7 Dicas para montar um plano de negócios eficaz

plano de negócios

O plano de negócios é um documento importante para criação de um novo negócio ou também para empresas que estão passando por uma reestruturação. 

Por isso que o plano de negócios pode e deve também ser utilizado após a constituição do negócio. Desta forma, caberá ao empreendedor revisar e atualizar seu plano periodicamente para garantir que a execução da estratégia de negócios ocorra de forma adequada.

O plano deverá passar por uma adaptação quando houver algumas mudanças importantes como variação na taxa de crescimento do mercado, entrada de novos concorrentes, mudança em legislação que afete o negócio, revisão de parceiros, conquista ou perda de clientes importantes, etc. 

É importante considerar quais são as práticas recomendadas e dados que podem ajudá-lo a criar um documento de sucesso, o qual, poderá ajudar a sua empresa a obter o financiamento necessário e/ou atrair investidores e/ou alinhar novas estratégias com a equipe.

Por que ter um plano de negócio?

Você deve ter um plano para se organizar, garantir que você tenha estratégias comerciais viáveis para colocar em prática as ações para atingir os objetivos da empresa.

O grande problema dos planos de negócios é que os empreendedores frequentemente se perdem neles. É muito comum eles começarem a desenvolver e pararem no meio do caminho, e ter de refazer tudo de novo. Outros arrastam por mais de um ano e não terminam.

A chave real para ter sucesso nos negócios é ser flexível e sensível às oportunidades. Os empreendedores, muitas vezes, precisam mudar seus negócios quando descobrem que o cliente atual não é o cliente mais adequado, ou quando o produto ou serviço deles se encaixa melhor em um mercado alternativo. 

Por causa dessas mudanças, os planos de negócios desenvolvidos logo no começo acabam sendo descartados, uma vez que não fazem mais sentido para a realidade da empresa. 

Conhecimentos necessários para desenvolver o plano

Para criar um plano o empreendedor ou gerente deve ter noções e informações sobre:

  • Direitos trabalhistas para calcular valor de encargos, férias, etc.
  • Direito empresarial e tributário: para definir melhor forma de legalização e tributação.
  • Contabilidade: realizar cálculos de custos variáveis, depreciação, custos fixos, capital de giro, etc.
  • Matemática financeira: para definir e estudar os custos de investimento, despesas, compras e políticas a prazo. 
  • Administração de estoques: ter o controle dos estoques: em quantidades e em valores
  • Análises financeiras: realizar cálculos de tempo de ROI (Retorno sobre investimento), planejamento de fluxo de caixa, etc.
  • Estratégias de marketing: desenvolver ações específicas.

Importância para as empresas 

Muitos empresários enxergam o plano como uma obrigação e não como uma ferramenta importante de auxílio para traçar metas, objetivos e ações estratégicas específicas para garantir – ou ao menos aumentar as chances de garantir – o sucesso do empreendimento. 

Pesquisas mostram que os empresários mais bem sucedidos foram aqueles que desenvolveram o plano de negócios entre 6 e 12 meses depois de decidirem iniciar um negócio. 

Os dados revelam que isso aumentou a probabilidade de sucesso da viabilidade de empreendimentos em 8%.

Outra descoberta importante é que as chances de sucesso aumentaram em 12% para aqueles empresários que levaram no máximo 3 meses criando seus planos. 

As oportunidades de startups com viabilidade de risco aumentam em 27% quando o plano é criado durante as pesquisas de marketing com o público.

Os dados reforçam como o plano é importante e pode garantir o sucesso e continuidade de uma empresa mesmo em mercados mais acirrados.

Estrutura do plano de negócios

Um plano de negócios ideal deve conter os seguintes tópicos:

  • Resumo – um breve descritivo sobre o seu negócio
  • Descrição da empresa – resumo da sua empresa
  • Análise de mercado – pesquisa sobre o seu segmento, mercado e concorrentes
  • Organização e gerenciamento – sua estrutura de negócios e gerenciamento
  • Serviços ou produtos – lista os produtos ou serviços que você oferece
  • Marketing e vendas – a estratégia de vendas da sua empresa
  • Solicitação de financiamento – quanto dinheiro você precisará para os próximos 3 a 5 anos (estimativa).
  • Projeções financeiras – fornecer informações como balanços
  • Anexos – uma seção opcional com autorizações e outros documentos importantes.

Parece fácil olhando à primeira vista, mas começar pode ser um verdadeiro desafio. Para te ajudar a elaborar, separamos 7 dicas com o passo a passo para elaborar um plano de negócios perfeito:

1. Faça pesquisas

O primeiro passo é a pesquisa. Analise seu produto, seu mercado, seu público-alvo. Gaste o dobro do tempo que você leva para escrever um plano de negócios fazendo pesquisas.

Isso porque você deve conhecer muito bem a empresa, seus produtos e serviços, sua concorrência, seu público-alvo e o mercado como um todo de forma detalhada se quiser ter sucesso.

Em outras palavras, é sua responsabilidade saber tudo sobre a sua empresa e o setor em que você está entrando. Se informe o máximo que puder sobre o seu segmento e converse com o seu público potencial.

Depois de feitas as pesquisas fica mais fácil usar esses dados para criar seu plano de negócios.

2. Defina objetivos

Um bom plano de negócios é um documento que descreve a natureza do negócio, a estratégia de vendas, marketing e o contexto financeiro com um descritivo dos lucros e perdas projetadas. No entanto, seu plano de negócios pode atender diferentes propósitos.

O plano de negócios é um roteiro que fornece orientações para que uma empresa planeje seu futuro e ajude a evitar imprevistos no caminho.

É importante ter em mente se você está financiando a empresa ou se auto-financiando. Se você quiser atrair investidores, seu plano deverá ter um propósito diferente e você terá que criar um plano que seja claro e o mais conciso possível. Quando você define seu plano, certifique-se de ter definido essas metas também.

3. Crie um perfil da empresa

O perfil da sua empresa inclui o histórico de sua organização, quais produtos ou serviços você oferece, seu público-alvo, seus recursos, como você resolverá um problema e o que torna sua empresa única (os diferenciais e pontos fortes). 

O perfil da empresa é muito semelhante ao que é publicado no “Quem Somos” ou “História” no site oficial da empresa. É aquele texto que traz um histórico e faz uma retrospectiva das conquistas e trajetórias da empresa. 

Se o plano que vai desenvolver é para uma empresa que será criada ainda, neste trecho, você pode definir a missão, visão, valores, delinear aspirações e da onde surgiu a ideia de criar empresa, em qual contexto, etc.

4. Documente todos os aspectos do seu negócio

Os investidores querem ter certeza de que sua empresa vai gerar dinheiro para eles. Devido a essa expectativa, os investidores querem saber tudo sobre o seu negócio. 

Para ajudar com este processo, documente tudo, desde suas despesas, fluxo de caixa e projeções da indústria. Além disso, não esqueça detalhes aparentemente pequenos, como sua estratégia de localização e contratos de licenciamento.

E, por mais que você não esteja elaborando um plano para investidores, é essencial ter documentado todos os detalhes do seu negócio para usar como base para criar estratégias futuras e isso inclui uma análise da concorrência e identificação de ameaças.

Baseie tudo em dados para criar argumentos sólidos e defender seu plano financeiro com mais propriedade e não baseado em achismos.

5. Tenha um plano estratégico de marketing

Um ótimo plano de negócios sempre incluirá um plano estratégico e agressivo de marketing, que inclui estratégias para:

  • Apresentação de novos produtos ou serviços
  • Recuperação de mercado de produtos ou serviços existentes
  • Pesquisa de novos mercados para a empresa
  • Aumentar as vendas em um determinado mercado (seja específico nas estratégias).
  • Venda cruzada (ou agregação) de um produto com outro
  • Definir contratos de longo prazo com clientes fidelizados
  • Ações para aumentar os preços sem reduzir o número de vendas
  • Refinamento do produto e melhorias
  • Marketing de conteúdo
  • Melhoria da fabricação e entrega de produtos

Lembre-se: cada objetivo de marketing deve ter vários outros objetivos (subconjuntos de objetivos) e táticas para alcançar essas metas.

Na seção de objetivos do seu plano de marketing, você se concentra no ‘quê’ e no ‘porquê’ das tarefas de marketing para o próximo ano. Na seção de implementação, você se concentra nas áreas práticas: ‘quem’, ‘onde’, ‘quando’ e ‘como’. 

Obviamente, alcançar objetivos de marketing terá custos. Seu plano de marketing precisa ter uma seção na qual você aloque orçamentos para cada atividade planejada.

O mais indicado é criar orçamentos separados para custos internos e externos.

6. Adapte para a realidade do seu público

O seu plano de negócios pode ser desenvolvido para banqueiros, investidores, capitalistas de risco, outros acionistas ou para funcionários.

Por isso que é importante adequar os dados, conteúdos e linguagem do seu plano para o público que irá ler o documento.

Além disso, sabendo dos interesses da pessoa que irá ler, fica muito mais fácil moldar e entregar aquilo que ela espera, persuadindo, satisfazendo suas expectativas e sanando suas principais dúvidas.

Por exemplo, os banqueiros terão mais interesse ​​em observar balanços e demonstrações de fluxo de caixa, enquanto os capitalistas de risco estarão observando mais o conceito básico de negócios e sua equipe de gerenciamento. O gerente de sua equipe, por exemplo, utilizará o plano para se lembrar dos objetivos da empresa e traçar estratégias para entregar resultados.

Por isso, certifique-se de que o seu plano possa ser modificado dependendo do público. No entanto, mantenha essas alterações limitadas de um plano para outro. Isso significa que, ao compartilhar projeções financeiras, você deve manter esses dados da mesma forma.

7. Explique porque você se importa

Independentemente de você estar compartilhando seu plano com um investidor, cliente ou membro da equipe, seu plano precisa mostrar que você se dedica e realmente acredita no plano de negócios, que se preocupa com o futuro da sua empresa. Mostre comprometimento. 

Você pode especificar os erros que você já cometeu anteriormente e como aprendeu a partir deles, listar os problemas que deseja solucionar, descrever seus valores, estabelecer o que faz você se destacar da concorrência e ser único naquilo que oferece.

Ao explicar por que você se importa com sua empresa, você cria uma conexão emocional com os outros para que eles apoiem ​​sua causa, criem empatia e acreditem no futuro do seu negócio tanto quanto você. 

Vale a pena ler esses artigos também:

Você já tem um plano criado para sua empresa? Quando foi a última vez que fez a revisão? Deixe um comentário!

Fontes: 

7 Steps to a Perfectly Written Business Plan – Entrepreneur
How To Create A Business Plan – Forbes
Como montar um plano de negócios simples e prático – Pequenas Empresas e Grandes Negócios

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