, , , , ,

ERP para distribuidoras: entenda quais são as vantagens e como escolher

ERP para distribuidoras: entenda quais são as vantagens e como escolher

ERP para distribuidoras: entenda quais são as vantagens e como escolher. Para quem não sabe, a adoção de um ERP para distribuidoras representa um enorme diferencial competitivo, integrando toda a empresa, facilitando o gerenciamento e dando mais precisão às informações sobre um negócio.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos quais são as principais vantagens de um ERP e como escolher um que dê conta das demandas e necessidades de uma distribuidora. Confira!

As vantagens do sistema ERP para distribuidoras

Comecemos pelas vantagens que esses sistemas podem propiciar às distribuidoras.

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer que o ERP é a melhor forma de aplicar a tecnologia da informação à gestão de negócios.

No caso específico das distribuidoras, ele pode otimizar diversas rotinas, maximizar os lucros e facilitar a tomada de decisão.

A seguir, indicamos em detalhes todas as vantagens do investimento em um sistema ERP. Veja!

Integração entre todos os setores

“Uma das vantagens do ERP é o fato de ele concentrar as informações de todos os departamentos de uma distribuidora em um único local.”

Essa centralização dos dados facilita o acesso e a leitura por parte dos gestores. Com o cruzamento dessas informações, dispostas de maneira organizada em uma mesma plataforma, tem-se uma tomada de decisão muito mais assertiva.

Entre os dados que podem ser avaliados e cruzados por gestores, podemos mencionar os registros financeiros de entrada e saída de produtos, a quantidade de itens em estoque e o número de solicitações.

Redução de erros

O ERP é capaz de automatizar o registro de dados. Dessa forma, evita-se a perda de tempo com o preenchimento manual de planilhas.

Além do que, a automação da entrada de informações no sistema de uma distribuidora reduz a ocorrência de erros, o que torna os dados muito mais confiáveis.

Isso significa dizer, também, que os gestores podem ter mais segurança ao tomar decisões baseadas em informações mais precisas.

Mais facilidade na gestão financeira e contábil

Geralmente, o ERP possui funcionalidades que permitem o acompanhamento e o gerenciamento de todas as atividades financeiras de uma empresa.

Somente para exemplificar, por meio desse sistema, é possível registrar saídas, fazer orçamentos e administrar o fluxo de caixa.

Ademais, a utilização de um ERP facilita o gerenciamento da carteira de tributos a serem pagos pelas distribuidoras.

Isso é possível porque esses softwares de gestão possuem integração com o SPED, evitando o preenchimento manual dos vários formulários exigidos pelo Fisco.

Melhora a gestão dos estoques

Um dos pontos mais sensíveis de uma distribuidora é o estoque. De fato, é um desafio gerir uma grande quantidade de produtos, controlando entradas e saídas e avaliando a necessidade de reposições.

Com o uso de um ERP, essas tarefas podem ser facilmente realizadas. Isso porque todos os dados das mercadorias são lançados no sistema no momento da entrada, facilitando o controle de quantidades.

Assim, pode-se evitar desperdícios e atender os clientes com mais qualidade, confirmando a existência dos produtos requisitados no momento da solicitação.

Auxilia no relacionamento com os clientes

O ERP permite não somente a criação de um banco de dados com informações dos clientes, mas também, o melhor entendimento do perfil da clientela.

De fato, esses sistemas possibilitam a construção do histórico dos clientes, por meio do qual é possível consultar o número de pedidos, o ticket médio das compras, reclamações e outros dados relevantes.

Com esses dados em mãos, as equipes podem entender melhor as necessidades de cada cliente e tornar o atendimento mais personalizado.

As informações sobre clientes coletadas pelos sistemas ERP também são de grande utilidade para o desenvolvimento de estratégias e ações de marketing mais assertivas.

Personalização para atender às demandas de cada distribuidora

Atualmente, os softwares ERP podem ser personalizados com funcionalidades específicas, de maneira a atender às necessidades de cada usuário.

A personalização do ERP leva em conta o tamanho e a capacidade operacional de cada distribuidora, além da complexidade dos processos envolvidos em toda a operação.

Isso significa dizer que o ERP pode (e deve!) ser utilizado por distribuidoras de todos os portes, elevando a qualidade dos serviços e facilitando a gestão.

Como escolher o melhor ERP para distribuidoras?

Embora possam propiciar todas as vantagens que mencionamos acima, é preciso dizer que as várias opções de ERP disponíveis no mercado atendem a diversas necessidades.

Por isso, é fundamental ter em mente alguns critérios, que podem nortear a escolha do software mais adequado em cada caso. A seguir, mostramos quais são eles.

Os objetivos da empresa

“Antes de qualquer coisa, é preciso que os gestores tenham em mente quais são os processos e áreas sensíveis, que podem ser melhorados com a implementação de um ERP.”

A partir daí, é possível estudar qual solução melhor contempla essas demandas específicas.

Estudo do custo-benefício

De acordo com um estudo desenvolvido pela consultoria Aberdeen Group, somente cerca de 30% das funcionalidades de um ERP são realmente utilizadas pelas empresas.

Ou seja, de nada adianta contratar um software mais caro com inúmeras funcionalidades sem nenhuma serventia. Tenha sempre em mente que, no que diz respeito a ERP, menos é mais.

Ademais, deve-se considerar a adoção de uma plataforma SaaS, haja vista que elas tendem a ter um valor mais acessível.

Facilidade de implantação

Quando implantados, os softwares de gestão costumam alterar de maneira significativa os processos de uma distribuidora.

Por isso, é importante que o processo de implantação seja simples, de maneira a permitir a continuidade das atividades e a propiciar um impacto positivo sobre os departamentos envolvidos.

É necessário verificar, também, se há a necessidade de elaborar treinamentos para as equipes que terão de lidar com o ERP implantado.

Otimizando processos e melhorando a tomada de decisão com um ERP para distribuidoras

Assim, podemos concluir que esse tipo de software é um grande diferencial competitivo, permitindo a integração de todos os setores das empresas, otimizando e automatizando processos e facilitando a gestão.

De fato, a adoção de um ERP para distribuidoras possibilita diagnósticos e relatórios mais precisos, tomadas de decisão mais assertivas e ágeis e mais facilidade no gerenciamento fiscal.

E você, o que acha de ter um maior controle sobre sua distribuidora, integrando informações de todos os setores em um só lugar? Comente!


Quer aprender mais? Baixe o nosso ebook Gratuito sobre Introdução a Gestão de Projetos, acesse: https://materiais.aokisistemas.com.br/lp-introducao-a-gestao-de-projetos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário