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Dicas para abrir uma distribuidora em 2021.

Dicas para abrir uma distribuidora. As estimativas do setor atacadista e de distribuição nacional, segundo a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), indicam um crescimento de 4,29% no faturamento do setor em 2020. O dado acumulado é preliminar e deve ser confirmado pelo ranking anual da categoria, que será publicado em maio.

De acordo com as informações iniciais, a alta foi provocada pelo aumento da demanda dos pequenos e médios mercados de bairros. A expectativa é que em 2021 o mercado de distribuição supere esse crescimento.

Continue conosco e confira dicas valiosas para abrir uma distribuidora!

Como funciona uma distribuidora?

Uma empresa distribuidora é responsável por comercializar as mercadorias de grandes empresas, atuando como um elo entre a fábrica e o varejo. Por estarem mais próximas do público, são capazes de inserir o produto no mercado de forma mais eficiente.

A distribuidora adquire uma determinada quantidade de itens diretamente das fabricantes, aplica-se uma porcentagem em cima do valor de compra e revendem os produtos para as lojas de varejo ou consumidor final.

O que é gestão de distribuição?

A gestão de distribuição, visa garantir que a mercadoria chegue em perfeitas condições até o consumidor, para isso, é preciso atentar-se quanto a qualidade, eficiência e agilidade dos processos.

Dessa forma, essa gestão é responsável pelos processos de armazenagem, estoque e distribuição dos produtos vendidos.

Como gerir uma distribuidora?

Como toda empresa de sucesso, a empresa de distribuição precisa traçar um plano de negócios, metas, objetivos e alinhar com todos os departamentos.

Dessa maneira, a companhia funciona de modo integrado e todos os envolvidos ficam cientes de sua contribuição para o crescimento da organização.

Plano de negócios

Um bom planejamento deve ser capaz de ilustrar toda a capacidade atual e potencial da empresa distribuidora diante do mercado de atuação.

Todas as questões e processos relevantes, tais como, segmento de atuação, produtos ofertados, direcionamento de público, localização, armazenagem, entrega, faturamento desejado, disponibilidade de recursos e a concorrência, devem integrar o plano de negócios.

Atenção especial para a escolha do local, estude a faixa de renda, hábitos e preferências do público que deseja atingir, a partir dessas informações, escolha uma região próxima a esse consumidor.

Além disso, confira se o espaço físico é adequado para o estoque, carga e descarga dos produtos e antes de fechar o contrato de locação ou aquisição, verifique a exigência de documentações específicas na prefeitura local.

Setor de Compras

O setor de compras é primordial para garantir o pleno funcionamento da empresa distribuidora, sendo responsável também, pela garantia da disponibilidade dos produtos ofertados.

Esse departamento realiza a negociação dos melhores preços de compra para obter margens de lucros mais atrativas.

Para resguardar a empresa, é interessante verificar outras opções de fornecedores na região e tentar estabelecer um contrato de exclusividade para as mercadorias com as quais pretende trabalhar.   

Setor Financeiro

O departamento financeiro realiza o controle de todas as movimentações financeiras, contas a pagar e a receber, pagamento de tributos, pagamento de funcionários, dentre muitas outras atividades.

Também são responsáveis por gerar os relatórios financeiros, que são de grande valia para a tomada de decisão dos gestores.

Gestão de Pessoas

A atração e o desenvolvimento de talentos na empresa devem ser constantes. Lembre-se de que todo negócio é feito por pessoas e para pessoas. Assim, deve-se buscar as que possuem habilidades técnicas compatíveis com a atividade a ser executada, uma vez que, o capital humano de qualidade é essencial para a construção da marca. 

Logística

A logística de uma empresa distribuidora pode ser o diferencial do seu negócio, defina o formato da entrega, se própria ou terceirizada e preze sempre pela qualidade. Além de uma entrega rápida, o produto deve estar com suas propriedades intactas.

Uma dica para esse departamento! O envio de informações sobre o status da entrega é muito valorizado pelo cliente, podendo representar uma vantagem competitiva e destacar-se da concorrência.

Setor Comercial

Ao escolher a equipe de venda para os produtos da distribuidora, uma dúvida comum é: optar por vendedores externos ou representantes comerciais?

O vendedor externo integra o quadro de funcionários da empresa, é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O representante comercial é um profissional autônomo regido por um contrato de representação, no qual devem constar os direitos e deveres do profissional e da empresa.

Como escolher o segmento da distribuidora?

Estudar o mercado é a melhor estratégia para definir o segmento de atuação. Analise a demanda dos produtos no mercado atual e também o histórico de consumo, pense na perenidade e continuidade do negócio.

Existem inúmeras possibilidades de segmentação, distribuição de produtos químicos, equipamentos hospitalares, materiais de construção, dentre outras. E após essa definição, é necessário decidir com quais produtos integrantes desse nicho vai trabalhar. 

Dica de segmento para 2021

Um segmento de destaque no último ano foi o setor alimentício, o fato das pessoas passarem mais tempo em suas casas impulsionou o consumo de alimentos. Adentrando no segmento, os produtos que passaram a ser mais requisitados foram os congelados.

O congelamento é uma forma eficiente de conservar os alimentos e as pessoas que não gostam ou não dispõem de tempo para o preparo da própria refeição recorrem a esses alimentos.

Existe um sistema de gestão específico para empresas distribuidoras?

Sim, as ferramentas de gestão são fundamentais para manter as boas práticas de gestão na empresa. Em um mercado altamente disputado, um software ERP construído especialmente para atender às necessidades da distribuidora, é primordial para controlar os custos e aumentar a competitividade no mercado.

Quais as vantagens em trabalhar com um software de gestão?

O software é desenvolvido para suprir as necessidades específicas de cada setor, dessa forma, é capaz de otimizar, agilizar e simplificar todos os processos da empresa, como gestão de estoque, movimentação de mercadorias, gestão financeira, gestão de relacionamento e muito mais.

Com as atividades bem organizadas é possível buscar novos produtos, alcançar mais clientes, aumentar o volume de vendas, melhorar a produtividade e alcançar resultados mais expressivos.

O grande diferencial da AOKI Inova é o desenvolvimento de software empresarial baseado em tecnologias inovadoras. Dotada de uma estrutura completa de atendimento, seus serviços englobam projeto, desenvolvimento, implementação de sistemas de gestão empresarial, suporte técnico e pós-venda.

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