TORNE SEU GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS QUÍMICOS MAIS EFICIENTE!
Diferenciais:
- Tratamento eficiente de estoques, com reposição otimizada para evitar faltas e excessos.
- Tratamento de lotes de rastreabilidade e vencimentos de produtos
- Tratamento de múltiplas unidades e conversão entre unidades diferentes.
- Controle de qualidade e emissão de laudos de análise
- Tratamento de endereçamento de produtos na prateleira como por lote de fabricação.
TENHA VISIBILIDADE E CONTROLE SOBRE TODA A SUA OPERAÇÃO
Distribuir produtos químicos, dependendo do produto exige um cuidado especial na armazenagem e manuseio, especialmente no processo de separação, devido em alguns casos, a unidade em que o produto é comprado ser diferente da unidade em que é vendida, exigindo conversões de unidade em casos de fracionamentos.
A comercialização normalmente pode ser feita através de vendas via telemarketing (pedidos), ou feito por meio de representantes comerciais, escalados por região, ou seja, o desempenho comercial também passa por uma boa gestão dos representantes e das respectivas carteiras dos representantes.
É comum a compra em unidades maiores, como por exemplo, tambor e a venda em unidades menores, como frascos e galão, ou até mesmo compra em kilos e vendas em unidades de volume (litros).
Sempre quando o material é manuseado e/ou fracionado, normalmente requer uma nova análise de qualidade, com emissão de laudo de análise, para garantir a segurança quanto a especificação do produto.
O desempenho do negócio passa pela análise que parte do macro (região) e detalha até o nível de produto.
Gestão de Clientes e Vendas
A Distribuidora de produtos químicos de pequeno/médio porte se caracteriza por atender desde a loja que revende os produtos, até as indústrias que utilizam estes produtos como matérias-primas para fabricação de produtos acabados.
A gestão de pedidos e a programação de entregas normalmente faz com que a maioria trabalhe com estoques mínimos, para garantir o atendimento da demanda dos clientes.
Grandes consumidores normalmente compram diretamente de fabricantes, que também não deixam de ser distribuidores.
O processo de vendas normalmente é feito por meio de vendedores internos e/ou por representantes regionais, cada um com a sua carteira de clientes, capturam os pedidos e enviam para a distribuidora por meio de email, telefone ou por meio de aplicativos mobile, focado em força de vendas.
A integração do Sistema ERP com softwares de força de vendas possibilita a integração dos pedidos capturados pelos representantes, com o ERP, eliminando processos de digitação, tornando este processo muito mais eficiente e livre de erros.
Neste processo é importante fazer a gestão do perfil de consumo por região e por cliente, de forma a gerar subsídios para uma melhor gestão de demandas e estoques, com o objetivo de evitar faltas ou excessos.
Um detalhe importante é que normalmente os produtos deste segmento tem controles rígidos na sua composição, exigindo que se faça controle de estoques por lote de fabricação, onde nem sempre é permitido mesclar produtos de lotes diferentes.
Também é comum o mesmo produto ser embalado em diferentes embalagens, neste caso o mesmo pode receber códigos distintos para permitir controle de estoques por embalagem, por exemplo: galão e tambor.
O sistema ERP propicia uma gestão mais precisa e eficiente dos estoques de produtos por lote de fabricação e por tipo de embalagem.
E2Corp ERP propicia uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, um CRM integrado para gerir relacionamentos e um BI para ajudar no planejamento comercial preciso, desde o nível macro (regiões) até o detalhamentos de clientes, produtos e perfis de consumo.
Controle de Estoque e Compras
Normalmente a empresa trabalha as vendas com base em pedidos, desta forma, procuram manter um estoque mínimo para atender a uma demanda projetada de vendas, mas alguns itens podem ser comprados sob encomenda.
Trabalhar com estoque antecipado, ao mesmo tempo que é um conforto para o departamento Comercial, pode gerar impactos financeiros, consumindo o capital de giro da empresa, por isso este estoque precisa ser administrado para ser absolutamente mínimo.
Considerar prazos de entregas dos diferentes fabricantes dos produtos distribuidos, assim como lotes mínimos de compras são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem compradas, ou seja, os itens que farão parte do cálculo de reposição de estoque.
O Sistema de Gestão de Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: locais de armazenagem, rastreabilidade por lotes com controle de validade, sistema de endereçamento nas prateleiras, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e todo o histórico gerado pelas movimentações.
Controle de Qualidade
O Controle de Qualidade em produtos que são manuseados (fracionados) se dá de forma rigorosa, pois o cliente exige comprovação de que as características do produto não foram alteradas com o manuseio.
Com isso os itens manuseados são verificados quanto a conformidade com base em uma especificação, o qual é medida através de análises, que pressupõe um resultado esperado.
O resultado deve estar dentro de limites toleráveis, o qual chamamos de desvio padrão. O resultado desta verificação é a emissão de um Laudo de Análise, comprovando a qualidade do produto.
O Controle de Qualidade do E2Corp está associado aos lotes de produtos, onde são definidos diversos tipos de análises, tais como: visual, sensorial, físico-química, peso, etc. Para cada análise define-se as tolerâncias, que são aferidas no apontamento, podendo ter aprovação automática, aprovação com restrição ou rejeição.
Ao final o E2Corp pode emitir um Laudo de Análise ou Certificado de Análise que pode acompanhar o produto juntamente com a Nota Fiscal impressa, como documento que garante a conformidade do produto dentro de parâmetros de análise pré-definidos.
Considerar prazos de entregas dos diferentes fabricantes dos produtos distribuídos, assim como lotes mínimos de compras são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem compradas, ou melhor, os itens que farão parte do cálculo de reposição de estoque.
O Sistema de Gestão de Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: locais de armazenagem, rastreabilidade por lotes com controle de validade, sistema de endereçamento nas prateleiras, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e todo o histórico gerado pelas movimentações.
Logística
A logística de uma distribuidora pode ser dividida em duas dimensões, conforme abaixo:
Interna: envolve a logística de armazenagem, movimentação e separação levando em conta aspectos como umidade, forma de armazenar, localização, e especialmente lotes de fabricação. A movimentação pode exigir cuidados e manuseios especiais dependendo do tipo de produto.
Entrega: engloba desde o processo de separação e carga dos transportes a serem utilizados para entregas (caminhões tanques ou baús), a carga do caminhão, programação de rota para otimizar as viagens até o processo de entrega.
Tratar endereçamento de prateleiras é muito importante para gerir com maior precisão o estoque por lote de fabricação e otimizar processos de separação para entregas, principalmente onde a variedade de produtos é muito grande.
Na parte externa, em muitos casos, o Sistema ERP precisa fazer o controle de cargas dos transportes que fazem a entrega, orientado por rota e ordem de descarga.
Em alguns casos são necessários emitir notas de remessas para o material trafegar, até que a operação de venda seja realizada na ponta, com posterior emissão das notas fiscais.
A carga do caminhão é baseada em um romaneio de carga, onde as notas são ordenadas, conforme sequência no roteiro de entrega com o objetivo de organizar e trazer mais eficiência a este processo.
Em processos mais complexos ou com mais volume é comum utilizar sistemas especializados, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que faz o acompanhamento do processo de entrega, podendo incluir rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime. No caso, o E2Corp não inclui este módulo nativamente, mas pode ser integrado a ele.
Business Inteligence
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
Analisar as informações do negócio permite a definição de estratégias e ações mais precisas que podem fazer toda a diferença no negócio.