,

O que é indústria 4.0 para pequenas empresas?

o que é indústria 4.0

O que é indústria 4.0? Como será que as pequenas empresas vão se adaptar à nova realidade? Se você é um pequeno ou médio empresário, saiba como poderá se posicionar nesse novo meio competitivo e se adaptar à essa nova realidade digital.

O que é indústria 4.0?

O termo indústria 4.0 foi lançado oficialmente na feira de Hannover, em sua edição de 2011, realizada na Alemanha. Trata-se da maior feira de automação industrial do planeta.

A iniciativa, fortemente patrocinada e incentivada pelo governo alemão em associação com empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa do país, propõe uma mudança radical em relação à forma como as fábricas operam hoje em dia.

Para entender o que é indústria 4.0, saiba que é um movimento que utiliza tecnologias digitais avançadas, como Inteligência Artificial, IoT, Big Data, Computação em nuvem, Robótica avançada, dentre outras soluções visando digitalizar os processos de industrialização, tornando-os mais flexíveis, modulares, descentralizados, integrados, inteligentes e autônomos.

Como isso irá impactar no futuro?

Nesse caminho de compreender o que é indústria 4.0 haverá uma descentralização dos processos produtivos e uma proliferação dos dispositivos inteligentes conectados entre si em toda cadeia de produção e logística.

Tornar a indústria 4.0 uma realidade implicará na adoção gradual de um conjunto de tecnologias de TI e automação industrial, na formação de um sistema de produção físico-cibernético que envolva a digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas – também chamada de IoT (Internet das Coisas).

Esse novo processo promete gerar ambientes de manufatura altamente flexíveis e ajustáveis à demanda cada vez mais crescente por produtos personalizados.

O que já foi feito nesse sentido?

O movimento das pequenas empresas rumo a indústria 4.0, muito embora ainda seja bem tímido, já iniciou com a implementação de sensores no chão de fábrica, cujos dados são captados e enviados para um servidor central em nuvem e transformados em indicadores, dando mais transparência às operações e eventos ocorridos no chão de fábrica, acelerando as decisões e otimizando processos.

Para descomplicar o que é indústria 4.0, saiba que a implementação de sensores tem sido o primeiro passo das pequenas indústrias rumo a revolução tecnológica. Isso se deve ao seu custo bastante acessível e os benefícios que ele traz. Esta implementação é o que chamamos de MES (Manufacturing Execution System).

Os sensores ainda produzem um movimento unilateral de informações, da máquina para o sistema em nuvem e/ou para o cockpit de indicadores, onde as decisões eletrônicas ainda são baseadas em regras mais simples e não em análises mais profundas em um conjunto mais amplo de dados, com o uso da computação cognitiva (Inteligência Artificial).

Apenas quando os dados coletados se transformarem em decisões inteligentes e autônomas estaremos efetivamente praticando o conceito da Indústria 4.0 no real sentido da palavra.

Quais os próximos passos?

Se os pequenos empresários quiserem entender o que é indústria 4.0 e avançar nesse sentido, o próximo passo seria o emprego de robôs cognitivos, dotados de inteligência artificial.

Porém, o custo desse investimento sairia bem mais caro e provavelmente só seria possível com o incentivo do governo. Além da questão financeira, diria que o mais crítico é o desconhecimento do assunto pelos pequenos empresários, o que deve atrasar a entrada destas empresas dentro do conceito da Indústria 4.0.

Por outro lado, um dos fatores que podem acelerar este processo é a pressão da cadeia produtiva impulsionada pelas grandes indústrias, que devem forçar a implementação da indústria 4.0 ao longo de toda a sua cadeia produtiva, o que também inclui as pequenas empresas.

Onde o ERP fica nessa história?

o que é industria 4.0

Mas antes mesmo do emprego do MES (Manufacturing Execution System), muitas das pequenas empresas ainda precisam implementar um Sistema ERP em nuvem, que permita gerar dados para o sistema de MES, assim como processar dados vindos do MES.

De fato, muitas destas empresas não possuem um sistema mais completo de gestão da produção, que inclua MRP I e II, ou seja, gestão de materiais e processos.

A ausência de um sistema ERP mais completo e integrado, disponibilizado em nuvem (cloud computer), implicará no uso restrito do sistema MES, apenas como um grande cockpit, o que restringirá os potenciais resultados e aumentará a barreira para a implantação da próxima fase se levarmos em conta o que é indústria 4.0.

Vale a pena investir na indústria 4.0?

Na verdade não é uma questão de escolha, este é um movimento global que avança em um único sentido. Portanto, todas as indústrias devem avançar rapidamente na compreensão do que é indústria 4.0 e na implementação da mesma.

A dúvida que fica é somente o tempo em que isso deverá acontecer, ou seja, o tempo que o empresário ainda tem para se preparar para este movimento.

Segundo a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) apenas 2% das empresas brasileiras praticam conceitos da indústria 4.0, mas a previsão é que este número chegue a 15% entre 10 a 15 anos.

Com a aceleração que a tecnologia tem provocado no mundo empresarial, existe a probabilidade deste prazo se antecipar. Por isso, ficar esperando acontecer, pode ser uma decisão arriscada e colocar em cheque a sobrevivência do negócio nesse mundo cada vez mais digital.

Agora que você já sabe o que é indústria 4.0, saiba como você pode começar a avançar nesse sentido com o sistema ERP orientado para processos!

Nós da Aoki Inova, somos uma empresa de software, e fornecemos soluções tecnológicas para aumentar a performance das indústrias. Clique no link abaixo e solicite uma demonstração gratuita de nossa solução.

Acesse>> https://www.aokisistemas.com.br/contato/

Outros artigos de interesse:

Gostou do artigo? Deixe um comentário com sua opinião ou dúvidas abaixo!

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário