A indústria brasileira após o Covid-19: Previsões
Indústria brasileira após o Covid-19. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) o setor representou 9,7% do PIB do país no ano de 2019. Um ano que não foi fácil para a indústria nacional, que apresentava sinais de recuperação em janeiro de 2020.
Sendo este um setor importante para a economia nacional, as indústrias já se deparavam com desafios para seu crescimento, no entanto, o covid-19 apresentou-se como um desafio extra nesse cenário já delicado.
O ano se iniciou com fortes expectativas causadas pelo crescimento das vendas em janeiro comparado ao mês anterior. No entanto, o covid-19 trouxe novos desafios que precisam ser encarados pelo setor para sobreviver e se manter lucrativo.
Aumento da eficiência das indústrias
Por causa do cenário atual causado pelo covid-19, as indústrias já sentem dificuldade de encontrar insumos para a produção, bem como a liquidez foi afetada.
Duas questões que em conjunto, podem até mesmo causar a quebra de algumas indústrias. Por isso, o cenário se estabeleceu de forma desafiadora.
Obrigando os gestores a driblarem essas dificuldades, e aumentarem a eficiência na gestão de recursos disponíveis em estoque.
Utilizar sua força e disponibilizar equipes para negociar com fornecedores e transpor barreiras se tornou uma necessidade. Obrigando os profissionais a redobrar os cuidados com a gestão de estoque e compra de insumos.
O que resulta em indústrias mais eficientes em seus processos. Uma vez que cada etapa passa a ser mais rigorosamente acompanhada para que o negócio continue lucrativo e funcionando durante e após a pandemia.
De certa forma esse aumento no rigor é positiva para as empresas, que passam a atuar de forma mais criteriosa e consequentemente buscam a eficiência máxima. Essa mentalidade deve ser mantida após a pandemia, possibilitando uma gestão mais eficaz nas indústrias nacionais.
A indústria brasileira será vital para a recuperação econômica
Devido a necessidade de comprar insumos e investir em tecnologia, a indústria brasileira movimenta direta e indiretamente muitos setores da economia.
E isso será extremamente importante para a retomada da economia após a pandemia. Contribuindo para a distribuição de renda e empregos.
Quando a indústria nacional está fortalecida, toda a sociedade tende a ser beneficiada, mesmo que não perceba.
Muito embora o período seja delicado e algumas empresas até mesmo possam falir, algumas indústrias que usam a tecnologia a seu favor podem apresentar crescimento no mundo pós pandemia.
O que é muito positivo para a economia nacional e depende diretamente da administração da fábrica durante esse momento delicado. Se a gestão for assertiva, é possível sair da pandemia carregando boas lições que orientarão os próximos passos na gestão do negócio.
A necessidade de automação
A crise causada pelo covid-19 tornou a automação de processos nas indústrias ainda mais necessária. Essa já era uma tendência de mercado que vinha se apresentando ao longo dos últimos anos.
No entanto, com a pandemia os profissionais perceberam que a automação seria a solução mais viável para manter um melhor controle da indústria.
Contribuindo para que nesse período mais delicado, a indústria apresente uma performance que ainda seja satisfatória.
Uma indústria que opera com um bom ERP, por exemplo, tende a ter muito mais facilidade de sair desse momento difícil. Com um sistema de gestão que automatiza funções é possível comparar relatórios precisos e tomar decisões com base neles.
Mesmo que os insumos estejam mais difíceis de encontrar e os produtos não estejam sendo vendidos com a demanda que vinha se apresentando em janeiro, é possível tomar boas decisões.
Principalmente quando a empresa possui um sistema de gestão que é capaz de auxiliar na tomada de decisões estratégicas.
Por isso mesmo, a necessidade de automação se mostrou ainda mais forte durante a pandemia. A tecnologia é uma das principais aliadas para driblar as dificuldades comuns neste momento.
O esperado é que indústrias que investem em tecnologia para suas operações cotidianas, sejam capazes de sair dessa crise sem grandes dificuldades.
Novos modelos de negócios
A pandemia forçou que novos modelos de negociações fossem criados com o objetivo de transpor barreiras.
Quando os insumos não chegam por dificuldades enfrentadas no caminho, todos na cadeia são afetados e apresentam problemas. Por isso, novas parcerias foram fechadas e muitas empresas que atuam no mesmo setor tiveram que dar as mãos para conseguirem resultados.
Esse comércio mais solidário e que obriga que todos colaborem e cooperem entre si, é uma forte tendência de mercado. Algo que será cada vez mais comum no cenário pós pandemia e que contribui para uma sociedade melhor.
Em que empresas se unem em prol de causas e isso gera bons resultados para ambas as partes. Inclusive no aspecto da imagem que a empresa passa para seu público.
Investimentos mais cautelosos
Os especialistas em comércio apontam que o segundo semestre de 2020 virá com a tentativa da retomada comercial após o enfrentamento ao covid-19.
No entanto, o esperado não é um grande pico nas compras. O que faz com que os investimentos precisem ser cautelosos e muito bem estudados.
É inegável que a pandemia causou um aumento na mão de obra ociosa, o que reduz o poder de compra da população.
Por isso, o mais recomendado é que os profissionais façam investimentos assertivos, como a automação de processos na indústria para melhoria do controle e performance.
De forma que isso contribua para que a indústria continue estável e com possibilidade de crescimento nesse período de retomada da economia.
Indústrias com uma boa imagem perante seu público
Outra tendência muito forte para a indústria brasileira é que as pessoas comprem mais de marcas que se engajaram no combate ao covid-19.
Empresas por exemplo que mudaram a sua produção habitual para doar sabonetes em barra para comunidades carentes e produzir gel antisséptico, tendem a ter uma boa imagem perante seu público.
Algo que é extremamente importante para o cenário pós pandemia. Ter construído uma relação com as pessoas durante a crise contribui para que elas lembrem da sua empresa quando voltarem a consumir.
Quando a fábrica é capaz de tomar decisões que são estratégicas sem parecer algo oportunista, a tendência é que isso agrade o público da empresa.
Contribuindo para que se crie uma boa imagem a respeito da marca e com isso, as vendas sejam alavancadas ao longo do tempo.
Por isso mesmo, uma das fortes tendências após o covid-19 é a compra por engajamento. Algo que já vinha crescendo ao redor do país e que se fortaleceu dentro do cenário da pandemia.
Tendo em vista que as pessoas buscam consumir mais produtos de marcas que as representam em seus ideais.
Mudança nos padrões de consumo
A pandemia fez com que todos parassem um pouco, por isso, as pessoas reanalisaram muitas coisas, inclusive os padrões de consumo.
Observar essa mudança é parte importante para que a indústria possa se adaptar e produzir itens que tenham relação com o que o público espera.
O cenário pós pandemia é de muita cautela e incerteza para grande parte das famílias brasileiras. Por isso mesmo, a indústria tende a voltar a vender em ritmo lento, sendo importante aproveitar esse momento para observar seus clientes e atender suas necessidades. Contribuindo para que a sua indústria saia desse momento mais moderna, automatizada e fortalecida por ter entendido seus consumidores.
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