Confira como a automação industrial pode ser muito benéfica
Trata-se de um conceito bastante complexo e amplo, que dialoga com diversas áreas. Mas principalmente com a da tecnologia! Pois é nela que a automação industrial tem a sua base, já que, seu objetivo é aprimorar os processos produtivos!
Assim, foi com os avanços das tecnologias que a automação industrial se intensificou dentro de todos os tipos de indústrias. Sem exceções, da manufatura à química.
A automação industrial envolve diversos processos, e não apenas a transformação da produção manual para automatização.
Trata-se de um conceito bastante complexo e amplo. Que dialoga com diversas áreas, mas principalmente com a da tecnologia. Pois é nela que a automação industrial tem a sua base, já que, seu objetivo é aprimorar os processos produtivos!
Por fim, foi com os avanços das tecnologias que a automação industrial se intensificou dentro de todos os tipos de indústrias. Sem exceções, da manufatura à química.
Mas como isso pode ser tão benéfico?!
Para responder essa questão elaboramos este artigo sobre o que você precisa saber em relação a assunto e em como afeta todos. Inclusive a sua indústria, pois automação industrial não é apenas a utilização de robôs ou máquinas, vai muito além disso. Por isso, continue lendo, e saiba mais!
O que é automação industrial?
No livro “Industrial Automation and Robotics” os autores Gupta, Arora e Westcott (2017) definem a automação industrial como um “processo na indústria onde várias operações de produção são transformadas de um processo manual para um processo automatizado […] e que vai além da mecanização”.
Ou seja, é a utilização de equipamentos tecnológicos que visam aprimorar cada vez mais os processos produtivos e suas técnicas dentro de uma indústria.
Assim, o objetivo de automatizar os processos que acontecem numa linha de produção é possibilitar mais autonomia, aumentar a eficiência da produção, reduzir desperdícios e custos, além de, melhorar as condições de trabalho para os operários.
E com a forte influência da Quarta Revolução Industrial, conhecida como Indústria 4.0, a inserção da automação e o uso de tecnologias da informação se intensificaram ainda mais. Muito porque tem-se o intuito de ter uma produção inteligente e manter-se competitivo no mercado de atuação.
Por isso, é importante ressaltar! Apesar da parte mais conhecida da automação industrial seja a implementação de tecnologia, assim ela também se foca em auxiliar na gestão de qualidade e segurança.
Progresso histórico da automação industrial.
Ao longo da história, a humanidade sempre buscou meios para substituir o “feito a mão” por máquinas para facilitar e aumentar a produtividade.
Afinal, foi durante o século XVIII, que surgiram os primeiros dispositivos semi automáticos, e nesse mesmo período ocorreu a Primeira Revolução Industrial. Mas foi por volta de 1950 que o conceito adentrou de vez na indústria manufatureira. Dessa forma, com equipamentos totalmente automatizados, transformando de vez os processos, de manuais para com o uso de tecnologia.
Principalmente nos anos 1990 que impulsionou significativamente o avanço da tecnologia. Por isso, também foi cada vez mais se intensificando nas indústrias, que passaram a usar robôs e computadores com alto nível de processamento. Afinal, aumentou a escala de produção e, em simultâneo, reduzindo custos e gerando mais lucro.
Confira as vantagens da automação industrial:
Contudo, uma das razões que faz com que a automação industrial seja considerada tão vantajosa é que ela pode ser aplicada em qualquer tipo de indústria. Além disso, algumas das suas vantagens são:
Alta segurança
Através da automação é possível garantir melhores condições de trabalho, assim reduzindo os riscos de acidente na linha de produção e a segurança dos colaboradores.
Minimiza os custos e desperdícios
Com o aumento da produção acaba por diminuir os custos. Seja com matéria-prima ou redução de gastos de energia, ou seja, otimizando os processos e aumentando os lucros. Aliás, é a redução de falhas de equipamentos e também evitando o desperdício de matéria-prima, por consequência evitando prejuízos financeiros para sua indústria.
Aumento da qualidade
Assim, a garantia de qualidade de produção é outra vantagem da automação industrial. Pois possibilita verificar cada etapa da produção evitando erros e certificando de seguir normas e padrões de qualidade.
Otimização de tempo
Bem como a vantagem a anterior. Já que o aumento da qualidade se dá diretamente pela otimização do tempo de produção devido à agilidade e precisão dos processos.
Linha de produtividade flexível
Just in time!
Produção a partir da demanda, ou seja, flexibilizando e adaptando o processo de produção para atender melhor às necessidades do consumidor.
Controle eficiente da produção
Um dos pontos mais importante na automação industrial é ter o controle total da produção. Isso porque com um sistema de gestão é possível acompanhar de perto todos os processos em tempo real. Ou seja, além de tudo, obtém esses dados e informações para análise de desempenho e aplicação de novas estratégias.
Automatize sua indústria com tecnologia de ponta: conheça o sistema E2CORP!
Como foi abordado ao longo deste artigo, o objetivo principal da automação industrial é aumentar a produtividade da sua indústria a assim, a partir do uso de tecnologias.
Entretanto, um dos pontos essenciais na automação industrial é a gestão. E, mais especificamente, o uso de software ERP para gerir e integrar todos os processos, pois com o sistema de gestão é possível assegurar a qualidade, otimização do tempo, minimizar custos, ter produtividade e controle eficiente da produção.
Por isso, é exatamente nesse ponto que pode contar com a AOKI e o sistema ERP E2CORP!
Sendo assim, a AOKI está presente há mais de 26 anos no mercado de tecnologia, desenvolvendo exclusivamente softwares para melhorar a gestão de processos em empresas de pequeno e médio porte.
Assim, o sistema E2CORP foi desenvolvido para atender os três tipos de modalidade de produção:
Sob encomenda (MTO – Make-to-Order);
Seriada ou para estoque (MTS – Make-to-Stock);
Conforme Projeto (ETO – Engineering-to-Order).
Por isso, uma estrutura completa possui:
- Suporte às mudanças: adaptação do sistema de gestão para buscar soluções personalizadas ao cliente;
- Manutenção e Implementação: melhor custo/benefício para implementar e manter o sistema ERP;
- ERP completo: atende segmentos da indústria, serviços e distribuição;
- Suporte Fiscal: Fiscais SPED integrado e nativo, sem depender de terceiros para entrega das obrigações fiscais;
- Orientado para processos: isso garante e eleva o nível de eficiência e o nível de controle operacional;
- Abertura para integração: o E2CORP permite integração com outros sistemas;
- Cloud Computing: um dos primeiros ERPs nacional disponibilizado na nuvem, e dentro do modelo SaaS o que possibilitar a redução do investimento inicial;
- Atendimento personalizado: mas que ter um bom sistema ERP, o foco é entender e solucionar problemas de forma personalizada dando todo o suporte necessário.
Contudo, a AOKI preocupa-se sempre em assegurar de que cada cliente tenha sua necessidade solucionada para garantir uma alta performance da sua indústria.
Este artigo ajudou você?
Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!