TORNE SEU GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS MAIS EFICIENTE!
- Tratamento eficiente de estoques, com reposição otimizada para evitar faltas e excessos.
- Tratamento de lotes de rastreabilidade e vencimentos de produtos
- Tratamento de múltiplas unidades e conversão entre unidades diferentes.
- Controle de qualidade e emissão de laudos de análise
- Tratamento de endereçamento de produtos na prateleira, podendo endereçar por lote de fabricação.
- Tratamento de metas e comissionamento
TENHA VISIBILIDADE E CONTROLE SOBRE TODA A SUA OPERAÇÃO
Distribuir medicamentos ou produtos farmacêuticos exige um cuidado especial na armazenagem e manuseio, especialmente no processo de separação, devido a grande variedade e ao controle de lotes por vencimentos.
Esse processo requer um mecanismo rígido de identificação, associado a um controle de endereçamento do mesmo dentro do armazém e de forma a facilitar e agilizar a separação.
A comercialização normalmente pode ser feita por vendas via telemarketing (pedidos), ou feita por meio de representantes comerciais, escaladas por região, ou seja, o desempenho comercial também passa por uma boa gestão dos representantes e das respectivas carteiras dos representantes.
É comum a compra em unidades maiores, como por exemplo, caixas e a venda em unidades a granel (unidades) e/ou pacotes.
O desempenho do negócio passa pela análise que parte do macro, olhando região, e detalha até o nível de produto.
Gestão de Clientes e Vendas
A distribuidora de medicamentos de pequeno/médio porte se caracteriza por atender a loja (Farmácia) que revende os produtos aos consumidores, o que requer agilidade e precisão nas entregas.
A gestão de pedidos e a programação de entregas normalmente faz com que a grande maioria trabalhe com estoques mínimos, para garantir o atendimento da demanda dos clientes.
As distribuidoras normalmente compram diretamente de fabricantes, que são os laboratórios farmacêuticos, que também não deixam de ser distribuidores, quando vendem diretamente para grandes redes varejistas.
O processo de vendas normalmente é feito por meio de vendedores internos e/ou por representantes regionais, cada um com a sua carteira de clientes, capturam os pedidos e enviam para a distribuidora por meio de email, telefone ou por meio de aplicativos Mobile, focado em força de vendas.
A integração do Sistema ERP com softwares de força de vendas possibilita a integração dos pedidos capturados pelos representantes, com o ERP, eliminando processos de digitação, tornando este processo muito mais eficiente e livre de erros.
Neste processo é importante fazer a gestão do perfil de consumo por região e por cliente, com o objetivo de gerar subsídios para melhorar a gestão de demandas, ou seja, de estoques, para evitar faltas ou excessos.
Um detalhe importante é que normalmente os produtos deste segmento tem controles rígidos de data de validade, exigindo que se faça controle de estoques por lote de fabricação, com o objetivo de minimizar perdas por vencimentos na prateleira.
O sistema ERP propicia uma gestão mais precisa e eficiente dos estoques de produtos por lote de fabricação e por tipo de embalagem.
E2Corp ERP propicia uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, um CRM integrado para gerir relacionamentos e um BI para ajudar no planejamento comercial preciso, desde o nível macro (regiões), até o nível micro, como clientes, produtos, e perfis de consumo.
Controle de Estoque e Compras
Normalmente a empresa trabalha as vendas com base em pedidos com o objetivo de manter um estoque mínimo para atender a uma demanda projetada de vendas, mas alguns itens podem ser comprados sob encomenda.
Trabalhar com estoque antecipado, ao mesmo tempo que é um conforto para o departamento Comercial, pode gerar impactos financeiros, consumindo o capital de giro da empresa, por isso este estoque precisa administrado para ser absolutamente mínimo.
Considerar prazos de entregas dos diferentes fabricantes dos produtos distribuídos, assim como lotes mínimos de compras são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem compradas, ou seja, os itens que farão parte do cálculo de reposição de estoque.
O Sistema de Gestão de Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: locais de armazenagem, rastreabilidade por lotes com controle de validade, sistema de endereçamento nas prateleiras, custos, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e todo o histórico gerado das movimentações.
Logística
A logística de uma distribuidora pode ser dividida em duas dimensões, conforme abaixo:
Interna: envolve a logística de armazenagem, movimentação e separação, em que a armazenagem precisa levar em conta aspectos como umidade, forma de armazenar, localização e especialmente lotes de fabricação. A movimentação pode exigir cuidados e manuseios especiais dependendo do tipo de produto.
Entrega: engloba desde o processo de separação e carga dos transportes a serem utilizados para entregas, a carga do caminhão, programação de rota de forma a otimizar as viagens até o processo de entrega.
Administrar o endereçamento de prateleiras é muito importante para gerir com precisão o estoque por lote de fabricação e otimizar processos de separação para entregas, principalmente onde a variedade de produtos é muito grande.
Na parte externa, em muitos casos, o Sistema ERP precisa fazer o controle de cargas dos transportes que fazem a entrega, orientado por rota e ordem de descarga.
Em alguns casos é necessário emitir notas de remessas para o material trafegar, até que a operação de venda seja realizada na ponta, com posterior emissão das Notas Fiscais.
A carga do caminhão é baseado em um romaneio de carga, onde as notas são ordenadas, conforme sequência no roteiro de entrega, de forma a organizar e prover mais eficiência a este processo.
Em processos mais complexos ou de maior volume é comum utilizar sistemas especialistas, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que faz o acompanhamento do processo de entrega até a sua entrega, podendo incluir rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime. No caso, o E2Corp não inclui este módulo nativamente, mas pode ser integrado ao mesmo.
Business Inteligence
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
Analisar as informações do negócio permite a definição de estratégias e ações mais precisas que podem fazer toda a diferença no negócio.