Sistema ERP para Indústria de Embalagens Plásticas
Transforme sua Indústria
Comece Agora!
A fabricação de embalagens envolve processos produtivos de alta precisão, ou seja, equipamentos de altíssima precisão e processos bastante automatizados, normalmente fabricados em lotes.
Normalmente se utilizam equipamentos injetores, estamparias, extrusão, corte e solda. Existem perdas que já são previstas para cada processo produtivo, cujos custos devem estar previstos na formulação do produto acabado. Isso ajuda no dimensionamento dos materiais a serem alocados e dos custos associados no processo produtivo.
Nós ajudamos as empresas a otimizar todas as etapas do processo, desde a gestão dos pedidos, a programação da produção, a gestão dos processos produtivos até a logística e armazenamento. Podemos fornecer insights operacionais para ajudá-lo a fazer o que você faz de melhor, muito melhor e mais otimizado!
A indústria de embalagens de pequeno/médio porte se caracteriza por atender desde o cliente pequeno que requer uma logística nem tão simples, até os grandes varejistas com elevados níveis de exigências, por exemplo, o fornecimento de PET para a “Coca Cola”, que tem alto volume e exigência de qualidade elevada.
A gestão de pedidos e a programação de entregas normalmente faz com que a grande maioria trabalhe com estoques mínimos, para garantir a demanda e a variação de pedidos.
Os fabricantes de embalagens estão normalmente inseridos dentro de uma cadeia produtiva, onde normalmente o foco são as grandes indústrias de alimentos, que demandam um volume elevado de embalagens.
Estas embalagens são personalizadas para os produtos de cada cliente e, por isso, antes de entrar em produção passam por uma validação e aprovação do cliente.
Desta forma, a produção é praticamente toda programada, com base em um contrato de fornecimento, que pressupõe um determinado volume de entrega escalonado mensalmente. De qualquer forma pode ocorrer variações na demanda programada, em função de demandas que o cliente tem do mercado que ele atua.
Grandes clientes impõe prazos de pagamentos alongados, gerando um certo desequilíbrio no fluxo de caixa, o qual exige um controle afinado, muitas vezes tendo que contar com capital de giro de bancos.
O Sistema ERP precisa ter uma Gestão de Pedidos (Programação) bastante eficiente, integrada ao módulo de produção MRP, a partir do qual é feito toda gestão da produção. Os faturamentos são realizados na medida em que as entregas programadas são liberadas pela logística.
E2Corp ERP propicia uma gestão eficiente do MRP, assim como uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, um CRM integrado para gerir relacionamentos, e um BI para ajudar no planejamento comercial e lançamento de novos produtos.
Apesar de se trabalhar com pedidos, dependendo do contrato de fornecimento, estas empresas procuram manter um estoque mínimo para atender a uma demanda projetada de fornecimento.
Basicamente é produção sob encomenda, atrelada a contratos anuais de fornecimento, pois por se tratar de embalagens, são produtos personalizados para cada cliente, pois além da embalagem pode conter o rótulo que será colado ou estampado na embalagem.
Trabalhar com estoque antecipado ao mesmo tempo que é um conforto para garantir as entregas, pode gerar impactos financeiros negativos, consumindo o capital de giro da empresa. Por conta disso, este estoque precisa ser administrado de forma precisa.
Considerar prazos de entregas de matérias-primas, prazos de fabricação (leadtime), e prazos de entregas são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem fabricadas, ou melhor, os itens que farão parte do Plano Mestre de Produção.
A gestão do estoque de matérias-primas é igualmente importante, neste caso, o E2Corp trata com precisão Lotes de Mínimos e Padrão de compras, conversões de unidades, rastreabilidade, controle de vencimento por Lotes, que atenda a necessidade de produção.
O Sistema de Gestão de Materiais e Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: rastreabilidade físico e contábil dos materiais, gestão de locais ou armazéns, endereçamento, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e o histórico gerado pelas movimentações.
A fabricação de embalagens passa por um controle rígido de matérias-primas, com rastreabilidade por lotes e uma estrutura de produtos baseada em formulação precisa.
Controlar a qualidade dos lotes de matérias-primas é tão importante quanto controlar a qualidade dos produtos acabados, pois os reflexos são diretos no resultado final do negócio.
A taxa de perda de matérias-primas devem ser consideradas nos cálculos de MRP, assim como no apontamento da produção, gerando impactos no custo do produto.
Normalmente estas taxas de perdas já tem que estar previstas na definição da estrutura de engenharia de produto, de forma que no cálculo o ERP já provisione uma quantidade adicional de matéria-prima para garantir a produção final.
Dependendo do tipo de material, como “plásticos”, por exemplo, as sobras do processo podem ser reciclados, reduzindo as perdas, ou melhor, aproveitando as perdas para outros produtos de baixa exigência.
O E2Corp vem com duas modalidades de definição de produtos acabados, a tradicional para itens discretos, que é uma estrutura multinível e a modalidade para indústrias de processo onde ao invés da estrutura de engenharia temos a formulação para uma determinada quantidade de produto acabado (batelada), que representa 100% da formulação.
O E2Corp ERP vem com uma gestão completa do setor de produção MRP, com recursos baseados no conceito MRP I (Gestão de Materiais) e MRP II (Gestão de Recursos Produtivos), que se integra com Controle de Qualidade e apuração de custo real de produção, fazendo os rateios dos custos gerais indiretos incididos neste departamento.
Desenhamos um conjunto de funcionalidades verticalizadas e essenciais para a indústria de embalagens, que vai desde a forma de compor a engenharia do produto, as conversões de unidades, controle de qualidade para itens em quarentena, emissão de laudos, controle de rastreabilidade por lotes, endereçamentos de estoque por lotes, cálculo do plano de produção considerando estoques mínimos e demandas projetadas, integração com força de vendas (Aplicação Mobile).
Inclui também recursos avançados como apontamento de recursos e operações, Carga Máquina, sequenciamento de ordens nos recursos disponíveis (schedulling) e custo real de produção. Atende indústrias discretas ou de processos, sob encomenda (MTO – Make-to-Order), seriada (MTS – Make-to-Stock) ou de projetos (ETO – Engineering-to-Order).
O Controle de Qualidade começa pela matéria-prima, pois as matérias-primas formam a base de qualidade do produto acabado. Quando chegam, as matérias-primas vão para quarentena, onde são feitas análises antes da aprovação dos lotes, iniciando o controle de rastreabilidade do produto acabado.
Mais do que simplesmente produzir a empresa precisa garantir que os itens produzidos estejam em conformidade com a especificação técnica do produto fabricado, o qual é medido através de análises.
O Controle de Qualidade do E2Corp está associado às matérias-primas e produtos acabados, onde são definidos diversos tipos de análises como: visual, sensorial, fisico-química, etc. Para cada análise são definidas as tolerâncias, que são aferidas no apontamento, podendo ter aprovação automática, aprovação com restrição ou rejeição.
Ao final o E2Corp poderá emitir, se for o caso, um Laudo de Análise ou Certificado de Análise que pode acompanhar o produto juntamente com a Nota Fiscal impressa, como documento que garante a conformidade do produto dentro de parâmetros de análise pré-definidos.
A logística materiais de uma indústria de embalagens é composta de duas dimensões principais: a interna (movimentação de matérias-primas e itens fabricados), e a externa (procesos de cargas e entregas).
As embalagens, após produzidas, são produtos que demandam espaço de armazenagem. Até por este motivo não é indicado manter muito estoque, não somente pelo espaço ocupado, mas também pelo custo de armazenagem.
Internamente, muitas vezes, são feitos endereçamentos nos depósitos para garantir um controle mais eficiente dos Lotes de Embalagens fabricadas e/ou para facilitar os movimentos destes itens dentro do chão de fábrica, almoxarifados e expedição.
Em processos mais complexos ou de maior volume é comum utilizar sistemas especialziados, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que faz o acompanhamento do processo de entrega, podendo incluir rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime. No caso, o E2Corp não inclui estes módulos nativamente, mas pode ser integrado a ele.
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
Analisar as informações do negócio permite a definição de estratégias e ações mais precisas que podem fazer toda a diferença no negócio.