Como abrir uma distribuidora em 8 passos
Como abrir uma distribuidora em 8 passos. Quer abrir uma distribuidora e está em dúvida sobre os produtos e os trâmites? Conheça o caminho mais simples para abrir sua distribuidora.
Abrindo uma distribuidora
Se você tem uma indústria e depende de terceiros para distribuir seus produtos ou se você tem pensado em abrir uma distribuidora para trabalhar com logística sem necessariamente produzir seus produtos, esse artigo é para você. A independência de articular a entrega de produtos facilita a vida de quem quer impulsionar sua indústria.
Há também quem opte por abrir distribuidoras de produtos como negócio principal, pois lida com um porte maior de vendas e dá um retorno monetário alto. Se esse ramo atrai a tantas pessoas, como abrir uma distribuidora com tantos concorrentes? O processo é burocrático? Confira o nosso passo a passo.
1. Planejamento e Análise do Mercado
Essa é uma etapa primordial e que muitas pessoas negligenciam. Se você quer abrir um negócio, é preciso muito planejamento. Conheça o seu mercado, saiba quais são as vantagens e os desafios de se abrir uma distribuidora e tenha conhecimento sobre os requisitos legais, custos e melhores práticas do mercado.
Fique atento ao cumprimento das normas de funcionamento e armazenamento da distribuidora. Tenha registrado tudo o que você vai precisar comprar ou alugar, quanto vai gastar, quanto tem disponível para os gastos iniciais e para manter o estabelecimento até que ele tenha fluxo de caixa o suficiente para se manter sozinho. Se você faz parte de uma indústria, calcule bem os custos da distribuidora para saber se é mais vantajoso do que contratar terceiros.
Na etapa de planejamento, é importante também estudar seus concorrentes. Observar quem são seus fornecedores, qual é o seu preço de mercado, como eles se diferenciam e quais são os seus pontos fortes e fracos. Ter uma noção das práticas de mercado é fundamental. A tecnologia é também uma grande aliada dos distribuidores, pois ela facilita toda a logística de entrada e saída de produtos, gestão de clientes e de processos. Pesquise sobre soluções ERP e softwares para sua distribuidora.
2. Investimento e localidade
O investimento pode variar muito de acordo com a localidade e com o porte da distribuidora que você quer abrir. A média é de mais de 100 mil reais para uma distribuidora com a infraestrutura mínima adequada para funcionar.
Esse valor pode variar para mais ou para menos de acordo com as suas preferências, fornecedores e de acordo com a localidade e com o porte de sua distribuidora. Você pode considerar manter sua distribuidora em um local mais afastado se você tiver um bom (e barato) sistema de transporte. Do contrário, estar no centro pode ser mais vantajoso.
Faça orçamentos considerando todos os gastos e converse com outros empreendedores para ter uma noção de como está o mercado na região em que você quer abrir o seu negócio. Tendo em mãos todos os gastos que você vai ter, o tempo que vai precisar de capital de giro, e os detalhes das finanças de seu negócio, estabeleça metas claras para quando a sua distribuidora abrir.
3. Tipos de produtos
Há diferentes produtos que podem ser objeto de distribuição. Opte por aqueles em que você terá mais know-how ou que estejam dentro das suas possibilidades de negócio. Aqui estão algumas sugestões:
- Equipamentos Médicos e Hospitalares: Exigem uma gestão precisa, fornecedores de ponta e uma organização perfeita. São clientes de alto padrão e sua gestão de distribuição deve ser impecável.
- Materiais de construção: exigem uma estrutura de telemarketing, por onde as vendas geralmente são feitas, um bom sistema de distribuição e de gestão ERP.
- Produtos alimentícios. Necessitam de muita atenção quanto a prazos de validade e qualidade.
- Produtos químicos. Exigem atenção no manuseio e no armazenamento.
Os mercados também são diferentes. Os produtos médicos hospitalares, por exemplo, possuem menos concorrentes – mas também um público mais restrito. Os alimentícios são o extremo oposto. Escolher com qual produto se quer trabalhar requer uma análise do seu perfil, das suas capacidades, desejos, e do seu mercado local.
4. Infraestrutura
Você vai precisar armazenar o estoque e mantê-lo nas condições estabelecidas pelo fabricante de cada produto. Seja bastante criterioso nesse aspecto: você não precisa comprar os produtos mais caros, mas eles precisam ser funcionais para armazenar os produtos.
Você vai precisar de uma boa estrutura de armazenamento e de meios de transporte de seus produtos que serão distribuídos. Além disso, a logística é fundamental para garantir o sucesso de seu negócio.
Uma excelente opção para quem quer começar bem no ramo de distribuição é buscar soluções ERP. Os sistemas ERP AOKI permitem uma gestão empresarial eficiente para distribuidoras de diferentes produtos.
Com uma solução ERP, você será capaz de alcançar mais clientes, aumentar a produtividade dos processos de seu negócio, e ter controle sobre seus produtos para entregar o melhor para seus clientes. Uma boa estrutura valherá muito mais se agregada a um sistema ERP eficiente.
5. Documentação necessária
Abrir um negócio pode ter algumas burocracias. A documentação varia de estado para estado, mas as principais que não podem faltar em seu negócio são:
- Registro na junta comercial
- Inscrição junto a prefeitura municipal para a obtenção de alvará
- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal
- Registro na Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estadual
- Registro no conselho regional de administração
- Obtenção de alvará de funcionamento junto ao corpo de bombeiros
- Observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)
6. Escolha do fornecedor
Depois que todo o planejamento estiver feito, você precisa escolher os fornecedores. Para isso, leve em consideração os seguintes critérios:
Fornecedores experientes e bem avaliados. Busque profissionais qualificados e com produtos de procedência garantida para evitar transtornos em seu negócio.
Custo do frete, armazenagem. Considere o tempo de entrega e o custo ao comprar. Quanto mais caro o frete, mais você vai tender a armazenar o produto – e os custos dessa armazenagem também devem ser levados em conta. Em um cenário ideal, você terá empresas com entrega frequente a custos menores.
Qualidade e diversificação. Você deve procurar produtos de qualidade e com variedade para ter opções para seus clientes.
Preço. Você tem que chegar a um custo do produto que você consiga repassar ao consumidor a um valor que ele esteja disposto a pagar e ainda tenha lucro. Por isso, o preço praticado pelo fornecedor é primordial.
Forma de pagamento. Leve em consideração a forma e a frequência de pagamento na hora de escolher um fornecedor.
7. Divulgação
Depois de planejar, organizar a estrutura de sua distribuidora e escolher os seus fornecedores, você já vai ter seguido a maior parte do processo para abrir o seu negócio.
A partir daí, é preciso marcar a data da abertura e fazer a divulgação. Atualmente, uma boa divulgação é fundamental para o negócio. Você deve mostrar que está apto para começar, ter aliados e tecnologia o suficiente para concorrer com quem já está consolidado no mercado.
8. Análise de resultados
Depois de todo esse trabalho, você precisa manter a parte administrativa de sua distribuidora em dia. Isso significa ter registro de tudo o que entra e tudo o que sai, tanto em termos de produto quanto de dinheiro.
As notas fiscais e a contabilidade devem estar em dia e organizadas para caso você precise prestar contas. Você deve ter estabelecido metas claras, desafiadoras e tangíveis para que agora você possa ter um parâmetro para analisar os resultados da distribuidora.
Use softwares para a gestão da parte administrativa. Isso facilitará bastante a qualidade de seus dados e manutenção da regularidade de sua empresa.
Experimente o sistema de soluções ERP da AOKI e impulsione seu negócio desde a primeira venda.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!