: “Como seu produto pode ser usado nesse novo desafio para a indústria?”.

Reforce a cultura da empresa

Infelizmente, muito da cultura empresarial do seu negócio pode se perder durante o trabalho remoto, principalmente quando promovido por força maior. Os seus valores, sua missão e sua visão, tudo que forma sua identidade pode ficar desgastado.

Por isso, reforce ela quando puder em pequenos rituais, como por exemplo:

  • Falando sobre os recentes avanços da empresa;
  • Informando sobre o desenvolvimento de um novo produto e por aí vai.

Com isso, é possível manter a cultura da empresa em pequenas doses.

Use da nuvem para gerenciar informações

A informação deve ser repassada rapidamente e de maneira integral para toda a empresa, de forma a evitar incongruência de informações. Por isso, a melhor opção é o uso de ferramentas da nuvem, caso do G Suite.

Esse aplicativo funciona no gerenciamento de pessoas e informações de uma maneira muito ágil, reunindo os principais aplicativos da Google:

  • Google Drive;
  • Google Docs;
  • Google Planilhas;
  • Google Agenda e Calendário.

Há outros aplicativos que funcionam na nuvem e que permitem essa comunicação em tempo real das informações.

Use das ferramentas de gestão

É momento para utilizar de todas as tecnologias possíveis que aprimorem o trabalho, desde as mais simples (como as citadas da G Suite) aos complexos. Para começar, há outras ferramentas para trabalho na nuvem, como:

  • Dropbox;
  • Blocos de notas, como o Evernote e o Google Keep.

Também é importante contar com aplicativos para gestão de projetos, que são úteis na organização de etapas em gestão remota para a indústria. Além disso, são seus aliados em dicas dadas aqui, como a definição de prazos e a organização de tarefas.

Esse é o caso do Trello, uma ferramenta para monitoramento de tarefas que usa do método Kanban. Junto dessa funcionalidade, também fornece dados sobre produtividade e pendências.

Utilize do software de gestão

O sistema ERP é um software de gestão para empresas que integra todas as informações e processos num único banco de dados. Com isso, não ficam dispersas, ocorrendo integração entre setores e áreas.

Tal sistema pode ser instalado de forma física em sua fábrica ou então em servidores na nuvem, permitindo benefícios como:

  • Acesso rápido a todas as informações;
  • Ajuste e otimização de todas as áreas da empresa;
  • Melhora da satisfação do cliente;
  • Melhora do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Há inúmeros sistemas ERP pelo mercado que podem atender a sua demanda!

Então é possível a gestão remota?

Obviamente não é o contexto mais agradável para a implementação remota, mas há muitos indícios de que ela veio para ficar. A gestão remota carrega benefícios como:

  • Mobilidade, pois não há necessidade de transporte até a empresa;
  • Alcance maior de funcionários, sendo possível contratar pessoas que moram muito longe da sede;
  • Corte de custos, pois não há mais gasto com ambiente físico, manutenção do espaço, energia, água, etc. Para o funcionário, ficam gastos menores em alimentação, gasolina, etc;
  • Produtividade, um benefício constatado por boa parte das pessoas que praticam o trabalho remoto.

Por isso, uma boa gestão remota pode garantir que o trabalho remoto mantenha a mesma eficiência do feito na empresa, talvez até melhor. Basta aplicar as boas práticas durante o trabalho!

Quer aprender mais? Baixe o nosso ebook Gratuito sobre Os desafios da indústria para 2020 acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/ebook-os-desafios-da-industria-2020

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário