, , , ,

Erros fatais na indústria. Como evitá-los?

Erros fatais na indústria: O gerenciamento de uma empresa, especificamente de uma indústria, possui uma série de desafios e problemas diários. E, quando se fala em tomada de decisão e controle, diversos pontos devem ser evitados.

A procrastinação dos problemas que causam dificuldades ou não gestão levam muitas fábricas a uma condição de insolvência, mesmo tendo uma demanda de mercado.

Diferentemente de uma empresa de Distribuição, que compra e revende, a indústria tem um processo de fabricação bastante complexo no meio do caminho, e é exatamente esta etapa do processo de entrega que pode determinar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Neste processo existem elementos críticos, como o controle da Matéria prima, a disponibilidade de recursos de fabricação, a preparação a mão de obra, os processos utilizados, os custos reais de fabricação, e o cumprimento dos prazos de entrega.

Alguns erros fatais podem ser cometidos dentro da sua empresa, e podem trazer consequências e danos irreparáveis, erros como:

  • Layout da fábrica ineficiente;
  • Presença de mão de obra desqualificada;
  • Ausência de treinamentos para a equipe;
  • Ausência da previsão de demanda;
  • Gestão ineficiente dos estoques;
  • Falta de um controle de qualidade da produção;
  • Ausência de medidas quanto à segurança do trabalhador;
  • Falta de manutenção preventiva;
  • Falta de controle dos números e indicadores da fábrica
  • Plano de produção não otimizada para entrega e alocação de recursos de estoques e compras
  • Gestão de Prazos e Priorização das Ordens de Produção
  • Processos de compras ineficientes e/ou pouco otimizados
  • Falta de um controle mais preciso das Matérias primas e componentes, gerando faltas ou excesso de estoques.

E muito mais.

A seguir, conheça algumas medidas essenciais que precisam ser tomadas para evitar todos estes danos.

1. Invista na segurança de trabalho

A depender do setor da indústria, existem regras de segurança de trabalho específica, que precisam ser respeitadas. Além de prevenir acidentes, elas também garantirão que o desenvolvimento do trabalho ocorra da maneira desejada.

Por exemplo, indústrias que trabalham com produtos químicos, precisam garantir que seus colaboradores não irão sofrer nenhum tipo de lesão.

Com isso, muito além de evitar erros e acidentes, você também estará prezando pelo bem-estar dentro do ambiente de trabalho.

2. Preze pelo lazer e bem-estar dos colaboradores

Muitas vezes, indústrias acabam preocupando-se demasiadamente com seus próprios interesses, e com isso, se esquecem da importância de garantir momentos de descanso e lazer aos seus funcionários.

Portanto, invista algumas medidas, como:

  • O incentivo ao período integral de férias (30 dias);
  • Evitar o estímulo às horas extras;
  • Oferecer parcerias com academias e outros locais de lazer e diversão.

E, sempre que possível, instale medidas dentro do próprio ambiente de trabalho que visem à descontração dos trabalhadores e promovam a integração dentre estes.

Com isso, haverá maior rendimento do colaborador, além de prevenir acidentes por exaustão física ou mesmo a síndrome de Burnout (decorrente da sobrecarga mental no ambiente de trabalho).

3. Organização do espaço de trabalho pode evitar erros fatais na indústria

No início do artigo, discutimos as consequências que a ausência de um bom layout da fábrica pode trazer. Isso porque, quando não há a organização do espaço de trabalho, uma série de danos podem surgir, como:

  • Falta de integração dentre os processos;
  • Espaço em falta ou sobra;
  • Desorganização do maquinário;
  • Ausência de uma sequência lógica de produção.

Dentre outros.

Portanto, para evitar todos estes problemas, conte com um engenheiro ou mesmo arquiteto, para que o espaço da sua fábrica seja projetado exatamente para atender as suas demandas.

4. Tenha mão de obra qualificada

Provavelmente, você já ouviu o ditado popular que “o barato sai caro”. Quando se fala da indústria, a questão não é diferente.

Contratar profissionais pelos baixos valores é algo extremamente incoerente. Você sempre deve buscar a melhor mão de obra para o seu negócio, e também estar disposto a pagar bons salários.

Com isso, conseguirá recrutar os melhores da área, e também os incentivará a realizar cursos, aperfeiçoamentos e consequentemente, a trazer inovações para a sua empresa.

Outra possibilidade é instalar medidas educativas e de especialização dentro da indústria. Por exemplo, você pode oferecer atualizações sobre um determinado assunto, ou mesmo dar cursos referentes aos “pontos fracos” da produção.

5. Preze pela qualidade

Durante a produção industrial de larga escala, pode ser que a qualidade dos produtos seja perdida, por diversos motivos.

Pensando em evitar tal erro, os gestores precisam elaborar estratégias que visem manter a qualidade da produção, independente do setor em que se encontram.

Para ilustrar, pode-se pensar em uma fábrica de calçados. Recentemente, houve um aumento da produção nesta, sem que o negócio estivesse preparado para suportar a demanda. Com isso, os produtos começaram a apresentar defeitos, como o descolamento do solado.

Obviamente, há uma perda de clientes que já eram fiéis à marca, o que consiste em um erro fatal.

6. Erros fatais na indústria podem ser evitados com trabalho em equipe

A falta de produtividade, desincentivo dos trabalhadores, dentre diversos outros problemas dentro da indústria, podem estar atrelados à falta de integração da equipe.

Portanto, muito além de estimular o convívio, é preciso implantar práticas e dinâmicas que promovam o trabalho em equipe. Como exemplo, tem-se:

  • Mudança de equipes;
  • Flexibilidades na rotina de trabalho;
  • Incentivo à integração dentre os setores da indústria.

E muito mais.

7. Esteja por dentro das inovações tecnológicas

Um erro cometido frequentemente dentro da indústria é a desatualização quanto às novas tecnologias. Com isso, a concorrência acaba se tornando desleal, e em curto período de tempo a falência pode vir a ocorrer.

Portanto, busque sempre se atualizar quanto às inovações existentes para o seu nicho, e busque adotá-las dentro dos processos de produção. Também, esteja sempre atento a possibilidades de expansão do negócio e aumento da produção.

8. Atente-se às manutenções necessárias, para evitar erros fatais na indústria.

O funcionamento diário de uma indústria depende de diversas máquinas e outras tecnologias, que precisam estar em pleno funcionamento para a garantia da produção.

Sendo assim, é muito importante manter uma rotina de manutenção preventiva, para evitar estragos ou mesmo acidentes envolvendo os colaboradores.

9. Gerencie os estoques

Muito além de possuir um controle da produção e do estoque das matérias primas disponíveis, é preciso entender qual é a demanda diária da sua indústria. Com isso, pode-se produzir baseado no que seus clientes costumam consumir.

Embora pareça uma tarefa difícil, o gerenciamento e a previsão da demanda podem ser feitos quando se contrata um software específico para tal.

Um sistema de gestão bem estruturado permitirá um controle mais preciso do estoque de matérias primas, assim como das perdas no processo produtivo, garantindo maior eficiência no processo produtivo, dentro de um custo mais otimizado.

10. Aposte em softwares de gestão

A falta de uma boa gestão dentro da indústria pode resultar em uma série de problemas, afinal, não há nenhum cargo comprometido com ela, haverá deficiência no controle dos processos.

Mas, muito além de apostar na administração, é preciso encontrar estratégias eficientes e atualizadas quando o assunto é gestão, seja de processos, de colaboradores ou mesmo das finanças.

Para isso, nada melhor que contar um software que tenha como finalidade a integração dos processos e recursos.

Se você deseja estar atualizado no seu ramo, e também acompanhar justamente a concorrência, adote um sistema ERP em sua indústria. Dentre as vantagens, podemos destacar:

  • Aumento da produtividade;
  • Gestão da Produção Seriada, Encomenda e customizada.
  • Previsão da demanda;
  • Gerenciamento de estoque;
  • Maior precisão e eficiência nos processos de compras
  • Gestão mais eficiente das Ordens de Produção
  • Maior controle e identificação das perdas no processo produtivo
  • Melhor aproveitamento da mão de obra e equipamentos produtivos;
  • Apuração do Custo Standard e do custo real de produção
  • Tratamento da disponibilidade de recursos para cumprimento de planos de produção (carga máquina)
  • Redução de custos;
  • Redução das perdas;
  • Geração de dados indicadores para facilitar nos planejamentos e tomadas de decisão.

E muito mais.

Contrate uma empresa de sua confiança, e tenha um sistema ERP que propicie a geração de controles e resultados efetivos para o seu negócio. Assim, será possível organizar de maneira mais eficiente o dia a dia da sua indústria.


Quer saber mais? Entenda quais são os desafios da indústria brasileira para este ano de 2020. Baixe gratuitamente o nosso ebook, acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/ebook-os-desafios-da-industria-2020

Nós da Aoki Inova, somos uma empresa de software, e fornecemos soluções tecnológicas para aumentar a performance e evitar esses e outros erros fatais na indústria. Agende uma conversa com um de nossos especialistas, acesse:  https://www.aokisistemas.com.br/contato/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário