Transporte Terrestre. Cuidados que sua distribuidora deve ter antes de contratar.
Transporte Terrestre. Transportar cargas é extremamente importante para uma distribuidora ser capaz de entregar seus produtos e satisfazer clientes.
No entanto, em alguns casos é preciso recorrer à contratação de transporte terrestre, quando a equipe de entrega da distribuidora não está dando conta da demanda.
Possibilitando que o cliente receba os produtos encomendados dentro do prazo acordado. Sendo esta, uma estratégia benéfica para todas as partes envolvidas.
Mas como contratar transporte terrestre de qualidade? É preciso seguir alguns cuidados para identificar a melhor maneira de fazer esse frete.
Possibilitando que os produtos cheguem aos clientes com a qualidade que é o padrão da distribuidora. Para tal, é preciso adotar alguns cuidados antes de fechar a contratação de transporte terrestre.
Visando te ajudar, separamos algumas dicas importantes de quais cuidados tomar antes de contratar transporte terrestre para sua distribuidora, confira!
1. Faça uma cotação ampla
A etapa da cotação é fundamental para que você encontre um transporte terrestre com boa relação custo benefício.
Antes de contratar frete diretamente de determinado transportador por hábito ou conveniência é fundamental fazer uma boa pesquisa de mercado. De modo que seja possível separar algumas opções de transportadoras para fazer a cotação do serviço.
Você pode inclusive utilizar plataformas de frete online, para que possa calcular uma média de valor justo pelo trabalho. Contribuindo para que seja possível contratar um frete confiável e com preço acessível.
2. Avalie o serviço que será prestado
É normal querer reduzir o custo ao máximo, no entanto, é fundamental que antes de contratar uma transportadora você avalie o serviço.
Para tal, comece fazendo uma pesquisa da reputação dessa empresa na internet. Verificando se os clientes da transportadora estão satisfeitos.
Passada essa etapa, observe que tipo de ferramenta tecnológica a transportadora agrega ao serviço.
Uma transportadora que usa, por exemplo, o rastreamento dos veículos e mercadorias via satélite otimiza o monitoramento de carga.
É óbvio que essa empresa cobrará mais que um concorrente que não emprega as mesmas tecnologias no transporte.
Isso permite que a transportadora tenha total controle sobre o histórico da entrega o que dá ao seu cliente maior segurança. Afinal, a carga é monitorada e acompanhada em tempo real.
Essa troca de informações é importante para a distribuidora e para o cliente da distribuidora que acompanha sua entrega em tempo real. Tornando o relacionamento com o cliente muito mais confiável e saudável.
3. Entenda sobre a sua carga
Cada tipo de carga tem tributos específicos que incidem sobre o transporte. Por isso, é importante que a distribuidora tenha conhecimento sobre o tipo de carga que precisa habitualmente transportar.
De forma que esse conhecimento contribua até mesmo para que seja possível observar se é mais interessante contratar transportadora ou manter a própria frota.
As distribuidoras que não apresentam um grande volume de carga a ser transportada podem contratar o transporte de carga fracionada.
Modelo de negócio que barateia demasiadamente o processo de transporte. Uma vez que o caminhão irá entregar produtos de diversas empresas em um único frete.
Por isso, o valor do transporte tende a ser muito mais baixo para todas as empresas que partilham aquele frete.
4. Confira os processos de segurança com a carga
É importante contratar parceiros que transportem a carga com total segurança. Nesse caso, como gestor da distribuidora que está escolhendo uma empresa de transporte é importante se atentar aos processos logísticos da transportadora.
Identificando por exemplo, como a empresa lida com carregamento, armazenagem, transporte e entrega da carga. Boas práticas nessas etapas são fundamentais para que a carga esteja protegida no transporte e não ocorra qualquer tipo de prejuízo para a distribuidora.
Para além disso, a contratação de um seguro de cargas é fundamental para proteger as duas partes envolvidas. Afinal, infelizmente o Brasil é um dos principais países quando o assunto é roubo de cargas.
O que faz com que todos os envolvidos nesses processos de transporte precisem se resguardar ao máximo.
5. Observe as condições da frota
Parte do processo de fazer um transporte seguro depende também de uma frota em boas condições de manutenção.
Por isso, a indústria que está contratando o frete de cargas deve se preocupar com esse aspecto. Afinal, um caminhão carregado que sofreu um acidente pode ser saqueado.
E essa é uma realidade que oferece diversos tipos de prejuízos para a distribuidora, não só financeiros como também da imagem. Tendo em vista que a carga não chegará ao cliente final dentro do prazo esperado.
De maneira geral, é importante que a frota seja analisada e sua manutenção seja cobrada por parte da distribuidora.
Além disso, é importante contratar um parceiro que respeite os limites de peso dos veículos. Bem como é fundamental que a transportadora embale adequadamente a carga para ser transportada.
6. Observe as questões fiscais
Uma empresa séria de transportes irá tratar as questões burocráticas e fiscais do transporte de cargas com total profissionalismo.
Levar esse tipo de questão a sério é fundamental para dar segurança ao transporte e evitar a apreensão de cargas durante fiscalizações.
O que gera multas e burocracia para a liberação da carga. Mesmo sendo um serviço contratado, a distribuidora é tão responsável pela carga quanto a transportadora.
Por isso, na hora de contratar um parceiro é preciso identificar se essa empresa tem a mesma visão e responsabilidade que sua distribuidora.
Se atentando à forma como a empresa lida com as burocracias de transporte de cargas, que são muitas. Caso a transportadora não leve isso com a seriedade necessária, o problema futuro pode ser considerável.
7. Tenha um contrato minucioso
O contrato entre distribuidora e transportadora deve deixar claro quais são as responsabilidades e as limitações das partes envolvidas.
Deixando igualmente claro quais são as penalidades a serem aplicadas caso um dos parceiros deixe de cumprir o que foi acordado.
O contrato deve ser negociado por ambas as partes de modo que ambas as partes estejam protegidas em caso de descumprimento.
Fazendo valer o contrato e suas penalidades caso a transportadora falhe na entrega de seu serviço. Afinal, isso mancha a reputação da distribuidora junto a seus clientes.
Se o contrato a ser assinado está dentro de um padrão comum, sendo um contrato que serve para todos os transportes da empresa, tenha cuidado!
O ideal é redigir um contrato com os acordos feitos verbalmente de modo que ambas as partes estejam protegidas por esse documento.
É melhor contratar transporte ou ter frota própria?
A resposta sempre será: depende. O ideal é que a distribuidora tenha o cuidado de calcular seus custos e avaliar como está o orçamento para transporte.
Quando a empresa contrata uma transportadora, não precisa se preocupar com o custo de manutenção da frota. Bem como evita o trabalho de contratar um motorista profissional e os custos dessa contratação também são evitados.
Por isso mesmo, o ideal é que tudo isso seja avaliado e a distribuidora tenha sempre o máximo de cuidado antes de fechar parcerias.
Entendendo que o transporte de carga é algo muito sério e repleto de implicações. O que faz com que essa contratação tenha que ser analisada sob diferentes ângulos para evitar arrependimentos.
Com essas 7 dicas de cuidados em ação a sua distribuidora poderá contratar com mais eficiência a empresa ideal para os transportes terrestres.
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