, , , ,

Como aumentar a produtividade na minha Indústria Metalúrgica?

Indústria Metalúrgica

Confira dicas de como aumentar a produtividade em sua Indústria Metalúrgica com técnicas que podem ser aplicadas em negócios de todos os portes.

Aumentar a produtividade da Indústria Metalúrgica é algo desafiador e ao mesmo tempo essencial para a competitividade e maior lucratividade da empresa. Por isso, é o principal objetivo de praticamente todos os empreendedores do setor. 

Com algumas análises e aplicações de técnicas específicas, é possível alcançar resultados melhores. Sendo assim, conheça nossas dicas para aumentar a produtividade em sua indústria.

Será que sua Indústria Metalúrgica está enfrentando os desafios da forma certa?

Sem dúvidas, o cotidiano da indústria metalúrgica é desafiador e os profissionais precisam de múltiplas habilidades para lidar com as dificuldades impostas no dia a dia.

Dessa forma, listamos as principais dificuldades das indústrias metalúrgicas e dicas para aplicar em seu cotidiano de trabalho, visando lidar com os obstáculos da melhor forma possível, confira:

1. Crise econômica

Das dificuldades do cotidiano, a crise econômica é uma das demandas mais complexas de lidar, por não estar sob o controle da empresa.

Entretanto, otimizando as questões internas da empresa, é possível se adaptar ao mercado. Sempre visando minimizar os custos internos, analisando os indicadores da indústria para potencializar resultados com ações simples.

Equilibrar a gestão de compras e vendas e rever todas as despesas são cuidados fundamentais para evitar demissões e até mesmo o fechamento durante momentos de crise.

2. Falta de inovação

O investimento em novas tecnologias é essencial para que seja possível inovar em seu setor. Mesmo em período de redução de custos é preciso inovar para se adaptar ao cenário atual.

Investir em tecnologia, por exemplo, como a aquisição de um sistema ERP para a indústria metalúrgica, possibilita uma gestão mais eficiente e redução de custos.

Portanto, a falta de inovação é um ponto muito importante que precisa ser revisto constantemente para que a empresa corrija tal hábito. Inovar deve ser parte do DNA de todo negócio.

3. Alto consumo de energia

Investir na compra de equipamentos novos e mais tecnológicos contribui para a redução do consumo de energia, gerando economia a longo prazo.

Outra possibilidade é inovar e investir em energia solar para sua indústria conseguir economizar no curto e longo prazo. Tendo em vista que, estará cumprindo o papel de inovar e reduzir custos com uma estratégia eficiente e que possibilita uma boa imagem para a empresa.

Afinal, as indústrias são responsáveis pelo consumo de 39% da energia elétrica produzida no país, segundo a Universidade Federal de Goiás (UFG). E quando uma indústria investe em energia limpa e renovável, é natural agradar seus clientes mais exigentes e preocupados com o meio ambiente.

Com o investimento em produção da própria energia, o custo é minimizado no longo prazo, a indústria inova e o consumo de energia deixa de ser uma preocupação para os gestores.

4. Falta de informações do chão de fábrica

Fazer o apontamento de informações produtivas manualmente é, sem dúvidas, problemático. Para ter todas as informações e ganhar produtividade é necessário que a equipe tenha integração de dados.

Ter informações 100% atualizadas ajuda a gestão a tomar decisões muito mais assertivas. Portanto, o ERP é um sistema fundamental para ter todas as informações do chão de fábrica.

5. Não uso de um ERP

Não usar um sistema de gestão faz com que as informações não sejam suficientemente atualizadas e os gestores tenham dificuldade de tomar decisões assertivas. Desencadeando dificuldade de otimizar todos os setores da indústria metalúrgica e, consequentemente, impacta negativamente os resultados.

Você sabe como medir o desempenho da sua Indústria Metalúrgica?

O desempenho da indústria metalúrgica deve ser acompanhado pelos gestores por meio da análise de alguns indicadores, como:

🔵 MTBF

É o indicador que mostra o tempo médio entre as falhas que ocorrem na indústria metalúrgica. O ideal é que o tempo seja longo e o número de falhas seja o menor possível.

🔵 MTTR

Outro indicador que deve ser mantido baixo, é o MTTR que mede o tempo que a equipe demora até resolver os problemas que interferem na produtividade.

🔵 MTTF

O MTTF é um indicador que prevê quando ocorrerá a quebra da máquina, permitindo maior facilidade de programar manutenções para não interromper a produção.

🔵 OEE

O indicador prevê a vida útil do maquinário, possibilitando identificar quando precisará investir na troca de equipamentos. 

Sem dúvidas, com o uso de um ERP a análise de todos os indicadores é muito mais fácil, minimizando contratempos e aumentando significativamente a produtividade.

Afinal, como aumentar a produtividade da sua Indústria Metalúrgica?

É necessário aplicar algumas técnicas para aumentar a produtividade da indústria metalúrgica, como:

1ª Desenvolva um bom planejamento

É fundamental desenvolver um planejamento de produção detalhado, para que consiga evitar contratempos e ter toda a equipe focada em seguir um único plano.

2ª Faça um ótimo controle de produção

Além de planejar, é preciso controlar a produção para identificar se tudo está ocorrendo como o ideal. Caso perceba falhas, é possível corrigir rapidamente para evitar que a produtividade seja comprometida.

3ª Use os indicadores de desempenho a seu favor

Acompanhe os indicadores e tome decisões baseadas nos dados obtidos. Ao observar que a equipe demora muito para solucionar uma máquina quebrada, por exemplo, é preciso investir em ajustes.

Treinar a equipe ou optar por profissionais mais qualificados podem ser saídas para melhorar a performance. Afinal, analisando seus indicadores surgem vários insights de potenciais melhorias.

4ª Entenda como funciona a manutenção de suas máquinas

Entender quanto tempo cada máquina demanda de manutenção, qual a periodicidade e se o profissional contratado é realmente eficaz, são fatores fundamentais para a produtividade ser alta.

Tendo em vista que, é impossível produzir adequadamente com equipamentos quebrados ou que estão funcionando sem total eficiência, o que acaba atrasando todo o ritmo da indústria.

5ª Fique atento a cadeia de fornecimento

É fundamental ter fornecedores parceiros, que não deixem a sua indústria desabastecida. Fazer uma boa gestão da cadeia de fornecimento pode ser um enorme diferencial competitivo.

6ª Deixe seus processos automatizados, use um ERP

Processos automatizados evitam perda de tempo e potencializam lucros. Usando um ERP eficiente, sua indústria estará integrada e muitos processos repetitivos serão automatizados. Possibilitando que a equipe foque em utilizar a própria expertise nas demandas que realmente precisam de profissionais qualificados.

Afinal, processos repetitivos devem ser automatizados para minimizar custos com pessoal e eventuais erros. Um ERP torna o cotidiano da indústria metalúrgica mais simples.

A produtividade que você quer está no E2CORP!

Moderno e idealizado para sua indústria metalúrgica, o E2CORP é um sistema ERP que integra todos os setores de seu negócio. Dessa forma, agrega total facilidade de gerir a empresa em apenas alguns cliques.

Uma vez que a obtenção de dados é feita de forma simplificada, as tomadas de decisões são pautadas em informações atualizadas. Além disso, garante um fluxo de trabalho otimizado e minimiza custos no longo prazo.

Aproveite tudo que o sistema tem para oferecer para sua indústria, clique no botão abaixo para revolucionar seu negócio.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário