Custo de ociosidade na indústria. Entenda como reduzir
Ociosidade na Indústria. O correto gerenciamento de custos é importantíssimo em todas as indústrias e negócios. No entanto, é comum que o custo de ociosidade acabe passando despercebido.
Manter equipamentos que não são frequentemente utilizados ou até mesmo mão de obra ociosa, são custos que precisam ser calculados e reduzidos. Sempre visando manter a saúde financeira da indústria.
Mas o que é o custo de ociosidade?
Antes de pensarmos na redução de custo em si, é preciso entender o que é o custo de ociosidade. Tendo em vista que entender as diferenças entre capacidade produtiva e capacidade ociosa, pode te ajudar a ver o funcionamento da fábrica com outros olhos.
A capacidade produtiva da indústria corresponde ao volume máximo de produção que é possível atingir. Essa capacidade é dividida em teórica e efetiva.
Sendo a teórica a capacidade total de produção ininterrupta e a efetiva aquela que considera a realidade da fábrica, com pausas para manutenção, finais de semana e feriados.
A capacidade ociosa é justamente a diferença entre a capacidade produtiva e o que foi de fato produzido. Sendo gerada por diversos fatores como:
- Baixa demanda;
- Falta de insumos;
- Perda de mão de obra;
- Quebra de equipamentos.
Isso significa dizer que, a ociosidade gerou um custo pelas peças que não foram devidamente produzidas naquele período em que a indústria teria capacidade teórica de produzir. Esse custo, informa para a gestão quanto aquele tempo parado representa nas finanças.
Como diminuir o custo de ociosidade na indústria?
O custo de ociosidade, sempre precisa ser diminuído com o objetivo de que a indústria não tenha desperdícios. Garantindo que a empresa fabrique seus produtos com a máxima eficiência.
1. Manutenção programada
Fazer a manutenção programada de maquinário, é uma medida que ajuda a reduzir as quebras de equipamentos em plena produção.
A manutenção programada, é uma maneira de reduzir também o impacto de parar um equipamento para dar manutenção. Com a programação de data, é possível organizar a produção de forma que a manutenção não cause impactos negativos na produtividade.
2. Cuidado com o estoque
A ociosidade em muitos casos pode ser causada pela falta de insumos no estoque. E isso pode ocorrer por erros na compra que foi insuficiente ou excedente, fazendo com que os insumos estraguem antes de serem usados.
Por isso mesmo, é fundamental o controle de estoque, de maneira que seja possível ter o suficiente para que a produção nunca pare. Bem como todos os itens comprados sejam corretamente usados.
E esse cálculo não é extremamente simples, pois o estoque deve considerar a sazonalidade de determinadas demandas. Usar os dados obtidos ao longo do último ano, te ajudará a calcular o estoque com maior precisão.
3. Investindo em sistema de gestão
Investir em um bom sistema ERP contribui para reduzir o custo de ociosidade na indústria. Uma vez que o estoque e muitas outras partes da indústria, serão automatizados e integrados pelo sistema.
Contribuindo para que a gestão seja facilitada e todos os processos se tornem mais precisos. Isso ocorre devido ao fato de que o sistema integra a empresa e emite relatórios, baseados nos dados diários.
O que faz com que seja mais fácil decidir por compras de estoque e controlar a indústria por completo. Afinal, a gestão terá como base dados precisos obtidos em relatórios emitidos pelo sistema.
E isso é positivo até mesmo para a expansão da empresa e ganho de novos clientes. Tendo em vista que todos os processos serão controlados de forma mais assertiva, e com isso, a indústria entrega seus produtos com maior eficiência.
Contribuindo não só para controlar melhor os insumos e a produção, como também para pagar fornecedores no prazo adequado, e entregar os pedidos de clientes no período adequado.
4. Ociosidade de espaço
O espaço é uma ociosidade comum e bastante ruim, tendo em vista o alto valor de aluguéis nas grandes cidades brasileiras.
Otimizar o espaço é importante para que a indústria possa ser acomodada em local que seja prático e funcional. Evitando locar um espaço muito maior sem que ele seja inteiramente ocupado pelo maquinário e profissionais.
Manter espaços ociosos, é jogar mensalmente uma parte do aluguel fora. Afinal, seria possível manter a mesma operação em ambiente menor. E esse custo muitas vezes não é percebido, fazendo com que a empresa gaste muito mais com aluguel que o realmente necessário.
Se existem máquinas paradas na empresa, por exemplo, sem qualquer perspectiva de voltar a usar o equipamento, é importante negociar ele.
Fazendo com que essa máquina que estava se desvalorizando, possa ser vendida gerando receita e dando espaço para um novo equipamento que será de fato usado.
Tudo que ocupa espaço em vão precisa ser revisto e otimizado, para que a indústria só ocupe realmente o espaço necessário para funcionar com eficiência.
5. Faça um acompanhamento contábil
Uma maneira muito inteligente e eficaz de diminuir o custo de ociosidade na indústria, é fazendo o acompanhamento contábil.
Com esse tipo de acompanhamento, é possível perceber quando existe o desvio de alguma quantia. Tornando mais fácil rastrear qual custo está ocasionando esse uso inapropriado do orçamento da indústria.
O ideal é que a gestão contábil, seja uma aliada que avalie claramente todos os custos envolvidos nas etapas de produção.
Esse tipo de avaliação encontra quais são os fatores que estão aumentando o custo na indústria, e ajuda a corrigir essas questões. Visando que a redução do custo aumente a competitividade dos produtos no segmento em que atua.
6. Reduza a ociosidade da equipe
É muito comum que a indústria passe por momentos inesperados de falta de demanda, ocasionados em geral pelas oscilações econômicas.
Por isso mesmo, é importante que a empresa tenha a facilidade de realocar os profissionais que atuam na fabricação dos produtos.
De maneira que a mão de obra não fique ociosa, mesmo quando existe uma redução de demanda. Quando a mão de obra fica ociosa, isso é extremamente ruim para as finanças da indústria.
O ideal é que isso nunca aconteça. Sempre cabendo a administração ter um plano para lidar com a situação em caso de diminuição de demanda. Realocando profissionais para atuarem em outros setores, para auxiliar o escoamento dos produtos.
Reduzir ociosidade é uma questão estratégica
É fundamental que o custo de ociosidade seja reduzido para que a indústria seja mais competitiva. Por isso mesmo, não basta apenas tomar algumas medidas ou aplicar apenas uma delas.
A redução do custo de ociosidade depende diretamente de um conjunto de estratégias, que visa fazer com que a indústria trabalhe sempre em seu máximo potencial.
De forma que ela seja competitiva em seu segmento, por reduzir custos e trabalhar com uma margem de lucro que é justa. Adotar um conjunto de estratégias para atingir esse resultado, é o que contribui para que o negócio cresça ao longo dos anos.
Além de ser uma importante medida quando a indústria está produzindo, sem atingir a lucratividade esperada. Reduzir custos, deve sempre ser uma preocupação da administração de uma indústria.
Que é responsável por negociar melhores preços com fornecedores, e garantir sempre a máxima eficiência em sua produção. As medidas são simples e fáceis de aplicar no cotidiano. Dependendo meramente de traçar estratégias e buscar sempre otimizar a empresa.
Quer aprender mais? Baixe o nosso ebook Gratuito sobre Os desafios da indústria para 2020 acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/ebook-os-desafios-da-industria-2020
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!