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Conheça as melhores ferramentas para gerenciar a sua distribuidora de alimentos.

Conheça as melhores ferramentas para gerenciar a sua distribuidora de alimentos.

Distribuidora de alimentos. Se você tem interesse em aprimorar e desenvolver a sua distribuidora, nada melhor do que começar reavaliando os meios aplicados para o gerenciamento de seu negócio!

DISTRIBUIDORAS DE ALIMENTOS

Sabemos que as atividades das distribuidoras de alimentos tornaram-se mais aceleradas desde meados dos anos 90, onde os serviços de food service ganharam notoriedade e, portanto, entraram em uma grande expansão, dando início a uma vasta quantidade de distribuidoras e redes pelo país afora.

Desde então, as distribuidoras de alimentos atuam com muito vigor para serem reconhecidas e se especializarem dentre o segmento fornecido.

Os tipos de segmentos atendidos em distribuidoras podem ser categorizados em: alimentos frios e congelados, alimentos in natura (alimentos frescos), alimentos industrializados e alimentos não-perecíveis.

E, todos estes tipos de alimentos são destinados a inúmeras empresas distintas, desde as churrascarias e pizzarias, às grandes cozinhas industriais, hotéis, supermercados e outros tipos de negócio que necessitam da reposição periódica de mercadorias.

DIA A DIA

Já que as distribuidoras são, basicamente, a ponte principal entre as indústrias e os varejos de uma determinada região, destacamos o papel de alta relevância executado por elas, visto o nível de compromisso em suprir e abastecer inúmeros empreendimentos que dependem de seus serviços.

Uma distribuidora de alimentos lida diariamente com prazos apertados, frota de distribuição, rotas de deslocamento, pontos de coleta, recebimentos, conferência de notas, inventários, relatórios e controle de estoque, fluxo de mercadorias, transporte, remanejos, armazenagem, refrigeração e muitos outros processos delicados e de alta responsabilidade.

QUALIDADE

Somente uma distribuidora detém as habilidades necessárias para conseguir realizar um bom transporte, mantendo a mesma qualidade dos alimentos, do portão do fornecedor até o recebimento do comércio local!

Para fazer com que todos estes processos sejam possíveis, torna-se indispensável o aprimoramento da gestão dentro da distribuidora!

Implantar métodos eficientes para não perder o controle sobre o gerenciamento é a única solução para manter a rotina de sua distribuidora em dia e ganhar espaço para prestar um excelente atendimento às empresas e ao varejo!

FERRAMENTAS IDEAIS DE GESTÃO PARA DISTRIBUIDORAS DE ALIMENTOS

I. Business Model Canvas

Muito indicado para auxiliar na rotina das distribuidoras, o Business Model Canvas (ou Modelo de Negócios Canvas) é uma ferramenta de gestão que faz muito sentido para o tipo de atividade recorrente em uma distribuidora de alimentos.

O Modelo Canvas é um quadro que elenca 09 áreas do seu negócio, de forma que elas mantenham uma correspondência entre si.

A estrutura organizacional de sua distribuidora pode ser visualizada de forma prática e dinâmica utilizando essa metodologia.

Disponibilize um espaço grande em uma parede estratégica (como em salas de reuniões) no escritório de sua distribuidora e elenque os 09 espaços a seguir. Confira na figura abaixo:

Acompanhe abaixo o que deve ser registrado em cada um dos 9 quadros:

1 – Segmento de clientes: quais tipos de público são impactados pela sua distribuidora? Quais são as necessidades destes públicos?

2 – Relacionamento: pensando nestes segmentos de público, de que forma podem ser realizados a comunicação, o atendimento e o relacionamento com cada um deles?

3 – Canais: como alcanço nosso cliente? Aqui deve ser analisado o processo de compra e negociação do cliente, da aquisição até a logística de entrega e o pós-venda.

4 – Parcerias: Quem são os parceiros de sua distribuidora? Destaque aqui suas principais alianças entre fornecedores, colaboradores externos, recursos-chave, convênios, terceirizados e semelhantes.

5 – Atividades-chave: Quais atividades jamais podem deixar de acontecer em sua distribuidora? Elenque as atividades principais que corresponda a seu modelo de negócio e aos objetivos da empresa.

6 – Recursos-chave: Recursos físicos, recursos materiais, recursos intelectuais, recursos tecnológicos, recursos humanos e tudo o que é necessário para desenvolver as tarefas diárias da distribuidora.

7 – Propostas de valor: Qual problema o seu empreendimento resolve para os seus clientes? Quais soluções ela propõe? Com o que sua distribuidora, em suma, está contribuindo?

8 – Estrutura de Custos: Quais recursos, atividades ou meios são mais custosos para o seu negócio? Deixe esses valores sempre às claras.

9 – Fontes de receita: De quais formas o dinheiro irá entrar em sua empresa? Quais valores o cliente estará disposto a pagar e de quais formas ele prefere pagar? Possui taxas?

Esta metodologia irá servir de base para o direcionamento de sua distribuidora ser mais afunilado, mais preciso e mais certeiro, trazendo à tona os objetivos, a missão, a visão e os valores da organização!

Lembre-se sempre que realizar um planejamento estratégico é imprescindível para que o propósito da sua distribuidora esteja sempre alinhado a tudo o que ela desenvolve!

II. Software de Gestão

Um software de gestão é um fator-chave para o bom desenvolvimento de uma distribuidora de alimentos!

Com o alto volume de atividades existentes em uma distribuidora, controlar todas elas com métodos informais, ou mesmo com controles fora do meio tecnológico, fica cada vez mais, inadequado para o que a rotina de um empreendimento deste porte necessita.

O trabalho de uma distribuidora de alimentos fica inviável sem o auxílio e suporte de um sistema altamente tecnológico para gerenciar todas as atividades de forma segura e inteligente!

Junto disso, a vasta presença das atividades de logística requer que os procedimentos sejam cumpridos à risca, sem abertura de margem para erros.

Ruídos e interferências dentro dos processos de uma distribuidora de alimentos, podem acarretar em perdas de mercadorias, danos em lotes ou cargas, impactos financeiros, enganos de rota ou mesmo desordem na armazenagem, além de ser passível de prejuízos irreversíveis para o seu negócio!

Com essa afirmação é possível imaginar como seria, portanto, o trabalho e as possíveis confusões que poderiam acontecer dentro das distribuidoras que não se adaptarem ao uso da tecnologia para sobreviver, principalmente ao analisarmos o fato de que o uso da tecnologia, hoje em dia, é um dos maiores fatores de competitividade no mercado dos empreendimentos brasileiros.

Por esta razão, somente portando um sistema de gestão apropriado para o “caminhar” de uma distribuidora de alimentos, será possível reduzir a parcela de erros, ruídos e impactos negativos.

Um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um software de gestão elaborado e preparado para organizar as atividades de sua distribuidora, utilizando-se de recursos tecnológicos de acesso, de contagem, de emissão de relatórios, soluções fiscais, gestão de estoque e muitas outras funcionalidades que servirão de alicerce para a sua distribuidora de alimentos ganhar muito mais produtividade!

Reflita sobre quais perspectivas você deseja alcançar com a sua distribuidora e invista em uma tecnologia que irá lhe trazer bases concretas para decolar os seus negócios!

Se você ainda não sabe de que forma um sistema ERP pode otimizar e alavancar a produtividade da sua distribuidora, converse conosco pelo link abaixo e conheça mais de nossas soluções!

A AOKI Inova possui um excelente software de gestão direcionado para distribuidoras, com possibilidade de personalização de sistema, em plataforma cloud computer, compliance fiscal e muitos outros benefícios!

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