COVID-19: Está chegando a hora de buscar o Equilíbrio

covid

Medidas focado somente na saúde, com lockdown horizontal pode salvar mais pessoas do covid-19, mas ignoram que a Saúde também depende da economia, pois sabemos que uma economia forte, gera mais recursos para ter um sistema de saúde mais forte e uma população mais sadia.

O momento requer medidas mais equilibradas, que leve em consideração também o impacto econômico, que se não o fizer, pode produzir um impacto negativo muito maior que o próprio Covid-19, com efeitos que ao contrário do Coronavírus que duram meses, os da economia além de resvalar em todos os setores e classes sociais, tende a durar anos para a sua recuperação.

BRASIL É BRASIL

Diferentemente dos países Europeus, e dos Estados Unidos, que tem uma estrutura financeira mais robusta, o Brasil além de não ter, é um país de muitas discrepâncias sociais, ou seja, de extremos.

Esta chegando o momento que a medida terá que escolher entre minimizar os impactos do Covid-19, ou caminhar para uma tragédia social de grande proporção.

BASEAR MEDIDAS NA CIÊNCIA

Falam em tomar medidas baseados na ciência, está correto, então precisamos considerar que uma solução mais efetiva, não pode considerar somente 1 variável, sendo que existem 2 variáveis que são totalmente interdependentes: Saúde e Economia.

Tomar uma medida, desconsiderando a variável economia, me parece ser uma decisão “manca”, dado que para prover saúde é preciso ter recursos, para ter recursos é preciso produzir riquezas, e para produzir riquezas a economia precisa estar em movimento.

ENTÃO NÃO HÁ SOLUÇÃO?

Será que ao invés de fechar tudo, não seria melhor restringir, aqui vou fazer uma analogia com o rodizio de veículos em SP, que restringiu Dias x Placas, ou seja, talvez a solução de permitir abertura com restrições que reduzam riscos de contaminação, pode ser uma alternativa mais equilibrada. Pode se restringir os Dias, os Horários, os volumes de atendimentos, a forma, ou seja, existem alternativas que precisam ser analisadas, antes de simplesmente falar “FECHA!”.

Porque vejamos, se for para ser rígido, Supermercados e Farmácias também não deveriam abrir. No meu entender, tem que abrir, mas deve-se tomar medidas para restringir a forma e a quantidade de atendimentos no mesmo horário, porque evitaríamos de presenciar Supermercados cheio, ou com comportamentos inadequados de consumidores e/ou de funcionários atendentes ou até mesmo a presença de idosos nestes locais. E estes comportamentos inadequados, é que acabam levando o vírus para dentro de casa.

FIQUEM EM CASA?

Tem muitos que dependem do trabalho para trazer a comida para casa, não tem poupança, não tem salário fixo, não tem dinheiro para pedir iFoods, e muito provavelmente terão muitas dificuldades de até receber os R$ 600,00 que o governo esta prometendo. Quando a fome bater, poderemos ter invasões e saques em supermercados, pois as pessoas vão ficar no limite crítico da compreensão x tolerância.

Afora estas questões, em algum momento alguém vai precisar sair de casa, seja para ir a farmácia, seja para ir ao mercadinho, neste momento a medida foi para espaço, pois se esta pessoa for contaminada nesta saída, certamente, todos na casa o serão. Pois até descobrir que foi contaminado, já repassou para muitos.

MUDAR O HÁBITO, E O COMPORTAMENTO

Eu ainda acredito que a melhor solução seja no cuidado que cada pessoa tem no momento que sai de casa, nos cuidados que toma fora e dentro de casa.

Creio que uma medida que evite aglomerações de pessoas, com controles de fluxos e atividades, somadas a regras rígidas de cuidados e comportamento social, podem ser uma solução que permitirá que saiamos juntos desta crise, e com o menor impacto possível.

EQUILÍBRIO!

No meu entender, está chegando a hora em que o Presidente terá que tomar uma media mais difícil, ou seja, ir para uma medida mais equilibrada, onde possa se preservar a maior parte da população possível, mas alguns não se salvarão.

Neste caso, não existe medida ideal, mas pode existir uma medida Boa. Aqui cabe uma velha frase que cabe bem nesta situação: “O Ótimo é Inimigo do Bom.”

Vamos torcer para que os governantes tomem a melhor medida possível, e que sejam muito rápidos, antes que as medidas sejam tardias.

Saúde, Serenidade e Foco para todos!

Abs.

Osvaldo Aoki

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário