Confira 6 dicas efetivas para sua indústria eletrônica se preparar para a Black Friday.
Black friday. A Black Friday já é considerada uma das maiores datas de vendas do ano no Brasil, ano após ano as vendas têm crescido de forma exponencial ainda mais dentro do e-commerce de produtos eletrônicos.
Sua indústria eletrônica precisa estar preparada para entregar ao varejo os produtos e assim realizar mais vendas, e para isso você precisa conhecer nossas dicas para um bom planejamento e gestão de seus materiais!
Entenda a origem e repercussão da Black Friday.
A origem da Black Friday nos remete a comemoração do varejo realizada nos Estados Unidos, desde os anos 1960 e que ganhou o nome e a força a partir dos anos de 1990, cujo o objetivo é vender diversos produtos e serviços, no meio físico ou online, com descontos imperdíveis durante um período de 24 horas, ou seja, a “sexta-feira negra”.
Nos EUA o evento é realizado na sexta-feira após o tradicional feriado do Dia de Ação de Graças que acontece na quarta quinta-feira de Novembro.
No Brasil, a Black Friday ficou por volta do dia 28 novembro, numa sexta feira que onde coincidentemente acontece o período do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro de muitos trabalhadores.
Panorama geral da Black Friday no Brasil
No Brasil, a Blackfriday deu seus primeiros passos em 2010, inicialmente apenas no e-commerce e com pouca adesão, porém com o passar do tempo, houve um crescimento e maior aceitação, incluindo uma quantidade crescente de lojas físicas e online, ganhando ano após ano a atenção dos consumidores.
Atualmente, em sua décima primeira versão a Black Friday passou a ser uma data bastante importante para o varejo, e uma grande oportunidade de compra durante o ano, principalmente de eletrodomésticos, eletrônicos e informática. Segundo um estudo de tendências do Google, o evento em 2019 teve um faturamento de R$ 3,2 bilhões.
No ano passado, mesmo dentro do cenário de pandemia, a data surpreendeu trazendo o número de R$ 3,86 bilhões de faturamento total, 5,34 milhões de pedidos sendo o ticket médio de R$ 723,37.
Sendo que as compras por e-commerce foram muito intensificadas em períodos de isolamento social, e foram ainda mais reforçadas durante a data.
Ainda que o ano tenha sido infelizmente marcado por complicações financeiras que resultaram na queda do poder de compra dos brasileiros.
O que esperar para 2021?
Para o ano de 2021, a maior tendência para a Black Friday está diretamente ligada ao poder do consumidor em realizar a pesquisa e comparar preços entre sites e antes de resolver realizar suas compras.
Hoje estão disponíveis diversos comparadores online que ajudam muito o cliente para que ele possa ter todas as informações na palma da mão.
E assim mesmo os que optam por fazer suas compras no varejo físico, acabam por utilizar o recurso da pesquisa on-line para comparar valores e fazer uma escolha assertiva.
Em 2020 tivemos a Black Friday considerada a mais digital da história, devido a pandemia a projeção é que o cenário do comércio eletrônico continue a expandir ainda mais em 2021, pois durante o ano passado por conta do lockdown o varejo físico diminuiu enquanto o e-commerce cresceu.
Além disso, pesquisas apontam certa maturidade que o consumidor digital adquiriu durante o período. Assim, deixando o consumo compulsivo de lado e utilizando mais ferramentas de pesquisa para realizar boas compras de forma consciente.
No Brasil a Black friday em 2021 acontecerá em 26 de Novembro, ou seja, ainda dá tempo para você se programar.
Saiba como preparar o seu estoque para o aumento da demanda durante a Black Friday:
Esta data comercial é uma ótima opção para aumentar o giro de estoque. Porém, o conceito de Black Friday vez ou outra, ainda acaba causando certa desconfiança em alguns mercados. Especialmente por causa de campanhas não transparentes e de gargalos operacionais recorrentes.
Assim, para que não aconteça com a sua empresa e ela aumente as vendas e captar novos clientes, é essencial ter atenção a essas questões de marketing e logística.
Ou seja, invista em estratégias e planejamento antes de definir sua real capacidade de distribuição e movimentação de produtos. E não se esqueça de realizar uma campanha realmente transparente. Assim, promove vantagens reais ao público, não apenas propagandas e divulgações duvidosas.
Acompanhe 6 dicas essenciais para que seu estoque esteja pronto
👉 Faça uso do PCR e MRP para ter um bom planejamento de compras:
O uso de um bom Planejamento e Controle da Produção é primordial para sua indústria, como também o planejamento das necessidades de materiais (MRP).
O PCR e MRP trazem várias melhorias e benefícios para as indústrias. Sendo que, com este fatores é possível saber o quê, quando e quanto comprar de materiais para a produção dos seus produtos. Evitando eventuais desperdícios de matéria primas ou componentes.
👉 Tenha uma lista de materiais completa e organizada:
Te ajudará a ter uma visão ampla do que precisa ser adquirido e do já existe no estoque, nas implantações de sistemas de gestão industrial. O item mais importante é configuração de listas de materiais. Pois sem ela, não se torna possível realizar outras tarefas essenciais para o funcionamento do sistema de gestão na sua indústria.
👉 Utilize o conceito Just in Time para reduzir seus custos:
A aplicação do Just in Time(JIT) se torna uma ótima alternativa para sua indústria. Assim, poderá reduzir os custos de produção e ampliar de forma assertiva o lucro na sua empresa.
Pode ser difícil de implementá-lo na sua empresa. Porém, você pode conseguir com o apoio de um ótimo software de engenharia de produção e assim crescer e atingir o patamar satisfatório.
👉 Corrija problemas através do planejamento PCP (Planejamento e Programação da Produção):
O planejamento e controle da produção, (PCP) precisa cumprir 4 funções: a programação da produção ( Quando realizar); Carregamento de máquinas e postos de trabalho (Quando e onde realizar); sequenciamento e priorização da produção (Em que ordem realizar) e por fim monitorar a produção (O plano está sendo de fato executado).
Desta forma, se atentar a estes objetivos além de seguir o planejamento você possibilita a sua indústria uma ótima gestão.
👉 Execute um controle de estoque eficiente e completo:
Seu estoque deve ter uma ótima gestão e uma visão global de todos os materiais que a indústria possui. O que possibilita a otimização de tempo, verba e uma gestão mais otimizada baseada em números reais.
Coloque em prática todas essas dicas através do melhor software de gestão ERP para a sua indústria eletrônica: conheça o E2CORP da AOKI!
Seu estoque pode fazer parte desta gestão de qualidade com um sistema ERP que integre todas as funções de gestão com máxima qualidade e funcionalidades.
O nosso sistema AOKI E2CORP se destaca dos demais sistema pois apresenta a você as funcionalidades que integram ERPs de grande porte. Porém, com custos de implantação de ERP de pequeno porte, realize a escolha certa e solicite um orçamento sem compromisso. Veja que o melhor custo benefício está em nosso sistema!
Este artigo ajudou você?
Deixe um comentário para nós, na caixinha logo abaixo.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!