, , , ,

Indústria Eletroeletrônica Brasileira. O cenário atual.

A indústria eletroeletrônica brasileira encarrega-se pela produção de celulares, televisores, computadores, tablets, e muitos outros aparelhos.

Desde o século passado, há um aumento crescente da busca por tais tecnologias, o que estimula o setor industrial a também aumentar suas produções. Porém, muito do que se compra pelos brasileiros vem de fora.

Afinal, qual é o cenário deste setor, em se tratando do Brasil? Saiba tudo a seguir!

Evolução histórica

Em meados de 1970, o Brasil começa a dar seus primeiros passos rumo à criação do que hoje chamamos de “complexo eletrônico”.

Em 1967, criou-se a Zona Franca de Manaus, que naquele momento, não foi suficiente para colaborar com o crescimento econômico.

O auge para a indústria eletroeletrônica brasileira foi através do Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento, anos depois, quando empresas tecnológicas tiveram incentivos para iniciar seus trabalhos aqui no País.

Já nos anos 90, houve uma redução da produção nacional, devido ao aumento das importações – estimuladas pelo processo da globalização.

Muitos passos lentos foram dados, afinal, pouco se investe em pesquisa e inovação quando se fala neste tipo de produto a nível de Brasil. E inclusive, ainda no século XXI, havia uma forte tendência à importação.

Nos últimos anos, percebeu-se um aumento deste setor, e com as atuais mudanças de governo, o cenário é otimista. Porém, para que bons resultados sejam obtidos, é preciso que a gestão da indústria seja efetiva e ousada!

Como obter sucesso na indústria eletroeletrônica brasileira?

Diversos aspectos são necessários para que se tenha sucesso neste ramo industrial. Embora seja preciso estar sempre atento às dinâmicas do mercado, também é necessária muita atenção quanto a aspectos internos da empresa.

A seguir, conheça alguns pontos que merecem mais atenção dentro do seu negócio.

1. Qualidade

Cada vez mais, o consumidor busca produtos eletroeletrônicos que tenham uma boa qualidade, inclusive investindo grandes valores.

Por exemplo, podemos falar na marca chinesa Xiaomi, que tem revolucionado os conceitos mundiais de tecnologia.

Conclui-se que é preciso se espelhar nas grandes marcas e criar mecanismos para aumentar a qualidade dos produtos fabricados.

2. Exportação

Uma das grandes tendências da economia brasileira para os próximos anos é da exportação. E, empresas que estiverem ligadas nisso, têm muita chance de sucesso – inclusive o ramo eletroeletrônico.

Sendo assim, estreitar relações com outros países é um passo fundamental!

3. Marketing e Publicidade

Atualmente, houve uma mudança na maneira com que se faz propaganda, e os investimentos passaram a ser pautados principalmente na internet.

Independente do tipo de produtos que você tenha em sua produção, é essencial que a boa divulgação seja feita:

  • Através do uso das redes sociais;
  • Via geração de conteúdo para os seguidores;
  • Criando anúncios nos mais diversos sites;
  • Posicionando seu site nos mecanismos de busca como o Google;

E muito mais.

Para auxiliar neste processo, deve-se contratar profissionais capacitados em fazer o seu negócio crescer.

4. Recrutamento de pessoal

Infelizmente, o Brasil ainda possui poucos profissionais altamente especializados em eletroeletrônicos. Diante deste cenário, você precisa recrutar os melhores para a sua equipe.

Para que isso seja possível, é preciso espelhar-se nas políticas de grandes empresas do mundo, que trabalham da seguinte maneira:

  • Oferecendo um ambiente de trabalho descontraído e liberal;
  • Recompensando seus colaboradores com bons salários;
  • Com investimentos em educação e especialização;
  • Incentivando a atualização, inclusive no exterior;
  • Bonificando funcionários com viagens, incentivo a atividade física, e muito mais.

Se possível, é interessante conhecer (pessoalmente) empresas como o Google e a Apple, para observar as políticas e modo com que elas trabalham.

5. Gestão eficiente

Pegando um gancho do tópico anterior, para que todo esse processo ocorra dentro da sua indústria, é preciso ter uma gestão eficiente e antenada nas inovações.

Portanto, contrate e treine um pessoal para tais funções, sempre trabalhando com metas!

Além disso, é muito importante estimular:

  • A criatividade;
  • A integração dos vários setores;
  • O feedback aos colaboradores;
  • Os investimentos em bem-estar e saúde;

Dentre outras políticas.

6. Caminhe ao lado dos grandes

Seu sonho sempre deve ser grande e desafiador. Para realizá-lo, será preciso buscar parcerias, e é preferível que estas sejam grandes empresas.

Quando se enxerga o crescimento alheio, novas práticas e comportamentos surgem, e com isso, há uma tendência ao crescimento.

Portanto, todas as vezes que for buscar aliados, procure gestores e diretores de empresas que você gostaria que se assemelhassem a sua.

7. Implantação de novas tecnologias

Para que a indústria consiga acompanhar o mercado, é essencial que ela esteja equipada da maneira mais moderna possível. Isso envolve o maquinário, o conhecimento, a mão-de-obra, e muito mais.

Para isso, os investimentos serão algo essencial, e então, recursos financeiros devem ser destinados para tal fim. Isso só será possível quando se tiver um bom controle do fluxo de caixa, apoio de investidores, boas aplicações, etc.

8. Controle de produção através de software

Sua empresa só irá andar quando ela estiver sob controle. Isso envolve questões de estoque, andamento da produção, demanda, matéria-prima, e muito mais.

Por mais que seja praticamente impossível integrar todas estas funções, isso é possível quando se implanta um sistema ERP dentro da empresa. Sendo assim, pode-se:

  • Integrar as gestões;
  • Controlar os prazos;
  • Aumentar a produtividade;
  • Reduzir os custos;
  • Estar a par dos tributos e obrigações fiscais;
  • Reduzir riscos;
  • Investir com resultados;

Além de uma série de outros benefícios.

Para apostar no novo e aumentar ainda mais o crescimento da sua indústria, contate uma empresa de software de sua confiança e implante-o imediatamente!


Quer saber mais? Entenda quais são os desafios da indústria brasileira para este ano de 2020. Baixe gratuitamente o nosso ebook, acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/ebook-os-desafios-da-industria-2020

Nós da Aoki Inova, somos uma empresa de software, e fornecemos soluções tecnológicas para aumentar a performance das indústrias.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas, acesse:  https://www.aokisistemas.com.br/sistema-erp-para-industria-eletro-eletronica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário