, , , ,

Automação na indústria de alimentos. Entenda as vantagens.

automação de alimentos

Automação na indústria. Todas as áreas da indústria foram afetadas pela possibilidade de automatizar processos. A tecnologia revoluciona a cada dia a indústria de alimentos e quem não se adaptou precisa fazê-lo o quanto antes.

Caso contrário, está se expondo ao risco de ficar obsoleto e perder competitividade no mercado por não investir em novas tecnologias.

A tecnologia empregada nas indústrias contribui para que a gestão seja otimizada. Evitando perda de produtos no estoque e outros tipos de desperdício.

O que torna a empresa muito mais eficaz em reduzir custos de produção para manter uma boa margem de lucro.

Existem muitas vantagens ao automatizar a indústria de alimentos. E se você ainda não está convencido disso, continue lendo para entender esse novo cenário da indústria de alimentos nacional.

O que é a automação na indústria de alimentos?

A automação é fruto de investimentos em novas tecnologias visando otimizar a forma como as coisas são feitas na indústria.

Adquirir um sistema de ERP por exemplo, é uma forma de automatizar etapas da gestão, tendo acesso a relatórios confiáveis emitidos pelo novo sistema.

Existem variados investimentos que podem ser feitos para que a indústria de alimentos no Brasil seja cada vez mais automatizada. Desde a compra de sistemas a investimentos em equipamentos mais atuais e automatizados.

Cada indústria deve analisar as automações possíveis dentro de sua realidade financeira e produtiva. Considerar esses aspectos é fundamental para que o investimento seja assertivo e traga bom retorno para a saúde financeira do negócio.

Mas quais são as principais vantagens de automatizar a indústria de alimentos? Se você ainda não sabe, confira agora!

1.      Aumento na produtividade da indústria de alimentos

O aumento na produtividade é uma das consequências de investir em automação industrial. Ocorre que em menos tempo de trabalho os equipamentos automatizados são capazes de oferecer um retorno maior.

E isso obviamente é positivo quando a indústria tem a capacidade de vender sua produção e expandir sua atuação no mercado.

Ao recorrer à automação é possível manter a indústria com ciclos de produção mais rápidos e muito mais eficientes. Afinal, o equipamento é capaz de executar o mesmo padrão repetidas vezes e com baixo índice de erros.

Desde que a manutenção seja dada corretamente, seus equipamentos são capazes de manter um desempenho contínuo. O que é positivo para que a empresa ofereça aos clientes prazos que realmente é capaz de cumprir.

Possibilitando o aumento das vendas sem apresentar o risco de oferecer prazos aos clientes e acabar não dando conta de produzir tudo a tempo.

2.      Qualidade é positivamente impactada

Quando falamos em produção de larga escala, é preciso ter a capacidade de apresentar a mesma qualidade em cada item produzido.

Ser consistente no padrão de qualidade influencia a forma como sua empresa é vista pelo mercado e pelos clientes finais.

E a automação da indústria impacta positivamente nesse aspecto, uma vez que a automatização elimina o risco de erros humanos.

As máquinas operam dentro de um padrão, por isso, a produção sempre tem o mesmo desempenho preciso. O que entrega aos consumidores de seus produtos o mais alto padrão de qualidade.

Ao automatizar existe um ganho de controle nos procedimentos, evitando que falhas ocorram e lotes inteiros sejam perdidos. Mas é óbvio que para ter tal controle é preciso manter os equipamentos sempre com a manutenção em dia.

3.      Redução de custos no médio e longo prazo

Muitas indústrias não investem em automação porque possuem a visão de que esse investimento é muito elevado.

No entanto, após alguns meses da aquisição esse investimento é recuperado. Uma vez que a empresa aumenta sua produção sem precisar aumentar a contratação de colaboradores.

Além disso, existe um grande ganho de qualidade, evitando que itens produzidos pela indústria sejam desperdiçados por não estarem dentro do padrão.

Evitar o desperdício de tempo e insumos faz com que a automação resulte em economia de médio e longo prazo. O que é positivo para as finanças da indústria de alimentos.

De maneira geral, é preciso combater a ideia de que automação é um custo alto. Na realidade, trata-se de um investimento no bom funcionamento do negócio.

4.      Possibilita o monitoramento remoto

Algo extremamente positivo para quem trabalha em indústrias nas quais o estoque não é feito de forma centralizada é a possibilidade de monitorar remotamente.

Com a automação dos sistemas na indústria, todos os dados são enviados para a nuvem, ficando disponíveis para todas os usuários interessados acessarem.

Isso possibilita uma comunicação muito mais eficaz e rápida. Afinal, todos os gestores acessam as informações necessárias com facilidade.

O que contribui para que os processos possam ser bem acompanhados em tempo real. Possibilitando a otimização na utilização dos insumos e na entrega dos produtos para os clientes da indústria. Isso impacta positivamente na imagem que o cliente tem da empresa. 

5.      É uma vantagem competitiva

Atualmente a indústria de alimentos no Brasil ainda não tem investimentos maciços em automação.

Por isso, quem entende a importância de automatizar e faz um bom planejamento para investir em automação tende a ter uma enorme vantagem competitiva.

Um bom planejamento de automações associado a um plano ousado de vendas e crescimento, faz com que o negócio se estabeleça e expanda com grande rapidez e facilidade.

Por isso, a automação é uma forma de investir na indústria de alimentos para se destacar no mercado. Sempre pensando na automação como um investimento de longo prazo que precisa ser feito.

Quem ainda insiste em processos muito manuais percebe a dificuldade que é crescer no mercado. Afinal, os processos manuais requerem muito mais mão de obra. 

Enquanto a automação é capaz de gerar a expansão do negócio sem precisar aumentar o número de profissionais atuando na indústria.

Além disso, o processo de investimento em automações pode ser progressivo e contínuo. Otimizando diferentes áreas da indústria de alimentos com os equipamentos e sistemas corretos.

De forma que aos poucos a indústria seja inteiramente modificada pela presença mais forte de tecnologia. E isso traga bom retorno financeiro para o negócio no curto e longo prazo. Garantindo uma indústria mais forte e eficaz.

A hora de investir é agora

Se você ainda tem dúvidas com relação ao momento ideal para automatizar processos em sua indústria, saiba que a melhor hora é agora.

A indústria brasileira vinha apresentando boa performance em janeiro, deixando a todos com grandes expectativas para o setor ao longo do ano. Mesmo após a crise causada pelo covid-19, ainda é esperado que o setor apresente bom desempenho.

Afinal, a indústria de alimentos é responsável por abastecer o país. Sendo uma indústria que não parou completamente por causa da pandemia. Apenas teve que repensar a forma de comprar insumos e se adaptar para sobreviver a esse momento difícil.

Investir em automação é importante para que ao longo de 2020 seja possível recuperar a força da indústria nacional de alimentos. Garantindo um investimento que é estratégico por ajudar a reduzir custos e potencializar resultados.

A hora de investir é agora, principalmente quando o assunto são os sistemas de ERP que contribuem para a boa gestão da indústria. Esse é o tipo de investimento que dá retorno rápido e ajuda a gestão a tomar as decisões corretas para o crescimento da empresa.

Quer aprender mais? Baixe o nosso ebook Gratuito sobre Estoque de segurança, acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/lp-estoque-de-seguranca-distribuidora

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário