A tecnologia como vantagem competitiva na sua indústria
A tecnologia como vantagem competitiva na sua indústria. Atualmente, os gestores entendem a tecnologia como uma vantagem competitiva, visto que ela propicia o escalamento da produção e a entrega de produtos de maior qualidade em menor tempo.
Mas quais são as novas tecnologias que podem tornar as indústrias mais competitivas e ajudá-las a alcançar metas? Como elas são utilizadas na prática? Se você quer responder a essas perguntas, então não deixe de ler esse artigo!
Entendendo a importância da tecnologia como vantagem competitiva
Nesse início de século XXI, a indústria adentrou em uma nova era de inovação constante, com o emprego de tecnologias que empregam a inteligência artificial, a Internet das Coisas e o Big Data.
Estamos nos referido à chamada “4ª Revolução Industrial”, também conhecida como Indústria 4.0.
Graças ao emprego das novas tecnologias no chão de fábrica, muitas empresas estão conseguindo produzir mais, com maior eficiência, qualidade e rapidez.
E o que é melhor, com o máximo aproveitamento de seus recursos e redução significativa de custos.
De fato, o emprego da tecnologia possibilita o uso pleno do maquinário, a automação de processos e o controle mais efetivo da cadeia produtiva.
Em outras palavras, as inovações da Indústria 4.0 potencializam a produção ao mesmo tempo em que são capazes de reduzir gargalos e erros causados pela intervenção humana.
“Evidentemente, em um contexto como esse, a concorrência se torna ainda mais acirrada e a tecnologia passa a ter um papel preponderante na corrida por diferenciais competitivos.”
Mas, afinal, quais são as tecnologias que estão possibilitando a maior eficiência das indústrias? Veja quais são elas no tópico a seguir!
As principais tecnologias da indústria 4.0
Automação
Com o emprego da automação industrial, vários processos que antes precisavam de supervisão humana passaram a ser totalmente desempenhados por robôs. A cadeia produtiva se autonomiza a cada dia que passa!
Internet das Coisas
Também conhecida como IoT (Internet of Things), essa tecnologia permite a interconexão de diversos maquinários por meio de uma rede de internet, dando maior confiabilidade e independência aos processos.
Computação em nuvem
A computação em nuvem reduz os custos das indústrias com a área de TI, visto que torna desnecessária a manutenção de uma estrutura de servidores própria. Além disso, essa tecnologia facilita a escalabilidade da estrutura de TI.
Drones
Os drones são robôs que podem ser de diversos portes e são capazes de fazer uma série de tarefas minuciosas em indústrias, realizando inspeções e outros procedimentos em locais de difícil acesso.
Aprendizagem de máquina
Hoje em dia, as máquinas já são capazes de aprender a fazer análises preditivas a partir de comportamentos passados, o que pode ser muito útil para prever cenários e tomar decisões estratégicas.
Impressão 3D
No contexto da indústria 4.0, essa tecnologia é utilizada para produzir componentes customizados, de maneira muito mais rápida, eficiente e barata.
Big Data
O Big Data possibilita insights a partir de enormes quantidades de dados, o que torna as tomadas de decisão muito mais assertivas. Ademais, as novas tecnologias de dados possibilitam a identificação de falhas e gargalos.
A tecnologia da informação como vantagem competitiva
A nova revolução da indústria deve ser compreendida em um contexto de maior desenvolvimento da tecnologia da informação.
De fato, as tecnologias oriundas desse campo possibilitaram um domínio sobre dados nunca antes visto.
Entre essas tecnologias, podemos mencionar as soluções de cibersegurança, os dashboards, os softwares de gestão e bancos de dados focados em Business Intelligence.
Essas ferramentas possibilitam a manipulação e utilização de informações consideradas estratégicas de forma automatizada, intuitiva e segura.
Por todos esses motivos, a tecnologia da informação é uma realidade já consolidada no chão de fábrica.
Entre as tecnologias que mencionamos, os sistemas de informação é uma das que tem maior adesão por parte de gestores de indústrias. No tópico a seguir, explicamos os motivos desse fato.
Conquistando vantagem competitiva com os sistemas de informação
Uma tecnologia que chegou na indústria para ficar é o sistema de gestão, também conhecido como ERP.
Em linhas gerais, podemos definir esse sistema como um software que integra dados de todos os processos e setores de uma indústria, facilitando o gerenciamento e a tomada de decisão.
Dito de outro modo, os sistemas integrados de gestão tornam mais acessíveis e disponíveis informações consideradas fundamentais para uma indústria, de maneira a possibilitar a adoção ágil de medidas e um planejamento mais assertivo.
De fato, um ERP disponibiliza dados em tempo real em um único local, o que possibilita a identificação facilitada de possíveis falhas e erros na cadeia produtiva.
“Isso significa dizer que o uso desses sistemas pelos gestores é um grande diferencial competitivo, haja vista que viabiliza a otimização de processos e um controle mais eficiente de áreas sensíveis de uma indústria.”
Entre as informações e funções que podem ser disponibilizadas em um ERP, podemos mencionar as seguintes:
- Receitas e despesas diárias;
- Movimentações de entrada e saída de mercadorias;
- Indicadores de desempenho industriais;
- Horários de equipes de trabalho;
- Controle de contas a pagar e a receber;
- Emissão de documentos contábeis;
- Controle de lotes de insumos;
- Relatórios automáticos.
Para que você perceba de maneira mais clara como os ERP’s podem ser considerados um diferencial competitivo, indicamos os benefícios que sua indústria pode ter ao adotar essa solução. Veja!
Os benefícios do uso do ERP em indústrias
Relatórios precisos
Os melhores softwares ERP são capazes de emitir relatórios detalhados com informações organizadas acerca de processos, o que ajuda na identificação de possíveis falhas.
Otimização de processos
Com os sistemas de gestão é possível identificar gargalos e erros na cadeia produtiva, o que possibilita uma contínua otimização dos processos.
Dados em tempo real
Um bom ERP é capaz de disponibilizar dados em tempo real a qualquer momento, tornando o acompanhamento e o controle dos setores de uma indústria muito mais efetivos.
Tecnologia como diferencial competitivo: uma realidade difícil de ser negada
Para concluir, podemos afirmar que a presença de inovações tecnológicas no chão de fábrica tende a ser cada vez maior daqui pra frente. Portanto, empresas que desejam se manter no mercado devem aderir a essa tendência.
Isso porque a tecnologia como diferencial competitivo é um imperativo da nova Revolução industrial, a Indústria 4.0. O futuro já chegou!
Você está preparado para implementar novas tecnologias e manter sua indústria competitiva? Comente!
Experimente o sistema de soluções ERP da AOKI e impulsione o seu negócio.
Acesse: https://www.aokisistemas.com.br/
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!