Sistema ERP para Indústria Química
TORNE SEU GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE PRODUTOS QUÍMICOS MAIS EFICIENTE!
TENHA MAIS VISIBILIDADE DAS INFORMAÇÕES E CONTROLE SOBRE TODA A SUA OPERAÇÃO
Fabricar excelentes produtos químicos exige muito cuidado e controle e, por isso, uma indústria de sucesso deve buscar a excelência em Qualidade. Nós ajudamos você a otimizar todas as etapas do processo, desde a gestão dos pedidos, a programação da produção, a gestão dos processos produtivos, controle da qualidade, até a logística de entrega e armazenamento. Podemos fornecer insights operacionais para ajudá-lo a fazer o que você faz de melhor, ainda melhor.
Gestão de Clientes e Vendas
A indústria Química de Pequeno/Médio porte se caracteriza por trabalhar matérias-primas que exigem muito cuidado e controle, sendo que alguns itens tem manuseio bastante delicado e/ou com níveis de periculosidade elevada, além de tratativas de perdas durante o processo de difícil medição. Essas perdas devem estar previstas na definição da formulação do produto.
A gestão de pedidos e a programação de entregas normalmente faz com que a grande empresa faça um mix da produção sob encomenda com a produção para manter estoques mínimos, para garantir a demanda de pedidos de venda.
Essa categoria inclui uma gama grande de empresas, desde empresas do ramo químico propriamente dito que trabalham na produção de matérias-primas até indústrias do ramo farmacêutico, cosmético e outros. De qualquer forma, a cadeia é formada por empresas com características produtivas bastantes similares.
O processo de distribuição ou é do tipo programado, com base em contrato de fornecimento, ou se forem produtos finais, utilizam uma estrutura com base em representantes que atuam junto a grandes distribuidores ou diretamente no varejo.
Com isso a empresa precisa mixar os 2 modelos de uma forma precisa, ou seja, produção para estoque, para manter estoques mínimos (estoque de segurança), e produção sob encomenda para itens de baixo giro ou itens mais específicos.
Um detalhe importante é que normalmente as matérias-primas e os produtos acabados tem prazos de vencimento e, por isso, não é indicado manter estoques muito elevados, pois corre-se o risco de ter perdas por conta do vencimento dos produtos. Isso é resolvido através do controle baseados em lotes de rastreabilidade, tanto para matérias-primas compradas, quanto para itens fabricados.
Se o produto fabricado servirá de matéria-prima para o cliente, é comum ter que anexar o laudo de análise junto com a nota fiscal, ou seja, o módulo de controle de qualidade associado à produção é fundamental neste caso.
Além de todos estes recursos, o Sistema E2Corp ERP propicia uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, um CRM integrado para gerir relacionamentos e um BI para ajudar no planejamento comercial e lançamento de novos produtos.
Controle de Estoque e Compras
Apesar de se trabalhar com Pedidos, estas empresas procuram manter um estoque mínimo para atender a uma demanda projetada de vendas, mas alguns itens podem ser produzidos sob encomenda.
Trabalhar com estoque antecipado, ao mesmo tempo que é um conforto para o Comercial, pode trazer impactos financeiros negativo, consumindo o capital de giro da empresa, por isso este estoque precisa ser muito bem controlado.
Considerar prazos de entregas de matérias-primas, controle de qualidade na entrada, prazos de fabricação (leadtime), controle de qualidade na saída, com emissão de laudos de análise, prazos de entregas bem dimensionados, tudo isso são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem fabricadas.
A gestão do estoque de matérias-primas é igualmente importante, neste caso, o E2Corp trata com precisão Lotes de Mínimos e Padrão de compras, conversões de unidades, rastreabilidade, controle de vencimento por lotes, com o objetivo de manter um estoque mínimo e que atenda a necessidade de produção.
Alguns produtos químicos podem sofrer perdas durante a armazenagem, transporte e manuseio. Tudo isso deve ser previsto na definição da formulação do produto, assim como no cálculo do custo padrão do item.
Outra coisa comum é termos o mesmo item, seja uma matéria prima, seja um produto acabado em diversas embalagens de tamanhos diferentes (litros ou quilos), isso tende a dificultar a logística.
Para matérias-primas, uma solução adotada é a aplicação de um processo de “fracionamento” ou simplesmente acondicionado em embalagens padrão, resultando em um único item, ficando mais fácil inclusive para formular, movimentar e armazenar.
É o caso da matéria prima líquida, que chega a granel em caminhões tanque, onde tais matérias-primas ao serem descarregadas obrigatoriamente serão acondicionadas em compartimentos adequados. Durante este processo podem ocorrer perdas, por isso é necessário aplicar medições para garantir que o estoque permaneça o mesmo.
O Sistema de Gestão de Materiais e Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: rastreabilidade físico e contábil dos materiais, gestão de locais ou armazéns, endereçamento, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e o histórico gerado pelas movimentações.
Controle de Produção
A fabricação de produtos Químicos passa por um controle rígido de matérias-primas, com rastreabilidade por lotes e uma estrutura de produtos com formulação precisa, normalmente baseado em unidades de Pesos e Volumes, que se intercambiam em conversões definidas por “densidade”.
Controlar a qualidade dos lotes de matérias-primas é tão importante quanto controlar a qualidade dos produtos acabados, pois os reflexos são diretos no resultado final do negócio.
As matérias-primas quando chegam normalmente ficam em “quarentena” onde são aplicados testes de qualidade, com o objetivo de garantir que o referido lote esteja dentro dos requisitos exigidos pelos produtos que consumirão estas matérias-primas.
Normalmente o fornecedor anexa o laudo de análise junto com a nota fiscal de entrada, caso isso não aconteça, muitas vezes a empresa precisará aplicar testes de qualidade e emitir o seu próprio laudo de análise, pois o seu cliente poderá exigir este documento.
O E2Corp vem com duas modalidades de definição de produtos acabados, a tradicional para itens discretos, que é uma estrutura multinível, e a modalidade para indústrias de processo onde ao invés da estrutura de engenharia temos a formulação para uma determinada quantidade de produto acabado (batelada), que representa 100% da formulação.
A produção normalmente é organizado em “bateladas”, inclusive a formulação é feita para uma “batelada”, que compreende a quantidade necessária para preencher o compartimento onde ocorrerá o processo de mistura ou de reação das matérias-primas envolvidas.
Isso significa que necessariamente a fabricação será sempre em lotes padrão de uma “batelada”, até porque a formulação é feita para esta quantidade.
O tratamento de perdas durante o processo é fundamental, ou seja, na definição da formulação o Sistema ERP deve prever as perdas que ocorrerão durante o processo.
Desta forma, caso eu queira produzir 1 Litro e a matéria-prima tem perda de 3% durante o processo, o sistema deve alocar uma quantidade maior para que, mesmo com a perda prevista, chegue-se na quantidade necessária.
Ao final do processo obtém-se a embalagem do produto fabricado que podem ser acondicionados em mais de uma embalagem diferente, onde cada item receberá um código de produto acabado distinto, ou seja, o produto acabado pode variar em função do tamanho da embalagem.
Por exemplo embalagens de 1 litro e embalagens de 5 litros do mesmo produto. Esta tratativa do produto líquido antes de embalar e dos múltiplos produtos gerados pelas diferentes embalagens deve ser tratado pelo Sistema ERP.
O E2Corp ERP vem com uma gestão completa do setor de produção MRP, com recursos baseados no conceito MRP I (Gestão de Materiais: formulação, planos, ordens e apontamentos), e MRP II (Gestão de Recursos produtivos: máquinas, mão de obra, calendário, carga máquina, etc), que se integra com Controle de Qualidade e apuração de custo real de produção, fazendo os rateios dos custos gerais indiretos incididos neste departamento.
Desenhamos um conjunto de funcionalidades verticalizadas e essenciais para a indústria Química, que engloba a forma de compor a formulação do produto, as conversões de unidades, tratamento de perdas, controle de qualidade para itens em quarentena, emissão de laudos, controle de rastreabilidade por lotes, endereçamentos de estoque por lotes, cálculo do Plano de Produção considerando estoques mínimo e demandas projetadas, integração com força de vendas (Aplicação Mobile) e muitos outros que permitem um controle eficiente do negócio.
Inclui também recursos avançados como apontamento de recursos e operações, Carga Máquina, sequenciamento de Ordens nos recursos disponíveis (Scheduling), e custo real de produção. Atende indústrias discretas ou de processos, sob encomenda (MTO – Make-to-Order), seriada (MTS – Make-to-Stock) ou de projetos (ETO – Engineering-to-Order).
Controle de Qualidade
O Controle de qualidade na indústria química começa pela matéria-prima, de forma mais rigorosa, pois as matérias primas formam a base da qualidade do produto acabado. Quando chegam, as matérias-primas vão para quarentena, onde são feitos análises antes da aprovação dos lotes, começando o controle de rastreabilidade do produto acabado.
Mais do que simplesmente produzir, a empresa precisa garantir que os itens produzidos estejam em conformidade com a especificação técnica do produto fabricado, o qual é medido através de análises. Cada análise pressupõe um resultado esperado, sendo que este resultado deve estar dentro de limites toleráveis.
O Controle de Qualidade do E2Corp está associado às matérias-primas e produtos acabados, onde são definidos diversos tipos de análises, tais como: visual, sensorial, físico-química, dimensional, peso, etc. Para cada análise são definidas as tolerâncias, que são aferidas no apontamento, podendo ter aprovação automática, aprovação com restrição ou rejeição.
Ao final o E2Corp pode emitir um Laudo de Análise ou Certificado de Análise que pode acompanhar o produto juntamente com a Nota Fiscal impressa, como documento que garante a conformidade do produto dentro dos parâmetros de análise pré-definidos.
Logística
A logística materiais de uma indústria Química é composto de duas dimensões principais: a interna (movimentação de matérias-primas e itens fabricados), e a externa (entregas e cargas de transportes).
Internamente, muitas vezes, são feitos endereçamentos nos depósitos para garantir um controle mais eficientes dos lotes de materiais e/ou para facilitar os movimentos destes itens dentro do chão de fábrica, almoxarifados e expedição.
Na parte externa, em muitos casos o Sistema ERP precisa fazer o controle de cargas dos transportes que fazem a entrega, orientado por rota e ordem de descarga.
Em alguns casos são necessários emitir notas de remessas para o material trafegar, até que a operação de venda seja realizada na ponta, com posterior emissão das Notas Fiscais.
A carga do caminhão é baseado em um romaneio de carga, onde as notas são ordenadas, conforme sequência no roteiro de entrega, com o objetivo de organizar e prover mais eficiência a este processo.
Em processos mais complexos ou de maior volume é comum utilizar sistemas especializados, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que fazem o acompanhamento do processo de entrega, incluindo o rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime. No caso, o E2Corp não inclui este módulo nativamente, mas pode ser integrado a ele.
Business Inteligence
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
Analisar as informações do negócio permite a definição de estratégias e ações mais precisas que podem fazer toda a diferença no negócio.