Vantagens do MRP Para Sua Fábrica Decolar
Entenda as vantagens do MRP e obtenha mais organização da sua produção. No passado, o planejamento de recursos era uma tarefa muito mais complexa que exigia a entrada manual de informações pelos gerentes de projeto.
Para muitas dessas operações de fabricação, esses recursos foram categorizados como funcionários, equipamentos, instalações e materiais. À medida que a tecnologia avançou ao longo dos anos, o MRP tornou-se um processo muito mais simples e estratégico no gerenciamento adequado de recursos.
Esses avanços na tecnologia permitiram aos gerentes de projeto administrar efetivamente os recursos por meio de programação visual e automática da produção. Esteja você usando o Planejamento de Requisitos de Material ou o Planejamento de Recursos de Fabricação (MRP II), ele pode trazer uma quantidade substancial de benefícios para sua operação de fabricação.
O MRP é uma metodologia que existe há quase 30 anos. Esse sistema de gerenciamento de manufatura auxilia os fabricantes no planejamento, programação e controle de estoque. A informatização e a tecnologia de dados na era digital elevaram o MRP a uma ferramenta vital de produção, oferecendo vários benefícios ao fabricante.
Você sabe das vantagens do MRP e MRP II?
- Disponibilidade pontual dos materiais necessários para a produção, evitando atrasos e/ou tempo de espera
- Redução nos níveis de estoques
- Redução dos prazos de entrega, através do aumento da eficiência
- Utilização mais otimizada dos recursos de fabricação
- Geração de dados gerenciais para análise e planejamento otimizado
- Software avançado de planejamento e programação das ordens de produção
- Diminuição do custo de capital de giro devido à diminuição dos níveis de estoque e ao uso otimizado dos recursos de produção.
O software Advanced Planning and Scheduling (APS) tornou-se uma obrigação para as operações de fabricação modernas devido à demanda do cliente por maior mix de produtos e entrega rápida, combinada com pressões de custo decrescentes. O APS pode ser rapidamente integrado ao software ERP / MRP para preencher lacunas onde esses sistemas carecem de flexibilidade e precisão de planejamento e programação.
O Planejamento e Programação Avançada (APS) ajuda os planejadores a economizar tempo, proporcionando mais agilidade na atualização de prioridades, cronogramas de produção e planos de estoque em constante mudança.
- Crie agendas otimizadas, equilibrando a eficiência da produção e o desempenho da entrega
- Maximize a produção de recursos para aumentar a receita
- Sincronize a oferta com a demanda para reduzir estoques
- Forneça maior visibilidade às informações sobre a capacidade produtiva da empresa
- Melhore o cenário de tomada de decisão orientado por dados
A implementação desse processo levará suas operações de fabricação para o próximo nível de eficiência de produção, aproveitando os dados operacionais que você já possui no seu ERP.
8 Vantagens do MRP para a sua empresa
Controle de inventário
O gerenciamento de estoque é crucial para obter a eficiência da fabricação. Os sistemas MRP trabalham com dados do cronograma de produção para determinar o nível exato e o custo do estoque necessário para atender à demanda.
Os sistemas MRP mantêm um nível ótimo de estoque de peças e materiais, reduzindo os custos de transporte de estoque. No processo, isso reduz os custos de estoque dentro de um período de produção.
Planejamento de compras
A racionalização do processo de produção também depende muito de saber o que está disponível, o que comprar e quando comprar. O planejamento de compras requer um sistema inteligente para rastrear as etapas de produção e identificar todas as compras necessárias, enquanto verifica o cronograma de produção e as entregas de material esperadas. Os gerentes de compras configuram os MRPs para contatar os fornecedores automaticamente quando houver necessidade de uma compra.
Planejamento de produção
Os sistemas MRP detectam gargalos na linha de produção causados por escassez ou falta de material. Quando isso acontece, o sistema pode redirecionar a produção ou recomendar um redirecionamento para a produção de um produto diferente, onde os materiais estão disponíveis.
Os MRPs também podem concentrar esforços em um estágio de produção específico, em detrimento de outro estágio deficiente de matérias-primas e peças. Os MRPs ajudam os fabricantes a planejar suas linhas de produção, mesmo quando há restrições de disponibilidade de material.
Programação de trabalho
A programação de trabalho gerencia o tempo de produção ativo, prevendo o rendimento esperado e a aderência à programação de produção. Os MRPs destacam a imagem ampliada do processo de produção usando o estoque disponível. Os gerentes podem usar essas informações para controlar operações, horários, equipamentos e tarefas de trabalho, e até prever com precisão o tempo de trabalho e os custos operacionais.
Gestão de recursos
As matérias-primas são a força vital de qualquer processo de fabricação. Ter controle e informações prontas sobre a disponibilidade das matérias-primas e o rendimento esperado também fornece ao fabricante uma ideia de outros recursos para se engajar no processo.
Eficiência aqui é fundamental. As informações do sistema MRP informam ao fabricante quais equipamentos são necessários, em qual horário e quando será necessário trabalho extra, além de quando contratar ou comprar ativos operacionais.
Gerenciamento e documentação de dados
A fabricação envolve a geração, análise e apresentação de uma enorme quantidade de dados. Os sistemas MRP ajudam os fabricantes a lidar com essas informações. Os MRPs processam e documentam dados de compra, dados de inventário, entregas e dados de fluxo de caixa em recebimentos, faturas, listas, relatórios e outras apresentações facilmente estruturadas.
Compras mais econômicas
O sistema leva em consideração a quantidade e o custo dos materiais necessários – incluindo os custos de remessa, armazenamento e transporte – para que a compra seja economicamente mais viável para satisfazer a demanda. Os sistemas MRP otimizam as compras com alta precisão, poupando as empresas de custos de compras desnecessárias.
Economia de tempo
Os sistemas MRP são totalmente automatizados e requerem pouca intervenção humana. Isso economiza uma grande quantidade de tempo de trabalho usado para fazer inventário, compras e gerenciamento de produção. O nível de precisão nesses sistemas está muito além de qualquer método humano propenso a erros.
Como evitar falhas na implementação de MRP
Como em toda metodologia e software, você precisa da persistência para implementá-la. Primeiro de tudo, você precisa ter certeza, se isso é a coisa certa para sua empresa. O MRP é uma excelente metodologia em geral, mas oferece os benefícios somente quando aplicada em circunstâncias apropriadas. Esteja atento a essas questões para evitar falhas:
- Fábricas que produzem sob encomenda e de modo misto (Encomenda + Estoques) também se beneficiam do MRP, mas apenas na medida em que (a) seus lotes de produção são médios e grandes e (b) o produto não varia muito.
- Quando você é uma empresa de projetos sob encomenda ou um fabricante baseado em projeto, o MRP é uma adição valiosa se (a) seu produto é bastante complexo, (b) com um ciclo de produção mais longo, (c) e seu software CAD / CAM pode gerar e exportar as especificações do produto para o programa MRP.
- Caso contrário, pode ser suficiente usar uma abordagem de senso comum para solicitar e fabricar o que é exatamente necessário e o MRP fornece apenas uma estrutura de como não perder os bits importantes.
- Com o MRP, é necessário manter registros limpos e inserir dados precisos. Com o benefício de obter sugestões sobre o que, quanto e quando comprar ou fabricar para fazer estoque.
- Para que o planejamento da produção esteja correto, é necessário registrar as operações concluídas e as ordens de fabricação assim que a produção for concluída.
A fabricação eficiente requer um planejamento cuidadoso para garantir que você tenha os recursos certos à mão durante todo o processo de produção. Para saber mais sobre MRP e ERP, entre em contato conosco hoje.
Leia também:
Fontes:
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!