, , , , , ,

Administração Integrada. Evite erros de gestão durante a pandemia

Administração Integrada

Administração Integrada. A pandemia causada pelo covid-19 fez com que todas as empresas precisassem se adaptar a um novo cenário que mudou até mesmo os padrões de consumo das famílias.

Por isso, as indústrias também foram impactadas. Uma vez que as pessoas estão em isolamento social e isso faz com que os hábitos de compras se modifiquem, ocasionando a necessidade de que os produtores se adaptem para não enfrentarem prejuízos financeiros.

Parte do processo da adaptação é ajustar a gestão para evitar erros que podem prejudicar o faturamento. Pensando nisso, separamos alguns erros que são comuns e que devem ser evitados durante a pandemia.

Justamente para facilitar que sua empresa passe por esse momento delicado, e consiga se manter competitiva e lucrativa. Confira agora mesmo!

1. Não planejar os próximos meses

Muitas empresas são geridas sem o planejamento referente aos próximos passos a serem tomados. Esse é um erro que fica ainda pior no cenário de pandemia.

Tendo em vista que por existir uma mudança nas formas de consumo, muitas empresas têm o faturamento negativamente impactado.

Por isso mesmo, o planejamento é o melhor aliado para evitar que a empresa quebre durante a pandemia.

O ideal é que a administração da empresa adote uma postura preventiva nesse momento. Fazendo uma análise sobre o mercado, definindo estratégias para ultrapassar esse momento delicado e inclusive identificando oportunidades.

Afinal, todo período de mudança é realmente difícil por exigir a adaptação, mas quando se tem atenção é possível enxergar variadas possibilidades de crescimento.

Portanto, planejar os próximos passos para que a empresa enfrente esse momento difícil é uma das melhores maneiras de garantir uma gestão que é assertiva.

2. Não adotar a administração integrada

Uma indústria precisa ser administrada por uma equipe integrada. Caso colaboradores não tenham acesso a todas as informações das quais necessitam, isso pode levar a empresa a ter problemas financeiros.

Acontece que, a administração deve ter acesso a todos os dados relevantes de todos os setores. De forma que possa tomar decisões assertivas que levam a empresa para o rumo certo.

Para tal, é interessante que a indústria tenha um sistema que integre os dados e facilite o acesso dessas informações.

Deixar de investir em sistemas que facilitam o trabalho no dia a dia é um outro erro que arruína a administração da empresa.

Afinal, sem os dados corretos para tomar decisões, a tendência natural é que erros sejam cometidos na gestão do negócio. E isso atrapalha fortemente a lucratividade.

Pautar as decisões administrativas somente na experiência de mercado é um erro que pode levar a empresa para a falência.

O ideal é que o negócio seja administrado com base nos dados corretos sobre estoque, vendas, faturamento, folha de pagamento, entre outros aspectos.

Portanto, uma administração integrada é fundamental para que a empresa se mantenha lucrativa independente de qual seja o cenário econômico.

E para tal, é interessante investir em sistemas de ERP. Que facilitam todos os processos e são alimentados diariamente com os dados relevantes para a gestão.

Sendo possível inclusive extrair desses sistemas um relatório preciso que contribui fortemente para a tomada de decisões, como novas compras para reposição de estoque ou prazos para entrega de pedidos.

3. Ser desatento com os dados

Profissionais de gestão precisam estar perfeitamente afiados com relação aos dados da empresa. Saber como vão as vendas, como está o estoque, se é hora de reforçar o estoque ou de renegociar preços são algumas das funções da gestão.

Nesse período de pandemia quem não está atento ao estoque pode ter graves problemas com as vendas. Acontece que muitas empresas aumentaram os preços de seus produtos, gerando um efeito dominó em toda a cadeia.

E se a administração não sabe como está a situação do próprio estoque isso é ruim. Porque a empresa continua comprando dos mesmos fornecedores apenas repetindo pedidos anteriores sem renegociar preços.

Além de ser prejudicial para a margem de lucro da indústria, é ruim para a imagem da empresa perante o cliente final caso ocorram aumentos de preço nesse momento delicado.

Ademais, se a demanda de compras foi diminuída o estoque poderá durar muito mais tempo, evitando que seja necessário realizar uma nova compra.

Caso contrário, os produtos em estoque podem perder a validade e gerar um grande prejuízo. Muito embora essa situação seja hipotética meramente para exemplificar, é comum que em empresas de menor porte que não contam com sistemas de gestão esse erro aconteça.

Seja porque a administração não conhece os dados ou simplesmente porque não ocorre uma análise desses números.

4. Não inovar

Outro erro que pode acarretar em prejuízos é deixar de investir em inovação. Toda empresa precisa procurar por diferenciais competitivos. E para se diferenciar é preciso inovar.

Não investir em inovação é um erro que deixa sua indústria cada vez menos competitiva, até o momento em que se torna vital inovar.

Quando a inovação não faz parte da essência da administração, a tendência é que a empresa perca mercado e até mesmo vá a falência.

Afinal, é preferível comprar sempre dos que lideram o mercado e essas marcas só chegam lá por investirem em inovação constantemente.

Manter-se entre os que se destacam é fundamental e depende diretamente de uma boa administração do negócio.

5. Manter os processos administrativos sem automação

Muitos são os que possuem medo da automação, achando que esse processo causa demissões ou até mesmo que a automação é um investimento caro demais.

No entanto, a automação é parte fundamental para que a empresa cresça. Uma vez que investir em automação diminui drasticamente os erros que são cometidos na manipulação de dados.

É por isso que os sistemas de ERP precisam ser adotados. Eles atuam trazendo inovação e diminuição de erros, o que contribui para a lucratividade da empresa.

Sendo extremamente benéfico para que a sua indústria de pequeno e médio porte se destaque a partir de uma administração integrada, que tem acesso a todos os dados relevantes para tornar a empresa mais lucrativa.

Além disso, com a automação de alguns processos os profissionais passam a ter mais tempo para usarem suas habilidades para o que de fato foram contratados. Que é justamente usar seu conhecimento em prol da empresa.

Evitando a perda de tempo com preenchimentos manuais de planilhas e análises de dados que estão espalhados em diferentes documentos e podem conter erros.

A tecnologia é sempre uma saída inteligente para a administração integrada

Em tempos de pandemia e incertezas, é sempre importante investir em tecnologia para se tornar mais competitivo.

De maneira que a gestão da empresa seja a principal beneficiada ao ter recursos tecnológicos para trabalhar. Otimizando o tempo dos profissionais e liberando horário para que todos possam trabalhar focados em usar suas habilidades para que a empresa cresça.

É por isso que, em tempos de incerteza os melhores investimentos são os que possibilitam uma rotina de gestão facilitada e integrada. Como ocorre quando a indústria adota um ERP e usa o sistema como maneira de impulsionar seu crescimento.

Crescimento este que é totalmente possível mesmo durante a pandemia. Afinal, vários setores apresentaram crescimento em suas vendas, justamente porque usaram a força da tecnologia a seu favor. Migrar para um trabalho cada vez mais digital é uma tendência que não pode mais ser ignorada!  


Nós da Aoki Inova, somos uma empresa de software, e fornecemos soluções tecnológicas para aumentar a performance das indústrias.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas, CLIQUE AQUI!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário