Emissão NFE: facilidade dentro da sua empresa!
A emissão NFE é uma forma rápida e fácil de emitir comprovantes fiscais de transações comerciais. Ele é muito importante para empresas que precisam certificar e documentar uma compra ou venda, e é utilizada para o recolhimento de impostos.
Além disso, ter tudo devidamente documentado é uma obrigação para qualquer empresa legalizada no país.
O Brasil tem uma das leis tributárias e fiscais mais complexas do mundo e isso pode atrapalhar muito na hora de colocar tudo em dia. Mas, se você tiver o emissor digital ele poderá fazer todo esse trabalho por você de maneira automática e facilitar seu dia a dia na empresa.
O que é?
A Nota Fiscal é o comprovante obrigatório emitido depois de uma transação comercial, ou seja, da compra e venda de produtos ou prestação de serviços.
Este documento identifica o fornecedor, as especificações sobre as mercadorias adquiridas como marca, modelo, quantidade e preço, ou os serviços executados pela empresa.
Nota fiscal eletrônica
A Nota Fiscal Eletrônica é um documento digital, com emissão e armazenamento eletrônicos. A assinatura digital da emissão NFE assegura a validade jurídica da Nota Fiscal Eletrônica, bem como o recebimento do documento pelo fisco, antes da realização do Fato Gerador.
A NF-e é acompanhada do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), que acompanha mercadorias em trânsito e possibilita consultar os dados através da internet.
Vale salientar que, antes, a Nota Fiscal era representada por um documento em papel impresso, mas com a introdução da Nota Fiscal Eletrônica deve-se guardar o arquivo XML que representa a transação fiscal, que contem internamente a assinatura digital do responsável pela empresa.
Resumindo, não há necessidade de arquivar as Danfes, mas sim de arquivar eletronicamente os arquivos XML por um período de 5 anos, além do ano corrente.
A Nota Fiscal Eletrônica substitui a nota fiscal modelo 1 ou 1A, ou seja, documento que registra transações comerciais entre pessoas jurídicas (exemplos: nota fiscal de entrada, operações de exportação e/ou importação, transações interestaduais ou remessa simples); e o modelo 4, que é a Nota Fiscal do Produtor.
Entretanto, a NF-e não pode ser usada para substituir outros documentos fiscais previstos na legislação, tais como o modelo 2 (Cupom Fiscal ou Nota Fiscal a Consumidor), que tem outros modelos digitais específicos.
O modelo 2 da emissão NFE pode ser substituído pela Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico. A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônico (Cupom Eletrônico – Nfce) é um documento emitido ao consumidor final, ou seja, às pessoas físicas ou empresas não contribuintes.
A emissão NFSe foi criada para substituir a Declaração de Serviço. A nota fiscal eletrônica serve de base para a cobrança do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
A NFS-e pode ser emitida após a conclusão do serviço. A empresa deve consultar a prefeitura para confirmar as regras e obter o código de acesso ao sistema.
O documento digital criado é o CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), que substitui diversas notas referentes obrigatórias para o transporte de cargas.
Vantagens da emissão NFE eletrônica
O modelo tradicional de Nota Fiscal vem sendo, gradativamente, substituído pela nota fiscal eletrônica. Este novo modelo de notas fiscais torna os procedimentos mais ágeis, além de reduzir custos com papel e impressão gráfica de talões.
Outra vantagem é a possibilidade de poder encaminhar a NF ao cliente de forma automática garantindo um sistema automatizado. Com isso, você evita perder seu tempo ou de seus funcionários com esse tipo de tarefa manual e pode priorizar atividades mais importantes.
Funcionalidades
A emissão NFE pode contar com diferentes funcionalidades. O sistema é eficiente, pois permite o armazenamento da nota fiscal eletrônica em formato XML, em que fica armazenado no portal com livre acesso ao contador da empresa e também para fiscalização.
Também permite a impressão automática do DANFE após aprovação SEFAZ/UF. Realiza o envio automático do DANFE e NFE eletrônica ao destinatário/cliente.
Além disso oferece também um painel web para consultas de notas fiscais. Com uma senha, o cliente pode acessar e consultar suas notas sempre que quiser.
Os documentos ficam disponíveis no portal por 5 anos, além do ano corrente, além de poder consultar e baixar, este portal também mantém um backup das notas emitidas.
Como emitir Nota Fiscal Eletrônica?
Em primeiro lugar, é necessário conferir se o regime de tributação da empresa permite a emissão NFE. Para isso, consulte, também, a legislação da Secretaria Estadual da Fazenda e da Receita Federal.
Em seguida, obtenha o certificado digital junto à Autoridade Certificadora, registrada na Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras. A autenticidade da Nota Fiscal Eletrônica Campinas depende de assinatura eletrônica.
A empresa deve se cadastrar junto à Secretaria Estadual da Fazenda. Enquanto a empresa não estiver totalmente pronta para emitir a Nota Fiscal Eletrônica, no ato de credenciamento constará a informação “em homologação”.
As notas eletrônicas somente serão enviadas à Secretaria Estadual da Fazenda quando a empresa avançar para o status “em produção”, ou seja, a partir daí está habilitada para encaminhar oficialmente os documentos ao fisco.
Os governos estaduais oferecem sistemas gratuitos para emissão de notas fiscais eletrônicas, porém, para empresas que emitem um grande volume de documentos o ideal é investir em software de última geração de emissor NFE e outros documentos eletronicamente.
Por que contratar o serviço eletrônico?
A emissão NFE assegura ao consumidor o direito à garantia sobre os produtos adquiridos e pode ser utilizado para recolhimentos de impostos. A não emissão de nota fiscal pode ser considerada sonegação fiscal.
Com base nos lançamentos das notas, os órgãos governamentais (Receita Federal, Fazenda Estadual e Fisco Municipal) fiscalizam e controlam o pagamento dos tributos, tais como Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
Ou seja, tudo isso para dizer que: você tem menos riscos de ter problemas com o fisco e você aumenta a produtividade da sua equipe, que pode focar em desenvolver estratégias para a sua empresa, ao invés de perder tempo com tarefas manuais que podem muito bem ser automatizadas.
Como escolher o melhor?
O mercado dispõe de vários modelos a preços que cabem no orçamento da empresa. As plataformas são seguras e garantem mais agilidade nos procedimentos. Certifique-se apenas sobre as exigências da Receita Federal, Fazenda Estadual e Municipal.
As soluções ERP AOKI conta com um Emissor Nfe totalmente integrado ao sistema para tratamento e emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), o que propicia ao cliente total segurança operacional neste processo, além de garantir a armazenagem do arquivo XML da Nota Fiscal pelo período legal de 5 anos, como rege a legislação.
Outros artigos de interesse:
- O que é Bloco K e como implantar?
- Aumentar faturamento x aumentar lucro
- Sistema ERP orientado para processos
- Controle de fluxo de caixa – Como funciona?
O que achou do artigo? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário abaixo!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!