Como controlar estoque?
Por que é tão importante controlar estoques? Controlar estoque é fundamental para empresas que distribuem ou fabricam produtos. Isso porque a base principal da operação é a movimentação de materiais de forma dinâmica e integrada com todos os demais setores da empresa.
Motivos para controlar estoque
As razões pelas quais devemos controlar os estoques são muitas, mas podemos citar algumas das principais razões:
- Não perder vendas
- Previsibilidade e pontualidade nas entregas
- Reduzir prazos de entregas e/ou de fabricação
- Reduzir capital imobilizado em estoque
- Reduzir necessidade de recursos externos (banco) para capital de giro
- Reduzir custos operacionais
- Previsibilidade e velocidade operacional
- Não perder clientes
- Maior precisão e eficiência nas compras (reposição)
- Para não comprometer o sucesso do negócio
Sabemos que controlar estoques dá trabalho, exige muita persistência e processos sistematizados, mas é melhor garantir um controle eficiente de estoques do que ter dores de cabeça no futuro.
O descontrole de estoques também significa o descontrole da empresa e isso, com o tempo, refletirá em maus resultados, podendo levar à falência do negócio.
Sistema eficiente para controle de estoque
Um bom sistema ERP deve propiciar mecanismos precisos e consistentes de controle de estoques, onde podemos destacar alguns pontos importantes, como:
- Identificação e movimentação com uso de código de barras
- Cálculo de reposição preciso, que considere estoque mínimo, prazo de entrega, giro e ponto de reposição.
- Sistema de identificação flexível e ao mesmo tempo preciso
- Controle da rastreabilidade
- Múltiplos locais de estoques
- Controle de endereçamento nas prateleiras
- Sistema de requisição interna e transferências entre locais e endereços
- Cálculo de estoque mínimo a partir do histórico de movimentações
- Cálculo do custo médio dos materiais comprados e fabricados
- Inventário com múltiplas contagens
Conclusão
Existem várias razões para implementar um controle preciso dos estoques com o objetivo de não comprometer o sucesso ou mesmo a continuidade do seu negócio. Sistematizar e integrar todas as áreas da sua empresa é essencial para garantir a saúde do seu negócio e a eficiência dos processos.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!