TORNE SEU GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS MAIS EFICIENTE!
Diferenciais:
- Tratamento eficiente de estoques, com reposição otimizada para evitar faltas e excessos.
- Tratamento de lotes de rastreabilidade e vencimentos de produtos
- Controle de entregas, e remessas de produtos
- Gestão de representantes e tratamento preciso de comissões
- Integração com sistema de força de vendas mobile para representantes
TENHA VISIBILIDADE E CONTROLE SOBRE TODA A SUA OPERAÇÃO
Distribuir produtos alimentícios exige uma gestão eficiente dos estoques pelo fato de serem produtos altamente perecíveis que exigem um processo de armazenamento cuidadoso alinhado com o tipo de produto.
A comercialização normalmente é feita por meio de representantes comerciais, escalados por região, ou seja, o desempenho comercial também passa por uma boa gestão dos representantes e das respectivas carteiras dos representantes.
O desempenho do negócio passa pela análise que parte do macro (região) e detalha até o nível de produto, conforme exemplificado no gráfico abaixo:
Gestão de Clientes e Vendas
A distribuidora de alimentos de pequeno/médio porte se caracteriza por atender desde o cliente pequeno que requer uma logística nem sempre tão simples, até os grandes varejistas com elevados níveis de exigências.
A gestão de pedidos e a programação de entregas normalmente faz com que a grande maioria trabalhe com estoques mínimos, para garantir a demanda de pedidos.
Grandes varejistas normalmente compram diretamente de fabricantes, que também é comum fazerem o papel de distribuidores, vendendo para grandes varejistas, assim como atendendo a pequenos varejistas diretamente ou deixando a tarefa para os distribuidores.
O processo de vendas normalmente é feito por meio de representantes regionais, cada um com a sua carteira de clientes, capturam os pedidos e enviam para a distribuidora por meio de email, telefone ou por meio de aplicativos mobile, focado em força de vendas.
A integração do Sistema ERP com softwares de força de vendas possibilita a integração dos pedidos capturados pelos representantes, com o ERP, eliminando processos de digitação, tornando este processo muito mais eficiente e livre de erros.
A venda muitas vezes pode acontecer no modelo “pronta entrega”, onde o caminhão sai carregado de mercadoria e realiza a entrega nas visitações aos pequenos comerciantes, seguindo uma rota pré programada.
No entanto, o mais comum é os representantes passarem antes para coletar os pedidos, enviar para a distribuidora, que, por sua vez, programa as entregas em dias e horários pré-programados.
Neste processo é importante fazer a gestão do perfil de consumo por região e por cliente, para obter uma melhor gestão de demandas e estoques, para evitar faltas ou excessos.
Um detalhe importante é que normalmente os produtos deste segmento tem prazos de validade e com isso não é interessante manter estoques muito elevados, pois corre-se o risco de ter perdas por vencimentos dos itens em estoque. O sistema ERP oferece uma gestão mais precisa e eficiente dos estoques de produtos.
E2Corp ERP propicia uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, um CRM integrado para gerir relacionamentos e um BI para ajudar no planejamento comercial preciso, desde o nível macro (regiões) até o detalhamento de clientes, produtos e perfis de consumo.
Controle de Estoque e Compras
Apesar de se trabalhar com pedidos, estas empresas procuram manter um estoque mínimo para atender a uma demanda projetada de vendas, mas alguns itens podem ser comprados sob encomenda.
Trabalhar com estoque antecipado, ao mesmo tempo que é um conforto para o departamento Comercial, também pode gerar impactos financeiros, consumindo o capital de giro da empresa, por isso este estoque precisa administrado para ser absolutamente mínimo.
Considerar prazos de entregas dos diferentes fabricantes dos produtos distribuídos, assim como lotes mínimos de compras são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem compradas, que farão parte do cálculo de reposição de estoque.
O Sistema de Gestão de Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: locais de armazenagem, rastreabilidade por lotes, sistema de endereçamento nas prateleiras, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e todo o histórico gerado pelas movimentações.
Logística
A logística de uma distribuidora de alimentos pode ser dividido em duas dimensões, conforme abaixo:
Interna: envolve a logística de armazenagem, movimentação e separação levando em conta aspectos como umidade, forma de armazenar, localização, e especialmente lotes de vencimento. A movimentação pode exigir cuidados e manuseios especiais dependendo do tipo de produto.
Entrega: engloba desde o processo de separação e carga dos transportes a serem utilizados para entregas (caminhões, vans), programação de rota para otimizar as viagens, o processo de entrega até o retorno das sobras e possíveis devoluções dos clientes.
O Sistema ERP deve permitir trabalhar com múltiplos locais de estoques para organizar melhor e rastrear os produtos, por exemplo, em processos de pronta entrega.
Cada caminhão pode ser tratado como um local de estoque do tipo “temporário”, pois em um dado momento, parte do estoque estará nos caminhões de entrega.
Administrar o endereçamento de prateleiras é muito importante para gerir com mais precisão vencimentos por lotes e otimizar processos de separação para entregas, principalmente onde a variedade de produtos é muito grande.
Na parte externa, em muitos casos o Sistema ERP precisa fazer o controle de cargas dos transportes que fazem a entrega, orientado por rota e ordem de descarga.
Em alguns casos são necessários emitir notas de remessas para o material trafegar até que a operação de venda seja realizada na ponta, com posterior emissão das notas fiscais.
A carga do caminhão é baseado em um romaneio de carga, onde as notas são ordenadas, conforme sequência no roteiro de entrega com o objetivo de organizar e oferecer mais eficiência neste processo.
Em processos mais complexos ou com mais volume é comum utilizar sistemas especializados, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que faz o acompanhamento do processo de entrega, podendo incluir rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime. No caso, o E2Corp não inclui este módulo nativamente, mas pode ser integrado a ele.
Business Inteligence
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
Analisar as informações do negócio permite a definição de estratégias e ações mais precisas que podem fazer toda a diferença no negócio.