Como fazer cadastro de clientes otimizado?

Cadastro de clientes

O cadastro de clientes, além de agrupar os dados básicos dos clientes, também permite movimentações de vendas mais eficientes e seguras e melhora a qualificação das análises gerenciais.

Trata-se da forma mais eficaz de manter o controle dos seus clientes. Um bom sistema de ERP poderá proporcionar um cadastro de clientes bem completo e estruturado, o qual dará suporte às rotinas diárias de empresas pequenas, médias ou de grande porte.

O sistema ERP traz dados importantes do cadastro de clientes, os quais podemos citar:

  • Dados de Pessoa Física ou Jurífica
  • Dados comerciais do Cliente
  • Dados Tributários do Cliente – Regime Fiscal
  • Referências financeiras e bancárias
  • Acompanhamentos e agendamentos
  • Tabela de preços específicas (preços negociados)

O sistema também pode propiciar uma visão 360 graus do cliente com relatórios de histórico de vendas e fichas financeiras (histórico de pagamentos).

Através de um sistema voltado para clientes pode-se controlar os pagamentos, emitir notas fiscais, gerar ordens de serviço (quando for o caso), gerar boletos, dentre outras funcionalidades. 

Por que é importante?

O cadastro de clientes é importante para estabelecer um relacionamento com o seu cliente. Com as informações fornecidas por ele durante um cadastro, você pode direcionar melhor as estratégias do seu negócio. Confira algumas ideias:

Fidelização 

Com as informações de aniversário dos clientes você pode criar um email marketing para parabenizar e, também, através do histórico de compras, oferecer descontos exclusivos para que ele se mantenha ativo e próximo, e/ou mesmo avisá-lo de novos lançamentos que sejam do interesse do mesmo.

Programa de pontos

Com os dados de cada cliente, sobre compra de produtos você pode oferecer um programa de pontos (milhagem), caso ele esteja sempre procurando sua empresa para resolver seus problemas.

Que tal oferecer um produto da sua empresa como prêmio para um cliente? Com um sistema de pontos você adiciona o número de pontos que deve ser acumulado para que cada cliente possa resgatar na forma de produtos. 

Ofertas focadas

Analise os produtos que um cliente mais compra ou tem interesse através dos dados gerados nos relatórios obtidos a partir do cadastro de clientes. 

Com isso, você será capaz de criar estratégias mais assertivas e oferecer produtos que ele realmente esteja interessado, aumentando as chances de conversão e reduzindo taxas de rejeição.  

Principais dificuldades

A principal dificuldade de uma empresa é não ter uma base de dados confiável que agrupe todas as informações dos clientes. Além disso, o fato de não ter informações ou controlar o que cada cliente está comprando também traz prejuízos. 

Outro problema também é que muitas empresas utilizam várias planilhas de cadastro de clientes e, dessa maneira, cada departamento trabalha com informações diferentes. 

O ideal é ter um sistema de cadastro de clientes único e integrado com todas as áreas, para que elas tenham acesso às mesmas informações e concentrem seus esforços em um mesmo objetivo. 

Por ter essas planilhas manuais, muitos colaboradores perdem muito tempo criando relatórios de visitas, follow up e gerenciando outras informações de clientes, quando isso poderia ser automatizado.

Dicas válidas

Pensando nas dificuldades principais das empresas quando o assunto é cadastro de clientes, desenvolvemos dicas valiosas para você, confira:

Coloque um fim às planilhas

Se você quer que sua empresa esteja alinhada com as mesmas informações sobre os clientes para evitar uma comunicação e estratégias equivocadas com os clientes, você deve colocar um fim às planilhas.

Obtenha um sistema ERP 

Agora você será capaz de obter um sistema para dar suporte ao cadastro de seus clientes, integrado e eficiente que agrupe todas as informações do cliente em um único lugar. Pense que o cliente é o seu maior patrimônio, e cuidar bem dele, é o mesmo que cuidar bem do seu negócio.

Todos os departamentos terão acesso e poderão pensar suas ações com base nos dados capturados (acessibilidade e usabilidade).

Atualização integrada

Sempre que houver alguma atualização de cliente a ser cadastrada, todos os departamentos terão acesso a essa atualização, como por exemplo informações cadastrais, movimento de vendas e movimentos financeiros. Com isso, você permite uma interação com o cliente mais focada e personalizada.

Nada pior do que a empresa oferecer a mesma oferta duas vezes ao mesmo cliente ou ligar duas vezes para fazer uma pesquisa de satisfação, por exemplo. Esse tipo de erro dá a impressão ao cliente de uma empresa desorganizada e com falha nos seus processos.

O cliente automaticamente pensa: “Se uma empresa não consegue organizar seus processos internamente, que dirá me oferecer um produto ou serviço de qualidade?”.

Informações como visitas, reuniões, ligações, histórico de conversas, emails e outros trazem uma visão sobre o histórico e relacionamento com cada cliente.

Esses dados facilitam o trabalho da equipe de vendas e demais departamentos de relacionamento com o cliente. 

Por isso que o sistema de cadastro de clientes é tão importante e deve fazer parte da rotina de todas as empresas. 

Alguns outros artigos para consultar:

O que você faz para melhorar o relacionamento com seu cliente? Como integra as informações na empresa? Deixe um comentário!

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