Entenda como gerir a cadeia de suprimentos de sua indústria e quais são suas vantagens
A organização da cadeia de suprimentos, permite que o gestor seja assertivo no controle de custos, organizando todas as etapas produtivas. Dessa forma, é possível evitar custos de ociosidade e também otimizar o trabalho da equipe. Garantindo que todos os setores funcionem conforme a demanda existente.
Por isso, nós vamos elencar algumas dicas para gerir a cadeia de suprimentos de sua indústria, possibilitando melhor aproveitamento de recursos.
✏ Entenda o que é a gestão da cadeia de suprimentos
Antes de mais nada, é preciso compreender detalhadamente o que é a gestão de cadeia de suprimentos. Ou seja, consiste no gerenciamento de todos os processos que envolvem a confecção de um produto.
Existem etapas desde a compra de matéria-prima até a entrega para o cliente que precisam ser cumpridas para que o processo funcione como o esperado.
Portanto, a gestão deve ser feita em todas essas etapas com o objetivo de ter maior eficiência desde a compra até o momento de enviar o produto para o cliente que fez o pedido.
Assim, adotando todas as medidas necessárias, é possível potencializar os resultados que a empresa pode alcançar. No entanto, existem alguns passos que precisam ser seguidos para atingir esse tipo de resultado.
✏ Veja quais são os fatores que podem melhorar os resultados da cadeia de suprimentos da sua indústria:
É necessário observar uma série de fatores, atuando para desenvolver melhorias que possam otimizar todas as etapas, afinal, quem não deseja ter bons resultados no curto e longo prazo?
Sendo assim, nós elencamos algumas informações e dicas úteis para aplicar na sua rotina de trabalho visando otimizar a cadeia de suprimentos de sua indústria, como:
✔ Realize um mapeamento detalhado dos processos
A princípio, é impossível otimizar recursos e processos sem conhecer exatamente como eles funcionam. Portanto, é fundamental ter conhecimento aprofundado sobre os procedimentos.
Afinal, é interessante até mesmo contar com o apoio de alguns colaboradores do setor, para compreender as dinâmicas.
Assim, mapeando as etapas é possível ter uma visão sistêmica de como a empresa funciona, entendendo todos os ciclos de produção de cada mercadoria.
Com base nesses dados, será possível observar quais são os pontos que eventualmente podem ser melhorados. Dessa forma, a empresa não sofra com longos períodos ociosos causando perda de produtividade.
✔ Mensure seus resultados
É papel do gestor não só acompanhar e controlar os custos, como também conhecer detalhadamente os resultados.
É interessante gerar relatórios completos e ricos em detalhes, para que possa identificar quais são os itens fabricados com maior margem de lucro, quais são as falhas que demandam correção e quais produtos estão fracos em vendas.
Mensurar corretamente os resultados impacta em uma análise profunda do negócio, possibilitando que um bom planejamento ocorra para melhorar ainda mais as conquistas que a indústria está tendo.
Assim, a mensuração de resultados se torna mais assertiva quando a empresa dispõe de um bom sistema de gestão.
✔ Tenha um bom planejamento
O planejamento estratégico poderá organizar os resultados, ou seja, define a atividade que cada setor precisa desempenhar.
Aliás, através do entendimento do fluxo de trabalho, é possível mudar as dinâmicas vigentes para otimizar tempo ou recursos. Possibilitando estabelecer resultados mais positivos para o negócio de acordo com seus objetivos descritos em planejamento.
A fase de planejamento também é responsável por observar se existe a necessidade de novas contratações ou até mesmo de investimentos em tecnologias com a finalidade de melhorar a cadeia de suprimentos da empresa.
Por fim, no planejamento será possível perceber as necessidades e trabalhar para atingir os melhores resultados ao longo dos próximos meses.
✔ Pratique a integração dos setores
Certamente, a integração dos setores por meio do uso de tecnologia é uma conduta que possibilita uma melhora expressiva nos resultados.
Aliás, o setor de vendas poderá agendar entregas em prazos coerentes. A produção poderá trabalhar em sua máxima eficiência tendo acesso aos insumos necessários e assim por diante.
Enquanto os setores trabalharem no mesmo ritmo e os profissionais estarem comprometidos e integrados, o funcionamento da cadeia flui.
Assim, possibilita que toda a cadeia de suprimentos de sua indústria seja assertiva, trazendo uma produção recorde por estar otimizando tudo que antes se colocava como uma barreira para a produtividade.
✔ Controle os seus custos
Todos os custos da fabricação de produtos precisam ser calculados e reconhecidos pela gestão. Embora fosse o contrário, se tornaria impossível calcular corretamente o preço de venda da mercadoria fabricada.
Ou seja, o processo é delicado e complexo, dependendo de uma série de análises. Por isso, é mais interessante ter o apoio de uma ferramenta de gestão, para evitar erros no preenchimento de dados e informações desencontradas.
Levantamento de custos é indispensável para que a indústria possa ser lucrativa. Caso contrário, mesmo com alta demanda a empresa pode continuar com problemas de lucratividade.
✔ Faça uma gestão de estoque eficiente
A gestão da cadeia de suprimentos depende diretamente de manter todas as etapas interligadas, possibilitando que a empresa funcione corretamente.
Para tal, é necessário ter um estoque seguro de matéria-prima, para que seja possível manter a fábrica em funcionamento mesmo que o fornecedor cometa pequenos atrasos.
Dessa forma, o estoque mínimo é importante para evitar que a empresa tenha indisponibilidade de insumos para produzir e entregar os pedidos. Ou seja, trabalhar com um estoque pequeno minimiza custos.
✏ Tenha o melhor sistema de gestão ERP para gerir a cadeia de suprimentos de sua indústria: conheça o sistema E2CORP da AOKI INOVA!
Completo para a sua indústria, o ERP E2CORP da AOKI INOVA é um sistema que possibilita a gestão de todos os processos da empresa.
Dessa forma, disponibiliza relatórios completos, acesso fácil com senha para liberar somente as áreas e informações com as quais o profissional atua, garantindo maior segurança dos dados.
Bem como, é um sistema capaz de integrar toda a empresa, gerando relatórios completos para que os gestores tomem decisões mais assertivas.
Aproveite agora todas as funcionalidades do sistema de ERP mais completo para sua indústria, clique no botão abaixo e experimente gratuitamente.
Este artigo ajudou você? 😁
Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo. 👇
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!