TORNE SEU GERENCIAMENTO DE OPERAÇÕES DE DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MAIS EFICIENTE!
Diferenciais:
- Tratamento eficiente de estoques, com reposição otimizada para evitar faltas e excessos.
- Controle de entregas e remessas de produtos
- Gestão de vendedores, representantes e tratamento preciso de comissões
- Tratamento de vendas à prazo (conta), com fechamentos periódicos
- Planilha dinâmica permite uma análise mais macro e mais micro detalhado (drill down).
TENHA VISIBILIDADE E CONTROLE SOBRE TODA A SUA OPERAÇÃO
Distribuir materiais para construção exige muita gestão dos estoques pelo fato do nível elevado de itens a serem controlados, tanto em quantidade como em marcas diferentes e exigem um processo de armazenamento que seja fácil de ser localizado e manuseado.
A comercialização normalmente é feita por venda a balcão ou por telemarketing, onde em sua maioria exige uma logística de entrega para os locais das obras. É comum o uso de frota própria para entregas, pois é muito importante a agilidade e planejamento das entregas, de acordo com o andamento da obra.
A gestão de estoques e reposição por compras são processos críticos do negócio, pois dependendo da maior especialização ou de generalização, o distribuidor tende a ter um nível elevado de estoques, impactando diretamente no consumo do capital de giro da empresa.
Parte das vendas podem se dar por meio de representantes que visitam obras, no caso de vendas para grandes empreiteiras e/ou governo, neste caso a venda se dá no formato corporativo, onde é recomendado o uso do CRM (Módulo que gerencia vendas e relacionamento) para acompanhar todo processo comercial em andamento.
O sistema ERP propicia uma gestão eficiente das vendas, das compras e da logística de entregas dos materiais, somado a um controle eficiente das finanças, necessário pelo nível elevado de capital de giro que o negócio demanda.
Gestão de Clientes e Vendas
A Distribuidora de materiais de construção de pequeno/médio porte se caracteriza por atender desde o cliente consumidor que está reformando ou construindo, que requer uma logística nem sempre tão simples pela pulverização, até os grandes empreiteiros com elevados níveis de exigências em prazos e principalmente em preços.
A gestão de pedidos e a programação de entregas atrelado ao cronograma de obras faz com que a empresa tenha que ter um controle afinado de estoques, atrelado ao nível de giro, de forma a atender o cliente com pontualidade.
Grandes varejistas normalmente compram diretamente de fabricantes, que também é comum fazerem o papel de distribuidores, vendendo para grandes varejistas, assim como atendendo a pequenos varejistas diretamente, ou deixando a tarefa para distribuidores.
Dentro deste segmento, devido a variedade muito grande, surgem distribuidores especializados, cada um com suas características específicas no negócio, que vão desde o processo de vendas, a forma de armazenagem, os processos de compras. Alguns destes segmentos são:
- Distribuidor de Tubos e Conexões
- Distribuidor de Madeiras
- Distribuidor de Materiais Elétricos
- Distribuidor de Tintas
- Distribuidor de Pisos e Acabamentos
- Distribuidor de Materiais Básicos
- Distribuidor de Telhas
- Distribuidor de Iluminação
Em processos de vendas B2B, ou seja, para revendedores ou lojas, o processo de vendas normalmente é feito por meio de representantes regionais, cada um com a sua carteira de clientes, capturam os pedidos e enviam para a distribuidora por meio de email, telefone, ou seja, por meio de aplicativos mobile, focado em força de vendas.
A integração do Sistema ERP com softwares de força de vendas possibilita a integração dos pedidos capturados pelos representantes, com o ERP, eliminando processos de digitação, tornando este processo muito mais eficiente e livre de erros.
Em vendas direta ao consumidor que está construindo ou reformando é comum o cliente abrir uma “Conta”, onde ele libera o construtor para pedir materiais e faz acertos periódicos (semanais, quinzenais ou mensais). No caso, o Sistema ERP deve contar com um sistema de vendas a prazo com acertos periódicos.
Um detalhe importante é que normalmente os produtos deste segmento tem prazos rígidos de entrega e com isso é importante manter níveis de estoques mínimos atrelados ao giro e à curva ABC, para não faltar, e ao mesmo tempo não onerar o caixa da empresa.
E2Corp ERP propicia uma visão 360 graus do cliente, uma análise dinâmica por diversas dimensões, um CRM integrado para gerir relacionamentos e um BI para ajudar no planejamento comercial preciso, desde o nível macro de regiões, até um nível micro, como clientes, produtos e perfis de consumo.
Controle de Estoque e Compras
Este tipo de negócio envolve vendas a balcão com vendas através de pedidos, sendo que em ambos os casos, o cliente deseja o material dentro do prazo para atender a obra em andamento e dificilmente espera pelo material, no caso de indisponibilidade do distribuidor. Esse tipo de negócio faz com que a empresa mantenha níveis elevados de estoques.
Trabalhar com estoque elevado, ao mesmo tempo que é uma vantagem comercial, por outro lado, gera impactos financeiros, consumindo o capital de giro da empresa, por isso este estoque precisa ser administrado para ser absolutamente mínimo.
Considerar prazos de entregas dos diferentes fabricantes dos produtos distribuídos, assim como lotes mínimos de compras, nível de giro do material, e impacto financeiro são componentes básicos para o Sistema ERP fazer o cálculo preciso das quantidades a serem compradas.
O Sistema de Gestão de Estoques do E2Corp ERP trata com precisão o gerenciamento de estoques, que incluem recursos importantes, tais como: Multi locais de armazenagem (armazéns), rastreabilidade por lotes, sistema de endereçamento nas prateleiras, prazos de entrega, ponto de reposição, estoque mínimo, curva ABC e todo o histórico gerado pelas movimentações.
Logística
A logística de uma distribuidora de materiais para construção pode ser dividido em duas dimensões, conforme abaixo:
Interna: Envolve a logística de armazenagem, movimentação e separação, onde armazenagem precisa levar em conta aspectos como unidade de compras x vendas, forma de armazenar, localização e a movimentação pode exigir cuidados e manuseios especiais dependendo do tipo de produto.
Entrega: Desde o processo de separação e carga dos transportes a serem utilizados para entregas (caminhões, vans), endereço da obra, programação de rota para otimizar as viagens, o processo de entrega e o retorno com possíveis devoluções vindas de clientes.
O Sistema ERP deve permitir trabalhar com múltiplos locais de estoques para melhor organizar e rastrear os produtos, por exemplo, podendo ter como local loja, depósito e armazéns regionais para fins de otimizar custos de transportes.
Tratar endereçamento de prateleiras é muito importante para gerir com maior precisão processos de separação para entregas, principalmente pela grande variedade e quantidade de produtos.
Na parte externa, em muitos casos, o Sistema ERP precisa fazer o controle de cargas dos transportes que fazem a entrega, orientado por rota e ordem de descarga.
A carga do caminhão é baseado em um romaneio de carga, onde as notas são ordenadas, conforme sequência no roteiro de entrega, de forma a organizar e prover maior eficiência a este processo.
Em processos mais complexos ou de maior volume é comum utilizar sistemas especialistas, no caso o WMS (Gestão de Armazéns) e o TMS (Transport Management System) que faz o acompanhamento do processo de entrega até a sua entrega, podendo incluir rastreamento eletrônico por meio de GPS online e Realtime. No caso, o E2Corp não inclui este módulo nativamente, mas pode ser integrado ao mesmo.
Business Inteligence
O banco de dados transacionais gerados pelas movimentações são matérias-primas para processar um conjunto muito rico de análises gerenciais, que comparam, cruzam, filtram, agrupam, detalham, estratificam gerando informações gerenciais e estratégicas, que podem contribuir para o crescimento da empresa.
O E2Corp vem com várias visões pré-definidas (Cubos ou Views) agrupadas por área ou departamento, propiciando um conjunto muito amplo e profundo de análises.
Este conjunto de dados é integrado numa planilha dinâmica, onde através de Operações de Drill-Down (Detalhamento), Drill-Up (Agrupamento), Filtragem, Ordenação, e análise de correlação, o gestor consegue analisar as informações na dimensão horizontal e na dimensão vertical.
Analisar as informações do negócio permite a definição de estratégias e ações mais precisas que podem fazer toda a diferença no negócio.