Guia básico de gestão empresarial

gestão empresarial

A gestão empresarial é uma atividade complexa de se realizar, exigindo uma enorme quantidade de disciplinas e atribuições que se integram de uma forma harmoniosa, e que caminham no sentido de atingir os objetivos e metas propostos pela organização.

A primeira variável da gestão empresarial é o planejamento, sendo este o elemento que mobiliza os esforços para uma direção específica, sabendo exatamente o que se quer atingir, como e em quanto tempo conseguir e, sem o qual, os esforços perdem grande parte do seu conteúdo lógico.

A empresa precisa definir claramente seus objetivos, e a partir das metas pontuais e métricas traçadas, planejar o modo como alcançá-la, o tempo disponível e formas de analisar resultados obtidos ao longo do tempo para aferir se está no caminho certo.

Para definir metas é fundamental que a empresa, além de conhecer suas forças e fraquezas, esclareça o papel que deseja cumprir na sociedade e os valores que irão condicionar do ponto de vista ético, e que entenda, também, as forças competitivas do mercado atuante.

Estabelecer esse processo é vital para que os objetivos sejam realistas, evitando esforços inúteis, nervosismo e frustrações.

 

A importância da gestão empresarial integrada

Vale ressaltar que o planejamento não é uma disciplina exata. É um processo que o gestor leva dias, semanas e até meses fazendo, usando de grande esforço intelectual para não ser seguido, não obstante, não fazê-lo signifique o caos e a falta de rumo.

Atualmente, a mudança é constante: os imprevistos se transformam em rotina e a calmaria em exceção. Tudo e todos estão em contínuo processo de mudança e transformação, as pessoas, a tecnologia, os governos e as diretrizes macroeconômicas. Com isso, mesmo seguindo rigidamente o plano traçado não é garantia do sucesso, mas este sempre será uma referência para medir resultados e traçar novos rumos.

O gestor empresarial precisa estar atento a tudo isso, buscando se antecipar aos fatos, estando preparado para eles. É um exercício de aprendizado e readaptação permanente para ter um funcionamento harmonioso das diversas células da empresa, que precisam dialogar entre si e interagir.

A gestão de uma empresa engloba diversas subdivisões que são vitais para o seu funcionamento. São os chamados departamentos, sendo importante ressaltar que compreender que o termo gestão está falando de gestão de pessoas, de processos, de marketing, financeiro, econômico, da informação e outras atribuições gerenciais que variam de uma atividade econômica para outra.

Todos os gestores devem ter a responsabilidade de fazer a gestão de todas essas variáveis. Como, por exemplo, um gerente de marketing tem que fazer gestão de pessoas, de informação, de processos, econômica e financeira.

Sim! Econômica também! Por exemplo, o Marketing que é o responsável por gerar novas fontes de receita para a empresa, já que, ao elaborar um plano de marketing, deve levar em conta a capacidade da empresa investir e até de contrair dívidas.

 

A importância de um sistema de gestão

A gestão integrada é a percepção de que não há estruturas independentes dentro das empresas. Elas interagem, se relacionam e são dependentes e a tecnologia tem sido a maior aliado na gestão das empresas.

Um bom software de gestão empresarial ERP é capaz de oferecer uma visão sistêmica e dinâmica da empresa, integrando os diversos setores através da informação e da otimização dos processos e, por outro lado, alimentando as células da empresa com informações relevantes, através de informações gerenciais, além de oferecer recursos capazes de otimizar o tempo e reduzir custos.

Por exemplo, uma instituição financeira tem demandas diferentes de uma clínica médica, um gerenciador financeiro se alimenta e se torna útil quando integrado à gestão dos estoques, caso se esteja falando de uma empresa que comercialize ou distribua bens de consumo.

Um bom sistema de gestão integrada ERP é, sobretudo, aquele que entende a atividade da empresa, pois só assim será capaz de atender suas demandas específicas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário