COVID 19: Entramos na Fase decisiva da crise: O que está para acontecer nestes próximos 10 dias?
Covid 19: Os próximos 10 dias serão extremamente decisivos para o Brasil, pois dependendo dos acontecimentos muitas mudanças e decisões serão tomadas, e podem mudar completamente o cenário atual de elevada tensão no campo econômico. Ou caminharemos gradualmente para romper com o isolamento social e reabertura do comércio, ou iremos para o lockdown horizontal.
Para pontuar o que pode ocorrer nos próximos 10 dias, farei as considerações a seguir:
- Como sabem a elevação mais acentuada da curva de contaminação, segundo o ministro Mandetta, já era para ter acontecido no mês passado, e vem sendo adiada, e agora foi jogada para esta primeira quinzena de Abril, e caso isso não se confirme, mostrará que vírus não se propaga bem em climas mais quentes, ou melhor, acima de 20 graus, como já vem falando alguns especialistas.
- Caso se confirme esta acentuação da curva de contaminação, dará razão a teoria do Mandetta, e aí muito provavelmente caminhemos para um lockdown horizontal mais acentuado, com ampliação do isolamento social, e consequente impacto negativo na economia do país, podendo levar ao caos social.
- Mas existe uma probabilidade bem grande de que não aconteça esta inclinação, segundo estudos já realizados, de que o vírus não se propaga bem em climas mais quentes, e aí o crescimento da contaminação será uma curva mais atenuada, tendendo para quase linear, para depois já começar a cair.
- No caso da segunda opção se confirmar, o presidente provavelmente irá baixar um decreto para abertura gradual do comércio, visando acelerar a retomada da economia, e neste caso também, a posição Ministro Mandetta estará bem ameaçada, podendo até cair.
- De outro lado, existem ainda evidências comprovadas, relatadas por um membro da Prevent Senior, empresa que juntamente com o Hospital Albert Einstein e o FDA Americano, tem feito testes com a Cloroquina, mostrando que ela é muito mais eficiente quando aplicado antes, ou seja, na fase ambulatorial, e não em casos graves como tem dito o ministério da fazenda. E ainda comprova com dados que os níveis de melhorias do paciente é bem grande, evitando que ele vá para a UTI.
- A informação da Prevent Senior já está tramitando no governo, e muito provavelmente devem mudar os procedimentos de aplicação da cloroquina, antecipando a sua aplicação para o início do tratamento, evitando assim, o aumento acentuado de casos graves, consequentemente diminuindo os casos de internação em UTI, o que por sua vez evitará o lockdown do sistema hospitalar, que é na realidade o principal problema gerado pelo Covid 19.
- O Presidente já tem anunciado claramente a sua insatisfação com as medidas tomadas pelo ministro Mandetta, que adotou uma teoria baseado no que aconteceu em outros países, como Europa e Estados Unidos, diga-se de passagem, países muito frios, e com um perfil muito diferente do Brasil, ignorando outras teorias, como a do Dr Anthony Wong da USP, que se baseiam nos seguintes pontos:
- A Covid 19 não se propaga bem em países com clima acima de 20 graus, que é o caso do Brasil;
- Mais de 85% das pessoas que terão o coronavírus nem perceberão, por terem organismos auto imunes;
- O vírus tem mais efeito sobre a população acima de 60 anos, e destes, leva a óbito predominantemente em pessoas com outros problemas crônicos que reduzem a imunidade do paciente (problemas coronários, diabetes, hipertensão, etc);
- Uma pandemia só passa quando mais de 60% da população passa pelo vírus, criando a imunidade contra ele;
- Demonstra claramente que existe um equívoco na estratégia adotada pelo Mandetta, onde o achatamento da curva através do isolamento social irá prorrogar esta pandemia para o inverno onde o vírus se propaga numa velocidade muito maior, e isso nos levará ao lockdown do sistema hospitalar;
- O correto seria o isolamento das pessoas de risco, e para os demais, permitir a circulação mas com procedimentos rígidos de comportamentos, e que evitem aglomeração de pessoas, pois é importante que a maioria passe pelo Covid 19 para poder criar a imunidade, e esta é a única forma da pandemia ir embora de forma definitiva;
- A outra opção seria a vacinação, mas ainda não existe disponível, muito embora já tenhamos estágios avançados de desenvolvimento em alguns países como China e Israel.
- A Covid 19 não se propaga bem em países com clima acima de 20 graus, que é o caso do Brasil;
- É fato que existe um forte movimento da esquerda e centrão para que a economia do país pare totalmente, causando um caos social sem precedentes, e isso é demonstrado no movimento lento e muitas vezes contrário do Legislativo.
- Se o Covid 19 atingir níveis parecidos com alguns países da Europa, como a Itália, a posição do presidente estará bem ameaçada, assim como a economia, que trará efeitos muito mais nocivos do que o próprio coronavírus, pois ao contrário dos países Europeus e Estados Unidos, o Brasil não tem uma musculatura financeira que possa salvar a economia do país. Mas se olharmos os números, eles por si só mostram que a probabilidade de isto acontecer é baixa, mas teremos que aguardar esta semana para ver, mas mesmo que aconteça, existe ainda uma grande possibilidade da cloroquina poder ter sucesso no combate ao Covid 19, e tornar se a grande protagonista da retomada do país a normalidade.
- Se o Covid 19 não tiver uma curva de contaminação mais acentuada, similar a de outros países frios, a economia começara a se movimentar novamente, evitando o caos sócio econômico, e isso fortalecerá o presidente, ao mesmo tempo, que enfraquecerá alguns governadores, e o próprio legislativo.
As cartas finais estão sobre a mesa, esta semana será bastante decisiva para o Brasil, os números do Covid 19 irão protagonizar mudanças e medidas que o governo irá imprimir de um lado ou de outro.
Nós empresários temos que ficar atentos para não tomar medidas equivocadas, e acabar sucumbindo o próprio negócio, neste momento é importante ficar atento aos dados e fatos, para que as medidas sejam mais racionais, e menos emocionais.
Entendo que medidas mais drásticas neste momento sejam inadequadas, antes disso, a minha sugestão é que considerem o uso das medidas que o governo tomou para salvar a economia do país, que pode ser interessantes, independente dos rumos que o Covid 19 possa tomar, pois ou ela salva o caixa, ou ela dará um fôlego para caixa, o que de qualquer forma pode ser bom para manutenção, ou até mesmo para alavancagem do negócio.
Osvaldo Aoki
Ceo da AOKI Inova
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!