5 Sinais de que sua indústria precisa de um ERP!
Conheça os benefícios de se ter um ERP para indústrias e veja se a sua está precisando de otimização nos processos de gerenciamento.
Enterprise Resource Planning ou ERP, é um programa de gestão empresarial que ajuda você a automatizar processos, comumente realizados de forma manual, além de armazenar e unificar a visualização de resultados.
Ou seja, com um ERP é possível centralizar as informações de todos os departamentos da sua indústria. Sendo também possível utilizá-lo para alinhar a comunicação entre as áreas, facilitando e otimizando as tomadas de decisões.
Continue a leitura para refletir se sua organização está precisando aderir a solução.
5 Problemas que a falta de um ERP pode proporcionar a sua indústria
Muitas vezes, alguns sinais passam batido na gestão industrial, por isso, elencamos 5 deles e trouxemos para te ajudar, vamos lá!
1. Departamento de vendas e compras ineficaz
A partir do momento que se é concentrado esforços em atividades não lucrativas, há perda de dinheiro. Já que essa atenção poderia estar sendo voltada para ações que geram receita para sua indústria e isso é um dos problemas que a falta de um ERP causa.
Dessa forma, com um sistema que otimiza o seu tempo em atividades manuais, uma quantidade maior de energia pode ser voltada para a geração de lucros. Ou seja, com essa solução, um vendedor, por exemplo, é capaz de ter acesso ao histórico completo de transações e assim pode analisar o desempenho que teve e, consequentemente, melhorar o que for necessário.
2. Desorganização na coleta e união de informações
O uso de mais de um programa para coleta e controle de informações, na maioria das vezes, se mostra ineficaz, inseguro e faz com que haja retrabalho, pois faz com que entradas parecidas entrem em bancos de dados diferentes.
Com isso fica a pergunta: Por que utilizar um software para registro de ponto e outro para controle de entrada e saída e funcionários quando se pode ter esse controle em um só local? Muito simples, um sistema ERP otimiza essa coleta de dados de forma que cada setor tenha como base um banco de dados único, ajudando na tomada rápida de decisões.
3. Erros operacionais constantes
Problemas na contagem de estoque, planilhas incompletas ou demora no preenchimento são faltas importantes que merecem atenção. No entanto, sabemos que errar é algo humano, mas quando se repete muitas vezes, é algo que precisa sim ser averiguado.
Pode-se culpar o responsável por essas funções, porém é possível ajudá-lo com um programa que automatize as tarefas. Além disso, são melhorias em atividades como essas, que farão seus colaboradores desempenharem outras atividades que geram ainda mais receita.
4. Relatórios incompletos
A emissão de relatórios não precisa ser vista apenas como uma atividade burocrática, já que é uma parte importante no gerenciamento de uma indústria. Ainda mais por ser necessário muita habilidade para obter dados específicos de longos documentos.
Esta atividade já é vista como burocrática. Imagine ter que abrir diversos programas, um de cada departamento da empresa para coleta e processamento de dados, e só então partir para a geração de relatórios? É complicado e cansativo. Nesse sentido, esse processo pode ser aprimorado com um ERP.
5. Setores desintegrados
A utilização de sistemas que não se integram dentro da sua empresa pode gerar insegurança de dados do negócio. Do mesmo modo que possibilita o desencontro de informações.
Com o ERP, todos os setores da indústria estão ligados e sempre compartilhando informações que possivelmente vão auxiliar uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. Ao passo que agora, seus dados estão muito mais protegidos.
Afinal, é válido lembrar, também, que se for da vontade do gestor, é possível configurar permissões de acesso, quem pode e quem não pode ter acesso a certas informações.
E então, identificou um ou mais problemas citados anteriormente em sua indústria? Continue a leitura para encontrar a solução!
Como um ERP pode ajudar sua indústria?
Identificou os problemas e agora decidiu agir e buscar a solução certa? Um ERP é a resposta, e vamos te mostrar os motivos!
1. Maior controle de produção
Como falado anteriormente, com o ERP, é possível ter acesso aos dados de todos os departamentos da indústria. No entanto, este é só um dos sinais de que você está tendo um maior controle da produção do seu negócio.
Outro sinal, é a possibilidade de controlar e visualizar os prazos e entregas com precisão, poder avaliar o maquinário utilizado e os insumos utilizados.
2. Flexibilidade aumentada
É sempre bom estar mudando de estratégia para saber analisar o desempenho. E com o software certo, você tem esse poder de flexibilidade de mudar os KPIs no seu processo de análise.
Uma das funções não tangíveis do uso desse programa, é o de empoderar o gestor. Afinal, o sistema auxilia nas tomadas de decisões assertivas e importantes para o negócio. Além de abastecer sua gestão com informações, possibilitando ter diferentes insights na descoberta de novas tendências.
3. União dos setores
Percebeu que estamos batendo na tecla da união de departamentos? Porque isso faz total diferença dentro da indústria!
Em outras palavras, o compartilhamento de dados dentro de uma única plataforma faz com que processos desnecessários sejam extinguidos, e muitos desses processos, que são retirados eram passos que só serviam para burocratizar.
Sendo assim, a comunicação otimizada e melhorada também é um dos benefícios que o ERP proporciona para o gestor e seus colaboradores.
4. Se escolhido da forma adequada é direcionado para indústrias
O software voltado para a indústria é pensado com base no departamento de manufatura, preparado para auxiliar e automatizar as demandas de cada área, com culturas atualizadas e de confiança.
Ou seja, se o seu objetivo é otimizar operações, redirecionar a sua energia e a de seus colaboradores para ações lucrativas, a implementação do ERP vai possibilitar tudo isso e um pouco mais!
Viu só, um ERP agrega apenas benefícios para sua gestão e para os resultados da sua indústria!
Indústria + ERP = Produtividade!
Já vimos as vantagens para a gestão, mas como um ERP otimiza e automatiza os processos de uma indústria? Confira!
1. Dados administrativos
O software para indústria se propõe a: reunir os dados da empresa dentro de um sistema de gestão, interligando as informações e os processos realizados pela entidade.
Justamente com essa concentração de dados, o acesso e controle das atividades e do pessoal da corporação são facilitados. Proporcionando, também, uma visão abrangente de toda a indústria gerenciada com a disponibilização de indicadores em tempo real.
2. Gestão completa
Gerenciar finanças, recursos humanos, produção, suprimentos, serviços, entre outros setores dentro um uma indústria, com o software específico, se torna mais simples e ágil. Afinal, tudo é agrupado em um único complexo operacional!
3. Personalização de processos
Além do sistema já ser voltado para concentração de dados e otimização de processos, há também a possibilidade de personalização do ERP para as necessidades da sua indústria. Sendo assim, a personalização se dá na alteração de fluxos, fórmulas e cálculos, por exemplo, para que haja mais exatidão nas particularidades do dia a dia da sua instituição.
A interface personalizada proporciona uma maior adequação a sua indústria, atendendo melhor às suas necessidades, pois o que pode ser uma necessidade uma empresa X não é necessário para a empresa Y.
4. Emissão de documentos fiscais
Proporcionando facilidade para o gestor da indústria e para o cliente, com o ERP também é possível realizar a emissão de documento fiscal de forma mais ágil. Ao invés de a nota, por exemplo, precisar ser emitida manualmente, uma por vez, com o software é possível fazer essa emissão em massa, além de gerenciá-las de forma simplificada.
5. Logística
Integrando o seu controle logístico ao ERP, você consegue atender as demandas da área com mais agilidade e segurança. Deste modo, tempo e dinheiro são economizados em decorrência da utilização de uma ferramenta mais completa.
Nesse sentido, é possível ter a gestão de pedidos, controle de estoque e frotas, gestão financeira, expedição de pedidos e emissão de relatórios, tudo dentro de um só programa, facilitando o trabalho do gestor e de seus funcionários.
6. Business Intelligence
Com os dados necessários, o ERP as utiliza como matéria-prima para gerar conhecimento ao software. Ou seja, faz com que o sistematização se torne cada vez mais eficiente para a indústria e seus setores.
Integrando B.I ao sistema operacional, por meio dos estudos dos dados coletados, o programa potencializa a eficiência dos funcionários fazendo com que todos tenham acesso a informações com facilidade e rapidez, principalmente a informações que são necessárias para tomadas de iniciativa.
Além da realização de investimentos mais assertivos e o melhoramento no desempenho de processos internos da organização.
Esses são só alguns dos principais pontos positivos da implantação do ERP na sua indústria, há muitos outros que vão revolucionar o fluxo de trabalho e com o software certo, todos os processos da sua empresa podem ser automatizados e melhorados.
Com o E2CORP sua indústria terá apenas benefícios
O E2CORP oferece um projeto de gestão empresarial focado em empresas de pequeno e médio porte do setor industrial, que almejam crescimento sustentável.
O nosso software se destaca no mercado, pois oferece flexibilidade e personalização nos processos, é um sistema orientado para trazer mais eficiência e é a melhor solução com custo/benefício do mercado.
Saiba mais sobre o nosso ERP para indústria clicando no botão abaixo!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!