Sistema ERP para Indústria de Alimentos
TORNE SEU GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE ALIMENTOS MAIS EFICIENTE!
Tenha visibilidade e controle em toda a sua operação
Fabricar produtos alimentícios com qualidade exige um processo muito bem definido, atrelado a um controle eficiente, por isso, uma indústria de sucesso deve buscar a excelência na gestão de seus processos produtivos.
Nós ajudamos você a controlar e otimizar todas as etapas da fabricação, desde a gestão dos pedidos, a programação da produção, a gestão completa dos processos produtivos, até a logística e armazenamento. Podemos fornecer insights operacionais para ajudá-lo a fazer o que você faz de melhor, ainda melhor.
Gestão de Clientes e Vendas
A indústria Alimentícia se caracteriza por atender desde o cliente pequeno que requer uma logística bastante flexível e estruturada, até os grandes varejistas com elevados níveis de exigências na qualidade, nos prazos, e nos custos.
A gestão de pedidos e a programação de entregas nem sempre previsíveis faz com que a indústria trabalhe com estoques mínimos (pulmão), para garantir a demanda de pedidos nos prazos esperados pelos clientes. De outro lado, é preciso controle nos estoques para não imobilizar muito capital de giro em estoques.
Grandes varejistas impõe prazos de pagamentos alongados, gerando um certo desequilíbrio no fluxo de caixa, o qual exige um controle financeiro muito preciso e afinado, o que evitará custos financeiros indesejáveis.
O processo de distribuição exige também um controle bastante rígido, pois o descontrole neste processo leva a custos bastante elevados, que inviabilizam determinadas rotas de entregas, exigindo um planejamento comercial bastante afinado com os processos de expansão.
Gestão de Pedidos, gestão de Estoques de produtos acabados e matérias primas, emissão de Nota Fiscal Eletrônica, carregamento dos transportes, rotas de entrega, tudo isso deve fazer parte das funcionalidades do sistema ERP.
Além de todos estes recursos, o Sistema E2Corp ERP propicia uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, integração com sistema de Força de Vendas, um CRM integrado para gerir relacionamentos e um BI para ajudar no planejamento comercial e lançamento de novos produtos.
Controle de Estoque e Compras
Apesar de trabalhar com pedidos, se faz necessário a manutenção um estoque mínimo dos produtos de maior giro para atender as variações de demanda de vendas, exigindo do Sistema ERP um controle muito rígido dos estoques destes ítens.
Trabalhar com estoque mínimo, ao mesmo tempo que é um conforto para o Comercial, traz impactos financeiros, pois imobiliza capital de giro, além do risco de produtos vencerem na prateleira.
O controle de vencimento é fundamental para matérias primas, isso é feito através do controle de Lotes de Rastreabilidade, essencial na Indústria de Alimentos, isso evita perdas por vencimentos.
Considerar prazos de entregas de matérias-primas, prazos de fabricação (leadtime) e prazos de entregas, são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem fabricadas, ou melhor, os itens que farão parte do Plano Mestre de Produção.
A gestão do estoque de matérias-primas é igualmente importante, neste caso, o E2Corp trata com precisão Lotes de Mínimos e Padrão de compras, conversões de unidades, rastreabilidade, controle de vencimento por lotes. Tudo isso para manter um estoque mínimo e que atenda a necessidade de produção.
O Sistema de Gestão de Materiais e Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: rastreabilidade físico e contábil dos materiais, gestão de locais ou armazéns, endereçamento, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e todo o histórico gerado pelas movimentações.
Controle de Produção
Um bom controle de fabricação inicia por uma formulação precisa dos produtos acabados e semi acabados, já considerando as perdas previstas no processo produtivo.
Também é fundamental um controle rígido de matérias-primas, com rastreabilidade por lotes, estabelecimento de lotes de fabricação e lotes de movimentação interna. Um bom controle evita paradas na linha de produção por falta de matéria prima.
Controlar a qualidade dos lotes de máterias-primas é tão importante quanto controlar a qualidade dos produtos acabados, pois os reflexos são diretos no resultado final do negócio. Em muitos casos, as matérias primas passam por análise laboratorial antes de estar disponíveis para produção, ficando num estágio chamado de “quarentena”.
Os apontamentos devem permitir também os apontamentos de perdas de matérias primas, e em alguns casos, integração com sistemas produtivos automatizados que geram dados para apontamentos eletrônicos, sem interferência humana, como CLPs ou até mesmo integração com MES (Manufacturing Execution System), sistema de controle de chão de fábrica.
O E2Corp ERP vem com uma gestão completa do setor de produção MRP, com recursos baseados no conceito MRP I (Gestão de Materiais), e MRP II (Gestão de Recursos Produtivos), que se integra com Controle de Qualidade e apuração de custo real de produção, fazendo os rateios dos custos gerais indiretos incididos neste departamento.
Desenhamos um conjunto de funcionalidades verticalizadas e essenciais para a indústria alimentícia, que abrange:
- Formulação de produtos acabados e Semi Acabados
- Tratamento de perdas no processo e no apontamento
- Conversões de unidades (Peso para volume, e vice versa)
- Controle de qualidade para itens em quarentena
- Emissão de laudos
- Controle de rastreabilidade e vencimento por lotes
- Endereçamentos de estoque por lotes
- Cálculo do Plano de Produção
- Integração com força de vendas (Aplicação Mobile)
- Possibilidade de integração com MES e Sistemas de Automação
Inclui também recursos avançados como apontamento de recursos e operações, Carga Máquina, sequenciamento de Ordens nos recursos disponíveis (Schedulling) e custo real de produção.
Atende indústrias discretas ou de processos, Sob encomenda (MTO – Make-to-Order), ou seriada (MTS – Make-to-Stock), ou de projetos (ETO – Engineering-to-Order).
Controle de Qualidade
O Controle de qualidade na indústria alimentícia começa pela matéria-prima e de uma forma mais rigorosa, pois as matéria-primas formam as bases de qualidade do produto acabado.
Quando chegam, as matérias-primas vão para a quarentena, onde são feitas análises antes da aprovação dos lotes, começando com o controle de rastreabilidade do produto acabado.
Mais do que simplesmente produzir, a empresa precisa garantir que os itens produzidos estejam em conformidade com a especificação técnica do produto fabricado, o qual é medido através de análises.
O Controle de Qualidade do E2Corp está associado às matérias-primas e produtos acabados, onde são definidos diversos tipos de análises como visual, sensorial, fisico-química, dimensional, peso, etc. Para cada análise são definidas tolerâncias, que são aferidas no apontamento, podendo ter aprovação automática, aprovação com restrição ou rejeição.
Ao final o E2Corp pode emitir um Laudo de Análise ou Certificado de Análise que pode acompanhar o produto juntamente com a Nota Fiscal impressa, como documento que garante a conformidade do produto dentro dos parâmetros de análise pré-definidos.
Logística
A logística dos materiais de uma indústria alimentícia é composto de duas dimensões principais: a interna (movimentação de matérias primas e itens fabricados), e a externa (processos de cargas e entregas).
Internamente, os ítens podem estar em diferentes locais (armazéns ou almoxarifados), e num nível mais específico, dentro de um depósito pode ser endereçados em posições identificadas na prateleira ou containers, garantindo um controle mais eficiente dos lotes de materiais, além de facilitar a movimentação destes materiais dentro do chão de fábrica, almoxarifados e expedição.
Na parte externa, em muitos casos, o Sistema ERP precisa fazer o controle de cargas dos transportes que fazem a entrega, orientado por rota e ordem de descarga.
Também permite emitir notas fiscais de remessas para o material trafegar até que a operação de venda seja realizada na ponta, com posterior emissão das Notas Fiscais.
A carga do caminhão é baseado em um romaneio de carga, onde as notas são ordenadas, conforme sequência no roteiro de entrega, com o objetivo de organizar o processo.
Em processos mais complexos ou com mais volume é comum utilizar sistemas especializados, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que faz o acompanhamento do processo de entrega que incluem o rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime.
No caso, o E2Corp não inclui estes módulos de WMS e TMS nativamente, mas tem parte das funcionalidades dentro de uma visão mais práticas que são suficientes para atender processos de baixa complexidade, com baixíssimo investimento.
Business Inteligence
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
O E2Corp também pode disponibilizar estas Views num banco de dados externo e compartilhável com o cliente para que ele possa usar a sua ferramenta preferida de BI, como por exemplo o “Power BI” da Microsoft.
O uso do BI permite analisar as informações do negócio, projetando demandas, e gerando subsídios para definição de estratégias e ações eficientes que fazem toda a diferença no resultado final do negócio.