Confira 6 dicas efetivas para sua indústria eletrônica se preparar para a Black Friday.

Black friday. A Black Friday já é considerada uma das maiores datas de vendas do ano no Brasil, ano após ano as vendas têm crescido de forma exponencial ainda mais dentro do e-commerce de produtos eletrônicos.

Sua indústria eletrônica precisa estar preparada para entregar ao varejo os produtos e assim realizar mais vendas, e para isso você precisa conhecer nossas dicas para um bom planejamento e gestão de seus materiais!

Entenda a origem e repercussão da Black Friday.

A origem da Black Friday nos remete a comemoração do varejo realizada nos Estados Unidos, desde os anos 1960 e que ganhou o nome e a força a partir dos anos de 1990, cujo o objetivo é vender diversos produtos e serviços, no meio físico ou online, com descontos imperdíveis durante um período de 24 horas, ou seja, a “sexta-feira negra”.

Nos EUA o evento é realizado na sexta-feira após o tradicional feriado do Dia de Ação de Graças que acontece na quarta quinta-feira de Novembro.

No Brasil, a Black Friday ficou por volta do dia 28 novembro, numa sexta feira que onde coincidentemente acontece o período do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro de muitos trabalhadores.

Panorama geral da Black Friday no Brasil

No Brasil, a Blackfriday deu seus primeiros passos em 2010, inicialmente apenas no e-commerce e com pouca adesão, porém com o passar do tempo, houve um crescimento e maior aceitação, incluindo uma quantidade crescente de lojas físicas e online, ganhando ano após ano a atenção dos consumidores.

Atualmente, em sua décima primeira versão a Black Friday passou a ser uma data bastante importante para o varejo, e uma grande oportunidade de compra durante o ano, principalmente de eletrodomésticos, eletrônicos e informática. Segundo um estudo de tendências do Google, o evento em 2019 teve um faturamento de R$ 3,2 bilhões.

No ano passado, mesmo dentro do cenário de pandemia, a data surpreendeu trazendo o número de R$ 3,86 bilhões de faturamento total, 5,34 milhões de pedidos sendo o ticket médio de R$ 723,37.

Sendo que as compras por e-commerce foram muito intensificadas em períodos de isolamento social, e foram ainda mais reforçadas durante a data.

Ainda que o ano tenha sido infelizmente marcado por complicações financeiras que resultaram na queda do poder de compra dos brasileiros.

O que esperar para 2021?

Para o ano de 2021, a maior tendência para a Black Friday está diretamente ligada ao poder do consumidor em realizar a pesquisa e comparar preços entre sites e antes de resolver realizar suas compras.

Hoje estão disponíveis diversos comparadores online que ajudam muito o cliente para que ele possa ter todas as informações na palma da mão.

E assim mesmo os que optam por fazer suas compras no varejo físico, acabam por utilizar o recurso da pesquisa on-line para comparar valores e fazer uma escolha assertiva.

Em 2020 tivemos a Black Friday considerada a mais digital da história, devido a pandemia a projeção é que o cenário do comércio eletrônico continue a expandir ainda mais em 2021, pois durante o ano passado por conta do lockdown o varejo físico diminuiu enquanto o e-commerce cresceu.

Além disso, pesquisas apontam certa maturidade que o consumidor digital adquiriu durante o período. Assim, deixando o consumo compulsivo de lado e utilizando mais ferramentas de pesquisa para realizar boas compras de forma consciente.

No Brasil a Black friday em 2021 acontecerá em 26 de Novembro, ou seja, ainda dá tempo para você se programar.

Saiba como preparar o seu estoque para o aumento da demanda durante a Black Friday:

Esta data comercial é uma ótima opção para aumentar o giro de estoque. Porém, o conceito de Black Friday vez ou outra, ainda acaba causando certa desconfiança em alguns mercados. Especialmente por causa de campanhas não transparentes e de gargalos operacionais recorrentes.

Assim, para que não aconteça com a sua empresa e ela aumente as vendas e captar novos clientes, é essencial ter atenção a essas questões de marketing e logística.

Ou seja, invista em estratégias e planejamento antes de definir sua real capacidade de distribuição e movimentação de produtos. E não se esqueça de realizar uma campanha realmente transparente. Assim, promove vantagens reais ao público, não apenas propagandas e divulgações duvidosas.

Acompanhe 6 dicas essenciais para que seu estoque esteja pronto

👉 Faça uso do PCR e MRP para ter um bom planejamento de compras:

O uso de um bom Planejamento e Controle da Produção é primordial para sua indústria, como também o planejamento das necessidades de materiais (MRP).

O PCR e MRP trazem várias melhorias e benefícios para as indústrias. Sendo que, com este fatores é possível saber o quê, quando e quanto comprar de materiais para a produção dos seus produtos. Evitando eventuais desperdícios de matéria primas ou componentes.

👉 Tenha uma lista de materiais completa e organizada:

Te ajudará a ter uma visão ampla do que precisa ser adquirido e do já existe no estoque, nas implantações de sistemas de gestão industrial. O item mais importante é configuração de listas de materiais. Pois sem ela, não se torna possível realizar outras tarefas essenciais para o funcionamento do sistema de gestão na sua indústria.

👉 Utilize o conceito Just in Time para reduzir seus custos:

A aplicação do Just in Time(JIT) se torna uma ótima alternativa para sua indústria. Assim, poderá reduzir os custos de produção e ampliar de forma assertiva o lucro na sua empresa.

Pode ser difícil de implementá-lo na sua empresa. Porém, você pode conseguir com o apoio de um ótimo software de engenharia de produção e assim crescer e atingir o patamar satisfatório.

👉 Corrija problemas através do planejamento PCP (Planejamento e Programação da Produção):

O planejamento e controle da produção, (PCP) precisa cumprir 4 funções: a programação da produção ( Quando realizar); Carregamento de máquinas e postos de trabalho (Quando e onde realizar); sequenciamento e priorização da produção (Em que ordem realizar) e por fim monitorar a produção (O plano está sendo de fato executado).

Desta forma, se atentar a estes objetivos além de seguir o planejamento você possibilita a sua indústria uma ótima gestão.

👉 Execute um controle de estoque eficiente e completo:

Seu estoque deve ter uma ótima gestão e uma visão global de todos os materiais que a indústria possui. O que possibilita a otimização de tempo, verba e uma gestão mais otimizada baseada em números reais.

Coloque em prática todas essas dicas através do melhor software de gestão ERP para a sua indústria eletrônica: conheça o E2CORP da AOKI!

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