, ,

Coronavírus: Como as Pequenas Empresas podem superar esse desafio?

coronavírus

Prezados Clientes e Parceiros,

Estamos passando por momentos únicos, de níveis de desafios nunca antes enfrentados, mesmo porque ainda não conhecemos a amplitude desta crise que o Coronavírus está causando.

Neste momento nós empresários precisamos exercer a nossa liderança, trazendo tranquilidade mesmo num momento difícil, e tentar manter o foco nas oportunidades que as crises sempre acabam despertando no negócio, é hora de exercer a criatividade, somados a coragem e a determinação em superar os desafios, como sempre o fizemos, onde as palavras desistir e desanimar não existem no nosso dicionário.

Sobre a AOKI Inova

A AOKI colocou praticamente 90% da sua operação em Home Office para proteger os colaboradores, mas de forma alguma iremos parar, mais do que isso, estamos trabalhando para desenvolver soluções que possam ajudar as empresas a transitarem neste novo e desafiador cenário, onde o uso da tecnologia para as atividades técnicas, gestão e comunicação tem sido fatores fundamentais para a grande maioria das empresas.

Nos solidarizamos com as Micros e Pequenas empresas, especialmente as que estão na lista das mais impactadas, e o melhor conselho que posso dar neste momento é que, não desistam, mantenham calma e serenidade. E também estejam muito atentas as medidas que o governo vem tomando para minimizar este impacto nas empresas, como linha crédito, prorrogação de pagamento de impostos, redução de cargas horarias, etc. Pois nesta hora soluções mesmo que paliativas podem salvar o seu negócio.

Filtrem as Informações

Muito cuidado com o sensacionalismo das mídias, pois para elas quanto pior a notícia, mais elas vendem, ou seja, procurem olhar somente para DADOS, ou Fatos baseados em dados reais, pois somente dados consistentes podem te conduzir a decisões mais seguras e eficientes.

Vamos Ajudar os Pequenos mais Impactados

Empresas e empresários que tenham estruturas financeiras mais sólidas, procurem consumir das pequenas empresas que foram mais impactados, pois além de ser um ato nobre de cidadania, poderão ajudar dar mais sustentabilidade a todo sistema econômico do país, pois se o sistema econômico colapsar, todos iremos sofrer juntos.

Viver um Dia de Cada Vez!

As decisões tem ser revisadas diariamente, pois as informações estão muito dinâmicas, com isso temos que estar conectados 24 horas por dia, ouvindo, analisando, e pensando em soluções que possam promover a sustentabilidade do negócio, sem se esquecer da sua Família, principalmente.

Passaremos por isso como sempre passamos, a diferença é que os desafios são muito diferentes, e foge aos nossos controles, ou seja vem de fora. Pense que o seu negócio ainda está no seu controle apesar do Coronavírus, procure estudar formas alternativas de reagir aos eventos externos, e no momento que você começar a focar nisso, tenho certeza que as soluções aparecerão.

Sem Desespero!

O desespero neste momento precipitará a decisões negativas, e acabará levando o negócio para a falência, ou para um nível de dificuldade além do necessário.

Muito cuidado com as notícias baseado em previsões. Lembre-se que previsão não é uma certeza, e quem precisa fazer esta previsão é o dono da empresa, e não um jornalista que usa dados nem sempre fundamentados. Para tanto, cruze dados reais (fatos) de mercado com os dados do seu negócio, observe áreas que estão em atividades, com oportunidades que tem sinergia com o seu negócio. Por exemplo, a área alimentícia ainda esta em atividade, mas para ela se manter em atividade tem toda uma cadeia de produtos e serviços que precisam continuar funcionando, mesmo que de forma diferente.

Para isso mantenha foco, um olho na economia, e outro olho no seu negócio. Tenha serenidade para poder enxergar as oportunidades, pois o desespero leva o empresário a cegueira, e cegueira leva a empresa a falência de forma prematura. Lidere o processo, desafie a crise, e tenha coragem para tomar as decisões necessárias.

Estratégia para o enfrentamento da Crise

Na crise não tente resolver tudo sozinho, envolva os colaboradores e coloquem todos para pensar, pois se a empresa naufragar todos serão impactados. Ideias criativas e focadas podem proporcionar soluções inovadoras, que podem não somente salvar o seu negócio, mas derrepente abrir um leque que nunca tinha sido pensado antes. A crise tem este poder, de forçar as pessoas a saírem do conforto, e isso já é bom.

Fiquem atento, que toda crise geram oportunidades em setores diversos que ainda estão ativos, ou para desenvolvimento de soluções inovadoras que podem alavancar o seu negócio, pois pense, uma solução que ajuda a atenuar ou resolver a crise tem valores muito elevados, e podem despertar demandas muito grandes em curto espaço de tempo. Eu sempre digo, que na hora da crise, quando o mercado para, é a hora que a empresa precisa mais acelerar, sair da zona de conforto, produzir soluções inovadoras, nem que seja pela pressão, mas muitas vezes é nesta hora que são produzidas as melhores soluções.

É hora de Organizar a Casa

Quando a economia desacelera sempre abre oportunidade da empresa organizar a casa, especialmente ter os números mais precisos para poder tomar as decisões que serão necessárias para o enfrentamento da crise, principalmente os número de vendas, olhando para os setores que ainda continuam ativos, e especialmente para os números financeiros no sentido de reduzir custos operacionais, onde normalmente residem os grandes vilões da sustentabilidade de qualquer negócio.

Se você ainda não tem, é hora de ter gestão sobre os números, e de uma forma muito precisa, pois numa crise desta dimensão não há espaço para erro, ou seja, as decisões tem que ser precisas, desta forma, a soma de pequenas decisões acertadas dia a dia, darão a sustentabilidade para empresa percorrer cada dia da crise, por mais difíceis que sejam.

Vamos em Frente!

Parar é sinônimo de desistir, e a única coisa que faz uma empresa de manter viva á manter ela em movimento e seguindo em frente. O que ocorre é que o motor terá que acelerar mais para caminhar um distância bem menor que o normal, por isso acelerar é necessário, para continuar vivo, e ir em frente.

Somos empresários, estamos acostumados a desafios dos mais adversos, precisamos nesta hora liderar o processo, e garantir que a empresa transite por esta crise, olhando para as oportunidades que toda crise propicia, e estar pronto para a retomada.

Caros, o momento é muito difícil, mas precisamos ter coragem, serenidade e foco para poder enxergar as poucas  oportunidades para criação de soluções que podem representar a sobrevivência ou até mesmo o crescimento do seu negócio. Vamos em frente !

Saúde, Coragem, Serenidade e Foco!

Abs.

Osvaldo Aoki
Ceo – AOKI INOVA

Quer mais? Entenda quais são os pilares de uma gestão industrial em alta performance, baixe o nosso ebook gratuito, acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/ebook-os-pilares-da-gestao-industrial-em-alta-performance

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário