Impactos da indústria 4.0 na manufatura e na vida dos consumidores

impactos da indústria 4.0

Os impactos da indústria 4.0 estão começando a ganhar forma, uma vez que a Quarta Revolução Industrial representa um novo paradigma tecnológico, onde os sistemas digitais, a internet e a indústria convencional se fundirão, levando a uma transformação das empresas multinacionais.

A indústria 4.0 conquistou o interesse de muitas partes interessadas, entre elas executivos de alto nível, governos e formadores de opinião em todo o mundo. Os gerentes estão interessados ​​na adoção de tecnologias emergentes, pois oferecem a possibilidade de mudar as estratégias de suas empresas. 

Os governos também estão cientes dos impactos da indústria 4.0 porque sabem que, cada vez mais, os cidadãos poderão usar a tecnologia para buscar mais autonomia. O interesse dos formadores de opinião baseia-se no entendimento de como a indústria 4.0 desafiará o poder de governos e instituições levando a transformações importantes.

Automação e indústria 4.0

A quarta revolução industrial é um conjunto de tecnologias emergentes que permitem que hardware e dispositivos se comuniquem autonomamente ao longo das redes de produção, o que leva à criação de fábricas inteligentes, onde sistemas controlados por computador monitoram processos de produção, criam cópias virtuais de produtos, contextos ou processos físicos, e/ou tomam decisões com base em mecanismos de auto-organização. 

Um relatório da BCG Henderson Institute, uma empresa de consultoria internacional revela que a I4.0 inclui várias tecnologias que impulsionam a transformação em direção a uma “Renascença de Fabricação” como:

  • Big Data e Analytics;
  • Robôs autônomos e colaborativos; 
  • Simulação; 
  • Integração de sistemas horizontal e vertical; 
  • Internet das Coisas (IoT); 
  • Segurança cibernética; 
  • Computação em nuvem;
  • Realidade aumentada. 

Embora algumas dessas tecnologias digitais estejam disponíveis há algum tempo, reduções recentes de custos e melhorias na confiabilidade significam que seu desenvolvimento para aplicações industriais se torna comercialmente viável.

Impactos da indústria 4.0 na estratégia e internacionalização

A Pesquisa de Negócios Internacionais aponta que a adoção de tecnologias emergentes pode impactar na configuração internacional da empresa e na estrutura das cadeias globais de valor. 

Com relação às tecnologias específicas que estão sob a égide da atual revolução industrial, Big Data e Analytics (BDA) aumenta a capacidade das empresas de monitorar tendências e oportunidades emergentes em mercados estrangeiros sem a necessidade de assumir compromissos substanciais com recursos, como a expatriação de empresas, gerentes, a aquisição de empresas locais ou a realização de pesquisas de mercado.

Portanto, o Big Data pode desacelerar as expansões internacionais de empresas, porque a necessidade de internacionalizar-se para aprender sobre os mercados estrangeiros pode diminuir.

Impactos da indústria 4.0 na manufatura e nas cadeias de valor global

Primeiro, algumas aplicações do I4.0 visam reduzir custos e aumentar a produtividade através de robôs colaborativos. Em segundo lugar, os impactos da indústria 4.0 referem-se a novos conceitos de manutenção preditiva usados ​​para melhorar a excelência operacional, usando manutenção e diagnóstico remotos para máquinas ou produtos de serviço. 

Em terceiro lugar, existe a possibilidade de aumentar a flexibilidade com a utilização da impressão 3D para produzir pequenos lotes de produtos personalizados. De fato, essa última tecnologia pode remodelar as cadeias de valor globais porque as empresas podem redesenhar seus sistemas de produção e colocar as instalações de impressão próximas aos usuários finais, com uma revolução subsequente da estratégia de distribuição. 

Essa mudança pode mudar as regras do jogo, desafiando as multinacionais e transformando-as em coordenadoras de cadeias de valor globais e trazendo mudanças fundamentais no gerenciamento de cadeias de produção que estão dispersas geograficamente.

A robótica trará as atividades de manufatura de volta às economias avançadas?

Nas últimas décadas, muitos empregos industriais foram transferidos para os países em desenvolvimento para evitar os altos custos trabalhistas da América do Norte, Europa Ocidental e Japão, e esse movimento resultou em uma fragmentação internacional da manufatura. 

No entanto, como os custos de hardware e software dos sistemas robóticos caíram com a melhoria simultânea de seu desempenho, os robôs estão se tornando uma alternativa econômica ao trabalho humano para funções altamente complexas. Além disso, os robôs industriais estão se tornando mais versáteis e capazes de executar tarefas mais complexas e sofisticadas. 

Os sistemas mais avançados também são “inteligentes”, pois fornecem e recebem dados de outras partes da produção com a Internet das Coisas (IoT). O resultado da adoção da robótica em larga escala pode ser um apoio às atividades de manufatura da América Latina, Sudeste Asiático e Europa Oriental às economias desenvolvidas, uma reversão da internacionalização da produção.

O que a indústria 4.0 significa para os consumidores?

● Os dispositivos wearables acabarão por substituir os smartphones e fornecerão graus mais altos de qualidade de dados. 43% dos entrevistados acreditam que os smartphones serão substituídos por wearables, enquanto 40% dos usuários de smartwatch já interagem menos com smartphones hoje. Conforme os wearables ficam mais inteligentes, o smartphone pode se tornar uma tela secundária.

● Os assistentes inteligentes se tornarão parte da vida cotidiana para muitas pessoas. Isso pode causar problemas, com os consumidores se tornando dependentes de um assistente eletrônico para suas compras. Por exemplo, 57% dos atuais usuários de assistentes de voz inteligentes gostariam que uma assistente virtual os ajudasse nas compras diárias. Mas, muitos já usam um assistente de voz que foi desenvolvido por uma empresa de publicidade ou varejista. 

A lista de evoluções dos impactos da indústria 4.0 na vida do consumidor é enorme, mas o que é certo é que os produtores estão se preparando para se certificar de que estão prontos para reagir quando as tendências do consumidor mudarem e acompanharem os avanços tecnológicos da sociedade.

Conclusão

Com relação à nossa compreensão dos impactos da 4ª Revolução Industrial, podemos incorrer nos mesmos erros que cometemos com outras tecnologias disruptivas: uma superestimação do potencial de curto prazo e uma subestimação dos impactos de longo prazo.

O que sabemos com certeza é que a adoção das tecnologias da indústria 4.0 tem o potencial de transformar tanto as estratégias quanto as cadeias de valor globais de empresas multinacionais em todo o mundo. 

Também percebemos que a automação aprimorada continuará a deslocar mão de obra menos qualificada, ao mesmo tempo em que aumentará a demanda por especialistas em software, mecatrônica e analistas de dados.

Fontes: 

When technology meets strategy impacts of industry 4.0

The Impact of Industry 4.0 in your life

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário