Coronavírus e a ruptura da cultura das empresas
O coronavírus ganhou status de pandemia e com isso, vem acarretando várias mudanças de comportamento. Não só a higiene das mãos e cuidados diários para evitar a transmissão dos vírus.
O impacto do coronavírus também é sentido sobre a cultura das empresas. Que se veem forçadas a experimentar o trabalho a distância, no modelo “Home Office”, ou seja, funcionários trabalhando em suas casas, e reuniões que passam a ser realizadas de forma remota pela internet, por meio de “Conference Call”.
Apesar de ser um cenário preocupante no quesito saúde pública, o coronavírus vem trazendo uma ruptura da cultura das empresas que parece ser definitivo. Uma vez que as empresas que não possuem a cultura de conference call e trabalho home office, implantam esses sistemas por necessidade de preservar a saúde dos colaboradores. E ao perceberem todas as vantagens dessas formas de trabalho, acabam adotando as de maneira definitiva.
Conference Call: Importante para a saúde dos colaboradores e da empresa
Com a epidemia assustando cada vez mais pessoas, fazer reuniões sem ter proximidade física se tornou uma questão de saúde, pois a proximidade eleva o potencial de contaminação.
E a conference call é uma saída inteligente e que em muitos casos será implementada em definitivo por ser benéfica para a empresa, pois esta prática elimina os custos de traslado, zera os tempos de deslocamento, e ainda torna as reuniões muito mais objetivas, e portando melhora a eficiência destas reuniões, que em suma traduzirá em melhores resultados.
Com o uso desta prática a empresa vai descobrir que aqueles problemas que temos em grandes metrópoles com tempo elevado, nem sempre previsível de deslocamento, sem falar dos atrasos nas reuniões, tudo isso se resolve fazendo tudo via internet, seja via “Conference Call”, seja pelo trabalho em casa via “Home Office”, em resumo, a empresa descobrirá que é uma excelente prática e com certeza mais adequada para os dias atuais, onde tempo é crítico, e objetividade nas reuniões passou a ser mandatória para os resultados do negócio.
É por isso que podemos falar em ruptura da cultura das empresas pós coronavírus. Que passarão a se beneficiar em seu cotidiano de todas as vantagens percebidas a respeito do trabalho à distância. E são muitas, por isso mesmo, elencamos uma pequena lista.
1. Economia de tempo
Com o mundo cada vez mais globalizado, é natural que os colaboradores se utilizem de plataformas de trabalho remoto.
Essas plataformas permitem que o cliente e a empresa possam ter uma reunião em que se veem, se falam e fecham negócios. No entanto, o fazem sem precisar se locomover.
Portanto, o cliente pode estar até mesmo do outro lado do mundo, no horário agendado haverá a reunião. Todos os aspectos necessários serão conversados e a partir disso, os próximos passos do negócio podem ser tomados.
De maneira que ninguém perde tempo com deslocamento, atrasos, preparação de um espaço físico, conversas que não estavam em pauta, ou qualquer outra burocracia.
Bastando apenas ter uma boa conexão com internet e áudio de qualidade para que todas as informações possam ser discutidas. Além disso, a Conference Call costuma ter a grande vantagem de ser direta ao ponto.
Por isso, os profissionais se reúnem online, trocam informações direto ao ponto e a reunião é bastante proveitosa. De maneira que ninguém perca tempo nesse processo.
Sequer ocorra a perda de tempo com diálogos sociais como “e seus filhos?” ou outros assuntos que não pertencem ao tema a ser discutido.
2. Diminuição de custo
Quando o atendimento se dá por meio digital, ocorre a diminuição de custo. Tendo em vista que o profissional não precisa viajar para atender o cliente.
Isso impacta positivamente na redução de custos. Por exemplo: um funcionário que precisa sair de São Paulo para atender no Rio de Janeiro, o custo de deslocamento é elevado.
Portanto, nesse cenário o atendimento por conference call tende a reduzir custos e otimizar o tempo do colaborador. De maneira que o atendimento se dê com a mesma qualidade, sem que ocorra desperdício de tempo.
3. Permite o olho no olho
Algo que é muito cultural no Brasil é a questão do olho no olho. Os profissionais apreciam a presença e a possibilidade de ver o outro durante a negociação.
No entanto, o coronavírus tem trazido a experiência de trabalho home office em que as conferências digitais são utilizadas para a comunicação. Dessa forma, não ocorre a perda de contato visual durante a reunião e é mais seguro para todos os envolvidos.
Com a Conference Call o cliente estará vendo o rosto do profissional e ouvindo sua voz. Todos os temas a serem resolvidos podem ser debatidos durante essa ligação.
De modo que a tomada de decisões e negociações se mantenham sem impactos negativos ou prejuízos pela ausência da presença física.
4. Demonstrações mais precisas
Se a sua empresa investe na criação de demonstrações por vídeo ou por imagens animadas, a videoconferência pode ser uma alternativa melhor.
Acontece que ao reunir todos os que precisam de orientações, a demonstração tende a ser mais efetiva. Uma vez que os envolvidos podem esclarecer dúvidas e acompanhar todos os processos da demonstração.
A ferramenta também é efetiva quando o assunto é fornecer treinamento para a equipe. Com a videoconferência o treinador e a equipe não precisam se deslocar, diminuindo o custo de treinamento da equipe.
5. Impacta positivamente na imagem da sua empresa
Quem empreende precisa estar sempre atento às mudanças do mundo e o universo digital não é uma novidade tão recente assim. As conferências online permitem que a empresa se posicione de forma arrojada e visionária, impactando positivamente em sua imagem.
Uma vez que o cliente perceberá a empresa como uma marca que se atualiza e usa as ferramentas disponíveis a seu favor.
6. Otimiza as relações
Quando a empresa se disponibiliza para atender por audioconferência, ela está aberta a possibilidade de otimizar seus relacionamentos.
Seja com seus clientes ou fornecedores, a empresa poderá se posicionar de maneira muito clara e objetiva através de atendimentos remotos.
Uma vez que falar e ser visto permite que o outro compreenda com mais riqueza de detalhes a informação que está sendo passada. Algo que não ocorre por mensagem de texto.
A diferença se dá justamente porque a transmissão em tempo real dá ao outro a sensação de proximidade. Além disso, ao ver as expressões faciais é possível entender com perfeição a mensagem que está sendo passada.
Enquanto a troca de mensagens escritas por e-mail podem passar a mensagem de maneira equivocada. Uma vez que, cada leitor dará ao texto a sua própria entonação.
7. Aumento da Produtividade
Estudos mostram que as reuniões no modelo de Conference Call são muito mais objetivas e muito mais pontuais, com horários mais precisos de inicio e término. Com isso, os tempos de decisões são encurtadas, e consequentemente os resultados tendem a melhorar. Enquanto que reuniões presenciais, normalmente começam com atraso, e não tem hora para acabar, isso quando não prorroga e vai para um almoço, onde um deles arca com este custo.
Implementação que veio para ficar
Diante de tantos benefícios, é natural que a implementação de ferramentas que permitem o trabalho a distância seja mantida após a epidemia.
Contribuindo para que as empresas utilizem essas ferramentas modernas em prol de suas equipes. Garantindo mais eficiência em todos os processos.
Afinal, se o seu colaborador não precisa se deslocar para receber treinamento ou para fechar novos negócios, evitar esse desgaste é a melhor opção.
Não só do ponto de vista financeiro, economizando para a empresa, como também sob o ponto de vista do desgaste físico para o colaborador. Portanto, essa ruptura da cultura das empresas causada pelo coronavírus é bem-vinda para as empresas. Independentemente de qual seja o setor de atuação da empresa.
É uma tecnologia fácil de implementar
E por último, mas não menos importante um benefício interessante da conference call é a facilidade de implementar.
As interfaces atuais são cada vez mais amigáveis e intuitivas, o que possibilita que pessoas se conectem com praticidade. E com o avanço da internet móvel que tem se tornado mais veloz e estável, a tendência é que as conferências sejam ainda mais práticas.
Já podendo inclusive serem feitas através do smartphone sem perda de qualidade de áudio e vídeo. O que torna a comunicação entre colaboradores e clientes ainda mais próxima.
Uma realidade que está sendo implementada no país graças a necessidade promovida pela pandemia. E que tem a tendência de ser mantida após a tranquilização do cenário de saúde.
Sendo positiva para todos os que desejam se comunicar com qualidade sem precisar perder tempo ou dinheiro nesse processo.
Além de tudo, é mais seguro para a sua saúde, não só em tempos de Coronavírus
Em tempos modernos, num mundo mais globalizado, cada vez mais irão surgir vírus cada vez mais potentes, como estamos podendo vivenciar como o coronavírus, cujo grande diferencial é a sua alta capacidade de contaminação: muito fácil e muito rápido. O uso de ferramentas de comunicação a distância elimina estes riscos, o usuário fica num ambiente mais controlado, as reuniões ficam mais objetivas, e com isso, vai existir uma sensação de produtividade do colaborador, ou seja, de qualquer forma, isso faz bem para saúde do mesmo.
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