,

Vantagens do sistema ERP para indústrias

sistema erp para industrias

Independente da empresa, o sistema ERP pode prestar um suporte importante às atividades diárias dentro de um negócio.

Para entendermos melhor o papel do ERP para indústrias na gestão de uma empresa, fica a pergunta: O que significa hoje gerir uma empresa? Gerir uma empresa significa gerir os dados da empresa, pois de fato, as decisões hoje são tomadas com base em informações que movimentam uma empresa.

Nas indústrias, a implementação de um software de gerenciamento torna-se ainda mais necessário devido à complexidade de gerir as informações relacionadas com os processos de fabricação. Confira as vantagens desse sistema nas indústrias!

Aumento da produtividade

Quando falamos em produtividade estamos pensando em eficiência de máquinas, mas também dos colaboradores.

Com esse sistema, a empresa pode controlar melhor sua produção e identificar onde seus recursos estão sendo alocados de forma menos satisfatória. Com essa análise é possível criar estratégias para melhorar os processos e o fluxo de trabalho.

O software otimiza o tempo, pois dispensa uso de planilhas não integrada entre as áreas, além de manter um registro de despesas e captura de dados de funcionários de maneira eficiente.

Assim, o sistema ERP para indústrias também pode ser usado como base e fonte de informação para criar programas de premiação de funcionários e gerar mais motivação e produtividade dentro da fábrica.

Redução de custos

Uma das principais vantagens da implementação do sistema ERP para indústrias é a economia gerada. Com o sistema ERP, poupa-se gastos desnecessários e perdas do processo de produção.

O ERP leva a uma redução de despesas administrativas, além de melhorar o controle do estoque e evitar o desperdício na linha de produção.

Como resultado, o ciclo de faturamento é reduzido, os custos são mantidos baixos, os lucros aumentam e o estoque permanece sob controle.

Segurança dos dados

Ao usar o ERP, a indústria fica muito mais protegida de erros e perda de dados. O sistema é criado especificamente para trazer mais eficiência e reduzir erros, impossibilitando o preenchimento de dados incorretos.

O sistema ERP para indústrias permite que os distribuidores e fabricantes mantenham seus custos, cadeia de suprimentos e estoque sob controle, o que garante mais satisfação dos clientes e maior vantagem competitiva.

Além disso, todos os dados ficam salvos em servidores e backups em nuvem (Cloud Computing), evitando a perda de documentos e informações importantes seja por problemas nos equipamentos, seja por ações de vírus, como os “ransomwares” que vêm se tornado cada vez mais frequentes.

Padronização dos processos

Uma forma de manter os processos organizados dentro da indústria é a padronização dos processos e dados gerados. E a padronização tem impacto direto na qualidade dos produtos, por justamente padronizar os processos produtivos.

Com isso, você permite uma melhor integração entre setores e uniformidade dos dados, reduzindo riscos de problemas de sincronização de sistemas e partilhamento de relatórios desatualizados.

Com a gestão do sistema ERP você reúne e concentra todas as informações em um só lugar, o que possibilita a implementação de sistemas de qualidade e adequação das normas ISO.

O sistema ERP também pode dar um suporte aos supervisores para que se concentrem em seu trabalho, sem perder tempo desenvolvendo relatórios ou outras papeladas.

Visibilidade das informações e melhoria da gestão

As informações do setor de produção, assim como dos demais departamentos, ficam mais acessíveis aos usuários, tanto online quanto realtime, fazendo com que decisões sejam tomadas com maior velocidade e com muito mais acuracidade.

Na medida em que se tem mais informações e de uma forma mais precisa, consequentemente se tem mais gestão sobre o negócio.

Podemos entender que a gestão de uma empresa se dá por um conjunto grande de decisões interdependentes e temporais, em que também podemos dizer que o sucesso do negócio acontece na medida em que os acertos sejam mais relevantes do que os erros.

Da mesma forma, se as informações são mais precisas e mais rápidas, o gestor tem melhores condições de tomar as decisões mais certas e mais rápidas.

Há muitos anos, a implementação do ERP era um privilégio apenas de grandes empresas, hoje já faz parte da realidade das pequenas empresas. Atualmente, as empresas devem errar muito menos para sobreviver, pois empresas que erram muito não perduram, independente do tamanho.

Outros conteúdos que podem te interessar:

Acha que o ERP pode ser útil para sua indústria? Entre em contato conosco. Se tiver dúvidas, deixe um comentário!

Fontes:

6 industries that need ERP systems – ERP SoftwareBlog

Unique industries served by ERP Solutions – Select Hub

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário