Customizar o ERP é bom ou é ruim?
A customização de um sistema ERP pode ser muito boa quando a customização produzir resultados mensuráveis para o negócio ou pode ser muito ruim se não produzir nenhum resultado tangível ou ainda quando produzir resultados que não compensam o investimento adicional realizado.
Considerando a forma de gestão de uma empresa tipicamente latina ou brasileira, customizar ou personalizar está no DNA do empresário brasileiro, pois cabe aqui ressaltar que o lado criativo e de alta capacidade de improviso acaba prevalecendo nos gestores, e isso invariavelmente acarreta em processos muito personalizados para o negócio do cliente e também para as necessidades dos gestores.
Processos mais ágeis
Em tese, a customização significa que o ERP tem maior aderência aos processos da empresa, amarrando as regras de negócio com mais especificidades e isso garante processos mais ágeis e mais precisos.
Onde está o problema? O que acontece frequentemente é que estes processos não estão documentados em papel, mas na cabeça dos gestores e isso se torna um problema por 3 razões principais:
- O gestor interpreta estes processos: acrescenta detalhes desnecessários, retira dados ou altera informações que, muitas vezes, são relevantes para o processo.
- O gestor não transmite adequadamente as informações para o consultor que irá implementar o ERP
- Na lista de prioridades globais do projeto nem sempre a customização requerida era a mais importante ou a mais crítica para o negócio, mas sim para o gestor que a solicitou. Aqui aplica-se a velha frase: “quem grita mais chora menos”.
O que podemos afirmar com toda certeza é que toda implantação invoca uma personalização ou customização, seja ela pequena, seja ela grande ou estrutural.
A customização quando bem escolhida e bem especificada tem grandes chance de atingir resultados relevantes para a empresa.
Escolha um ERP flexível
Todo bom ERP precisa ter uma boa capacidade de customização, caso contrário, depois de um tempo ele não conseguirá atender a empresa de forma satisfatória e alguns processos importantes acabarão indo para uma planilha eletrônica, gerando uma ruptura nas informações da empresa.
Leia também onde implantar o sistema ERP?
Se olharmos uma customização como uma oportunidade de melhorar os resultados e estes resultados compensam o investimento, ele sempre se justificará, por mais caro que seja a implementação.
Conclusão
Customizar o sistema ERP é sempre bom e necessário quando ele representa uma oportunidade de ganho e/ou melhoria de processos e estes ganhos compensem o investimento feito.
Consequentemente, é preciso que o ERP escolhido tenha nativamente esta capacidade de customização, caso contrário, estas necessidades não atendidas poderão gerar riscos para o negócio no futuro.
Você também pode se interessar por esses artigos:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!