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Pós Covid 19. Esta chegando a hora de definir a sua estratégia de retomada!

pós covid 19

Pós Covid 19. Este mês, conforme previsão do Ministério da Saúde a curva de contaminação do Covid 19 atingirá o seu ápice, até porque estão chegando a importação dos kits de testes rápidos, o que permitirá um nível de identificação mais ágil, e mais amplo.

Após o final do mês de abril, o nível de contaminação se estabiliza e começa a sua trajetória de queda, o que permitirá que as cidades com maior foco de contaminação comece a retomar as atividades gradualmente a partir de maio.

De qualquer forma, regiões onde não são epicentros do Covid 19, devem iniciar a retomada gradual das atividades ainda este mês, ou melhor, o “lockdown vertical”, sendo que isso já é um discurso do presidente a algum tempo, mas agora começa a se alinhar com o Ministro Mandetta, ou seja, o ministério da saúde já começa a falar em lockdown vertical para regiões com focos mais controlados.

É hora de planejar a retomada!

Da mesma forma que a economia deve iniciar o seu processo de retomada, os empresários também precisa definir uma estratégia de retomada, e para tanto alguns pontos precisam ser considerados:

  • Que impactos o Covid 19 trouxe para o seu negócio, e que deve perdurar por algum tempo mais, ou até de forma mais definitiva
  • Qual ritmo adotar para esta retomada, considerando a taxa de reaceleração dentro do seu segmento de negócio
  • Quais linhas de produtos ou serviços são mais elegíveis para ajudar nesta retomada
  • Que tipo de ofertas deverão ser feitas daqui para frente, considerando o impacto cultural e econômico gerado pelo Covid 19.
  • Que mercados consumidor estão mais ativos, e que mercados precisam de seus produtos para ajudá-los na retomada.

Por onde eu recomeço pós Covid 19?

Neste momento, analise cirurgicamente os mercados que você já trabalhava, olhando para as melhores oportunidades de retomada das atividades comerciais, e ao mesmo tempo fique atento às novas oportunidades que surgiram por conta do Covid 19.

Estude ofertas personalizadas para cada segmento, olhando para o fluxo de caixa e capacidade de compra dos clientes deste segmento. Selecione cuidadosamente os produtos que tem maior demanda neste momento de retomada, não desperdice energia da sua equipe de vendas com itens que não tenham eco neste cenário de retomada.

Prepare a equipe comercial para fazer as ofertas mais adequadas, assim como de utilizar os argumentos corretos, de forma, que não haja perdas de oportunidades nesta fase. Neste momento de retomada, é importante ser colaborativo e ajudar os clientes neste processo de retomada, para que gradualmente a cadeia toda comece a se reerguer, pois não é hora e nem o momento de tirar vantagens da situação.

Preserve e utilize os parceiros na retomada

Neste momento de crise, procure preservar os parceiros, pois se você sufoca-los, eles podem não ter força ou não mais existir no momento que você mais precisará deles, que é justamente na fase de retomada.

Tenha em mente quem são seus parceiros estratégicos, mantenha os alinhados com os seus planos de transição e retomada das atividades. Todos devem caminhar juntos e alinhados, como uma cadeia de negócios que se somam, se compartilham, se colaboram, e se multiplicam para poder transitar na crise e retomar rapidamente velocidade para poder recuperar as perdas.

Lembremos que micros, pequenas, médias e grandes, na crise todas voltaram para a linha de largada, nivelando as mesmas condições para poder vencer no momento de retomada, ou seja, quem for mais ágil e mais estratégico vai superar mais rápido, e tirar vantagem para poder retomar o crescimento.

Na crise, o despreparo e o desespero  são fatais

Infelizmente nem todos empresários tiveram condições ou energia para se manterem perseverantes para tomarem as decisões corretas durante esta crise, muitos não resistirão ou já fecharam, pois uma crise com este nível de severidade é muito cruel, não perdoa os despreparados.

Digo que uma parte das empresas que quebraram durante a crise tem como causa principal o despreparo e/ou o desespero, ambos são fatais para acelerar o fim de uma empresa. Numa crise como esta ter o domínio dos números da empresa, e saber simular cenários é crucial para poder transitar por ela com sucesso, de outro, o desespero provoca decisões equivocadas de forma encadeadas, que aceleram o lockdown do negócio.

Vimos muitas empresas simplesmente demitindo ou dando férias aos colaboradores fazendo um lockdown do negócio sem analisar alternativas, ou até analisaram, mas não tiveram força e/ou capacidade para mudar o rumo do barco, onde a solução adotada foi a pior possível, ou seja, “parar”. Parar sem lutar, é o mesmo que desistir, e ao desistir, o empresário estará precipitando o fechamento do negócio, ou minimamente potencializando as dificuldades de tal forma que impactará o negócio por um bom tempo, tornando a retomada mais lenta e mais dolorosa.

De outro, vimos muitas empresas adotando soluções muito criativas e inovadoras, mudando as ofertas com muita rapidez, passando a atender novos mercados que ele não atendia antes, e que de repente pode estar descobrindo uma nova linha de produtos e serviços, que podem transitar o negócio para novos rumos, talvez mais prósperos do que antes.

Em realidade precisamos sempre estar preparados para a crise, pois hoje o mundo vive de crises, e na crise é preciso ser muito ágil para buscar alternativas dentro e fora do negócio, é preciso pensar fora da caixa para poder enxergar novas oportunidades fora da rotina do negócio, pois crise serve exatamente para isso, para repensar e reinventar o negócio, pois senão souber fazê-lo, haverão grandes chances do negocio não resistir e declinar.

Arregace as mangas, e siga em frente!

Esta é a hora de começar a olhar para o Pós Covid 19, o “After Day” da crise, ou seja, está na hora de planejar a sua retomada, e ver com que velocidade pretende largar novamente, e não se preocupe com os seus concorrentes, pois estão todos alinhados na posição de largada.

Este é um momento que as pequenas empresas podem levar muita vantagem, justamente pela sua agilidade e capacidade de inovação num processo de retomada. Agora é hora de alinhar e esquentar os motores para sair na frente no momento da largada.

Neste momento, olhar para as novas oportunidades que surgiram ou surgirão pós Covid 19 pode ser uma ótima estratégia para ganhar velocidade e passar a frente dos concorrentes, ou até melhor, de caminhar para um “oceano azul” onde você não tem concorrentes, ou tem muito pouco concorrentes.

Pense que o rumo que você tomará, tem grandes chances de não ser o mesmo do rumo que você estava antes da crise, justamente porque o cenário mudou muito, e está cheio de novos parâmetros e condicionantes que não existiam antes da crise. Por isso, considere fortemente a possibilidade de mudar o rumo do seu negócio, com melhor alinhamento dos seus produtos para este novo cenário.

Vamos em frente, mesmo que seja de forma diferente!

Abs.

Osvaldo Aoki
Ceo  da AOKI Inova

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