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Saiba como destacar-se como Distribuidor e enfrentar a competitividade do mercado!

distribuidor

Se você atua no segmento de distribuição ou deseja empreender nessa área, certamente já pensou em como ganhar competitividade e destacar-se em um mercado tão acirrado como é o mercado distribuidor.

Por isso, nós da AOKI, preparamos este artigo a fim de ajudá-lo a compreender melhor este mercado e como deve posicionar-se para maximizar suas vendas e extrair um resultado excelente do seu negócio.

Qual o papel de uma empresa distribuidora no mercado industrial?

O distribuidor deve assegurar que o produto chegue até as empresas que têm demandas menores ou até àquelas que por algum motivo estão impossibilitadas de comprar diretamente da fábrica.

Pense que a fábrica vende caminhões do produtos e o distribuidor pode fragmentar as unidades e alcançar um público maior, como as micro e pequenas empresas.

Tenha em mente que o mercado distribuidor enfrenta alta competitividade e por esse motivo, cada distribuidora define o nicho específico no qual atuará, por exemplo, distribuição de equipamentos hospitalares, produtos alimentícios, materiais de construção, além de muitas outras possibilidades.

Continue conosco neste artigo e confira o que você, como empreendedor no mercado distribuidor, pode fazer para tornar-se mais competitivo e alcançar resultados cada vez melhores.

Quais as responsabilidades de uma empresa distribuidora?

Uma vez que estão diretamente ligadas à distribuição de produtos provenientes das indústrias, a empresa distribuidora assume uma série de responsabilidades para ter o mesmo cuidado com a qualidade e entrega do produto. 

Entenda algumas das responsabilidades de uma distribuidora:

  • Atentar-se às exigência da fábrica. A depender, manter a exclusividade para com a indústria que representa.
  • É o seu papel, enquanto distribuidor trabalhar todos os SKU’s (Stock Keeping Unit – Unidade de manutenção de estoque) disponíveis.
  • É preciso estar atento aos lançamentos da indústria representada e, alinhar-se em relação aos novos produtos, a fim de apresentá-los ao mercado.
  • Acompanhar os giros que acontecem no PDV. É preciso atualizar-se em relação aos materiais de merchandising, bem como conquistar espaços e pontos extras nas lojas.
  • Garantir a responsabilidade de troca, nas ocasiões em que o produto não for entregue ao varejista nas condições ideais.

Como aumentar a competitividade e destacar-se enquanto distribuidor?

Para destacar-se neste segmento, é importante e necessário seguir as orientações para o bom funcionamento e desempenho das vendas.

  • Tenha responsabilidade com os volumes;
  • Possua cobertura ampla (mesmo em locais distantes);
  • Trabalhe o mix completo por canal de venda;
  • Busque sempre apoiar o varejista;
  • Contribua para com o giro dos seus produtos.

Outro fator relevante para o mercado distribuidor é analisar a cadeia de processos que gira em torno do seu negócio.

Para garantir uma boa distribuição, é necessário ter um excelente repertório e atuar com inteligência junto ao fabricante.

Para colocar em prática os passos que te ajudarão a conquistar a competitividade e o sucesso, é preciso utilizar o seu repertório e conhecimento!

Tenha em mente que é preciso estudar o mercado local. Conhecendo bem, você possui a capacidade de fazer previsões sobre as futuras vendas, possibilitando identificar mudanças de necessidade, além de observar as expectativas que os clientes possuem.

Tudo isso, contribui significativamente para os resultados, pois uma avaliação feita com cautela, inteligência e estratégia, faz com que você, distribuidor, seja diferenciado e obtenha essa vantagem competitiva no mercado local!

Outra dica é ser capacitado tecnologicamente. A tecnologia é capaz de acelerar processos e mantê-los em ordem durante a execução das funções diárias, relatórios mensais, etc.

Além do mais, ter um gerenciamento atrelado à tecnologia faz com que seus clientes e investidores percebam a sua eficácia em fazer negócios. Ela é primordial para processos como: RH, planejamento, treinamento, financeiro, gerenciamento, comunicação, entre muitos outros.

Trade Marketing  

Com o decorrer do tempo, houve muitas mudanças na relação entre distribuidor e indústrias. Por isso, encontrou-se uma nova forma de manter o PDV atrativo para o consumidor.

Essa nova estratégia chama-se Trade Marketing.

O Trade Marketing é uma ferramenta B2B (Business to business ou empresa para empresa).  Para compreendê-lo melhor, é necessário entender que ele engloba outros conceitos, tais como:

Shopper: o comprador do produto.

Consumidor: quem consome o produto.

Logo, é importante compreender que nem sempre quem compra no seu PDV, é aquele que irá consumir o produto final.

Os canais de distribuição têm relação direta com qualquer etapa do processo de disponibilização, para o shopper/consumidor.

As práticas são personalizadas e organizadas a fim de aumentar as vendas e otimizar as execuções dos distribuidores.

Apesar de um tanto quanto antiga, essa técnica possui como objetivo analisar e acompanhar as mudanças constantes do hábito do consumidor. Procure conhecer o seu cliente, é importante entender as necessidades e os benefícios atrativos a ele.

Aposte no apoio da indústria para com você. Peça os materiais de divulgação, promoções e brindes. Tudo isso contribuirá para ganhar competitividade no mercado e aumentará as oportunidades de atrair e fidelizar clientes.

Para tanto, é necessário fazer um plano de distribuição e logística do produto. É importante que seja desenhado a fim de despertar o interesse de compra no PDV. Assim sendo, é importantíssimo realizar a capacitação e o treinamento.

Afinal, a responsabilidade não gira apenas em torno daqueles que promovem as vendas. Mas é atribuída, principalmente, aos gestores e coordenadores.

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