, ,

Indústria Química: Tendências para 2020.

indústria química

Indústria Química: Um ano novo se iniciou, e existe um cenário extremamente otimista para as empresas brasileiras desse setor.

Espera-se que haja um crescimento econômico relativamente maior que 2019, e com isso, os empresários precisam estar preparados para novos desafios e demandas do mercado.

A seguir, conheça as principais tendências e mudanças que a Indústria química no Brasil provavelmente irá enfrentar neste ano de 2020!

Recuperação do déficit comercial na indústria química

Até então, havia um déficit comercial quando o assunto eram produtos químicos. A partir deste ano, existe a perspectiva de que haverá uma mudança, caminhando para um viés mais positivo, rumo ao crescimento.

Estima-se uma alta taxa de crescimento da indústria química no Brasil, principalmente pela abertura do mercado de exportações.

Também, espera-se que haja a substituição das importações neste mercado, o que demandará ainda mais investimentos no setor químico.

Para tal, as indústrias devem estar preparadas, principalmente no sentido de:

  • Aumentar a escala de produções;
  • Otimizar os processos de venda;
  • Atrair mais investidores;
  • Apostar em um controle de qualidade mais eficiente;
  • Manter um processo otimizado, através de um melhor controle e uma gestão mais integrada.

Dentre outras questões.

Química verde

O meio ambiente está pedindo socorro, e a indústria química precisa estar preparada para enfrentar um novo desafio em 2020: a revolução das matérias-primas.

É urgente a necessidade de criar meios e materiais para que a produção deixe de lado os altos impactos à natureza, e para tal, surge o conceito de química verde.

Em linhas gerais, pode-se dizer que ela espera a substituição das antigas matérias-primas por materiais sustentáveis e renováveis. Também, será necessário diminuir os resíduos ambientais, já que estes são amplamente nocivos à natureza e também à saúde humana. Para estar preparada para esta nova tendência, a indústria química precisa apostar em:

  • Uso de fontes renováveis;
  • Busca por produtos recicláveis;
  • Criação de processos que aumentem a eficiência energética;
  • Diminuição do uso de substâncias tóxicas;
  • Desenho de produtos seguros;

E muito mais!

A concretização de todas estas questões só será real quando novos investimentos forem possíveis, além do incentivo e criação de pesquisas no ramo.

Aumento do consumo de plástico na indústria química

Cada vez mais, há um aumento da demanda e consumo de produtos confeccionados a partir do plástico. Para 2020, este será requisitado principalmente pelo varejo.

Como se trata de um material de baixo custo, ele é utilizado para embalagens, na construção civil, como matéria prima em outros setores, e muito mais. Vale salientar que a legislação caminha para restringir o uso de material não reciclável nas embalagens, isso demandará pesquisas no desenvolvimento de materiais que possam estar mais alinhado com a preservação do meio ambiente.

Hoje, a indústria do plástico ocupa a 4ª posição no ranking de geração de empregos no Brasil, algo extremamente otimista para enfrentar sua maior demanda, graças:

  • Aos novos processos de transformação;
  • Incremento da tecnologia;
  • Inúmeras possibilidades de personalização e transformação do plástico;
  • A agregação de valor.

Geração de novos empregos

Levando em conta o crescimento econômico que está por vir, este ramo da indústria precisa estar preparado para a contratação de novos colaboradores.

Muito além de gerar empregos, é preciso que estes profissionais estejam adequados às demandas do mercado, além de serem detentores do conhecimento exigido.

Por exemplo, a contratação de engenheiros químicos parece ter boas perspectivas, visto que existem diversos profissionais recém-formados no mercado, que ainda investem em especialização e capacitação.

Para tanto, será necessário:

  • Investir na pesquisa e qualificação;
  • Criar atrativos para a contratação;
  • Otimizar os processos de produção e a distribuição das funções;

E claro, será necessário estar preparado para enfrentar a concorrência, visto que a maioria das empresas químicas estará demandando pessoal mais qualificado, e mais comprometido com os resultados. Portanto, crie estratégias para que os melhores funcionários venham até você!

Dinamismo da indústria do petróleo

A indústria petrolífera tem enfrentado uma série de mudanças, e no Brasil, o cenário envolve o crescimento. Existem perspectivas que revelam:

  • O drástico crescimento da produção de gás natural no Brasil;
  • O dobro na produção de petróleo;
  • O aumento das importações;
  • A exploração do pré-sal.

Tudo isso, envolve muito trabalho e crescimento industrial, para que as novas demandas possam ser atendidas.

Juntamente, existe a questão ambiental abordada anteriormente, que também se mostra um desafio para a indústria química no Brasil.

Para tanto, aquelas empresas que conseguirem reduzir o teor de gás carbônico liberado na natureza, com certeza obterão um destaque neste cenário!

Otimização da operacionalização dos processos

Agora que você já sabe todos os desafios e mudanças que a indústria química está prestes a enfrentar, é preciso criar estratégias para otimizar os processos industriais.

Para que a sua empresa seja um diferencial no mercado, um bom sistema ERP deverá ser implantando. Através dele, diversas vantagens serão obtidas:

1) Garantia de excelência: ao se contar com um software de qualidade, haverá uma maior visibilidade do processo, o que garante maior pontualidade nos prazos de entrega, uma gestão mais precisa da produção, garantia da qualidade, e muito mais.

2) Programação de pedidos: deve-se levar em conta que a indústria química trabalha com processos complexos e delicados, e para que todos eles ocorram da maneira desejada, deve-se ter um controle exato sobre o fluxo dos pedidos, das entregas, e especialmente nas perdas em processos produtivos.

3) Controle de estoques: evite desperdícios e aproveite todo o estoque da melhor maneira possível, através de um controle eficiente.

4) Rastreio de lotes: a eficiência da produção depende do rastreamento dos lotes, atrelado a um processo de endereçamento, o que poderá ser viabilizado através do uso de um ERP que atenda esta modalidade de indústria.

5) Logística: além da produção interna, é preciso também atentar-se a entrega dos produtos e recebimento destes pelos clientes. Com o gerenciamento da logística, há uma maior garantia nos prazos de entrega.

Com todas estas novas tendências da indústria química, há a possibilidade de multiplicar os crescimentos da sua empresa. Para que isso seja possível, invista no controle e gerenciamento de toda a produção!


Quer saber mais? Entenda quais são os desafios da indústria brasileira para este ano de 2020. Baixe gratuitamente o nosso ebook, acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/ebook-os-desafios-da-industria-2020

Nós da Aoki Inova, somos uma empresa de software, e fornecemos soluções tecnológicas para aumentar a performance das indústrias.

Agende uma conversa com um de nossos especialistas, acesse: https://www.aokisistemas.com.br/sistema-erp-para-industria-quimica

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário